Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:

- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;

- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias
Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.


Encontro doVencedores da Revista Exame PME e Claudio Nasajon na Nasajon Sistemas

Encontro doVencedores da Revista Exame PME e Claudio Nasajon na Nasajon Sistemas
Vencedores do Encontro promovido pela Revista Exame PME, autora do "Movimento Eu Sou Empreendedor - Meu Sonho Move o Brasil", os Empreendedores: Brito Silva, Caio Barbosa Gray Araújo e Valéria Albuquerque a nossa Pedagoga e Consultora Empresarial e Diretora Sócia na Empresa REAL CONSULTORIA E SERVIÇOS

"ÚLTIMAS NOTÍCIAS!"

Loading...

terça-feira, 8 de julho de 2014

"A VISÃO HOLÍSTICA NAS EMPRESAS"

VISÃO HOLÍSTICA NAS EMPRESAS

Origem da palavra e significado da palavra

          A palavra hólos veio do grego e significa inteiro; composto. Segundo o dicionário, holismo é a tendência a sintetizar unidades em totalidades, que se supõe seja própria do universo. Sintetizar é reunir elementos em um todo; compor.

Definição

          A visão holística de uma empresa equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas inter-relações).
Importância
        No mundo corporativo, todo empreendedor e empresário e o seu pessoal gerencial devem ter uma visão holística de sua empresa. Essa visão possui diferentes ênfases e graus de abstração. No entanto, a visão do todo (a imagem única) é essencial para que eles cumpram o seu papel. Algumas empresas possuem pessoas com essa visão, e normalmente elas se destacam de suas concorrentes. Porém uma grande parte dos dirigentes atingiu seu posto vindo de uma área específica, trazendo assim uma visão distorcida do todo. É comum encontrar gerentes empolgados com os recursos computacionais, outros achando que a solução está somente na estrutura organizacional, outros que consideram suas máquinas e equipamentos como sendo a salvação da empresa, etc...
        Baseado nisso definir A Visão Holística Empresarial equivale a se ter uma "imagem única", sintética de todos os elementos da empresa, que normalmente podem ser relacionados a visões parciais abrangendo suas estratégias, atividades, informações, recursos e organização (estrutura da empresa, cultura organizacional, qualificação do pessoal, assim como suas inter-relações).
       Com uma visão holística é mais seguro tomar decisões relativas a uma das visões específicas, pois a influência desta decisão sobre as outras visões da empresa é observada à priori. Se esta visão holística for então formalizada, podem-se discutir problemas específicos sem se perder a abrangência, nivelando-se o conhecimento entre os participantes da discussão. No entanto, é impossível representar o todo de forma completa. Este todo é algo abstrato, que forma uma unidade na mente dos dirigentes. Pensar a empresa como um conjunto de business processes (processos de negócios) é o formalismo existente mais próximo para a obtenção da visão holística. Esses conceitos garantem a obtenção da Integração na Empresa.

Qual deve ser o a "postura" a ser adotada?

     O que precisa ser feito pelas empresas já estabelecidas para manterem o crescimento sustentável de seus negócios, a fim de apreciarem novas oportunidades e se projetar sempre à frente de seus concorrentes? Lhes digo que é preciso, fazerem com que os seus gestores, líderes, gerentes, e demais colaboradores tenham uma nova visão sobre o que seja negócios, dentro da empresa em que trabalham. Uma visão empreendedora com foco na sistematização da inovação. Esse é o caminho ideal para uma empresa conseguir sucesso em sua gestão, em todas as áreas dela.
      Se prestarmos atenção, vamos observar que o foco em redução de custos não está mais em evidência, muito pelo contrário, isso já é um dever de casa que todo empresário deve ter, pois, os resultados que se obtêm com foco na redução de custos não cumprem metas de crescimento das empresas. Há sim a necessidade de aumentar o mix de produtos, entrada em novos mercados.
     Mas só aumentar o mix de produtos e explorar novos mercados não basta. É preciso fazer isso de forma inovadora. Inovação é a palavra do momento. Empresas que não der prioridade à inovação em seu modelo de gestão não conseguirão sobreviver no mercado em longo prazo.
      E como fazer com que a inovação se torne sistêmica – Através da implantação do empreendedorismo corporativo, que é uma estratégia que deve ser abraçada pelo gestor e disseminada por toda a empresa para que sejam identificadas as grandes oportunidades do mercado e preparar sua organização para se capitalizar sobre elas, e fazer uso de tudo quanto for realmente importante para si e seus funcionários e principalmente os seus clientes!
     Então, todos juntos: empresários, funcionários e clientes devem manter seu foco de visão na “VISÃO HOLÍSTICA”. É a partir desta nova visão empreendedora que seus negócios ficarão alicerçados em vantagem competitiva.
     E não devemos nos esquecer, de que os Treinamentos, a fim de aperfeiçoamento e Desenvolvimento de funcionários e seus Gestores, devem ser uma constante em todas as empresas, que desejam se tornarem não só um referencial de sucesso, mas como também uma “Ferramenta” de transformação nas vidas das pessoas, rumo ao Desenvolvimento da “Capital Intelectual e Humano de todos”!

Fontes de consulta:

Artigos

GARVIN, D. A.; (1995). Leveraging Process for Strategic Advantage. Harvard Business Review. v. 73, n. 5, p. 76-90. (t:799).
ROZENFELD, H.; (1996). Reflexões sobre a Manufatura Integrada por Computador (CIM). MANUFATURA CLASSE MUNDIAL: MITOS E REALIDADE .São Paulo ,1996. ( t:1).

Fonte: artigo Prof. Dr. Henrique Rozenfeld

Sites Relacionados

http://www.numa.org.br/conhecimentos/conhecimentos_port/pag_conhec/visao_holistica.html
http://www.ramboll.dk/ramboll/pub/uk/htm/general/holistic_operations/holistic_operations_page2.htm


http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/visao-holistica-que-bicho-e-esse/27149/

(Postado por Valéria Albuquerque)

Nenhum comentário:

Postar um comentário