Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

Nome

E-mail *

Mensagem *

REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Heutagogia, você sabe o que significa?

 HEUTAGOGIA – Uma nova forma de aprendizagem


Nosso processo educacional se inicia quando somos ainda crianças. Nossos pais e nossos professores, através da Pedagogia, nos obrigam a aceitar como verdades tudo que nos é ensinado, independentemente da nossa vontade.
Na Pedagogia, é o professor que decide o que ensinar e como ensinar, sendo que cabe à criança e ao adolescente aprender aquilo que a sociedade espera que saibam, dentro de um currículo padronizado de assuntos e matérias pré-determinados. Aqui o ensino é puramente didático, teórico e as experiências dos alunos tem pouco ou nenhum valor.
À medida que as pessoas vão se tornando adultas, elas sofrem uma série de transformações, as quais, de acordo com Knowles, são:
  • passam a ser indivíduos independentes autodirecionados;
  • acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro;
  • seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento de habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão;
  • esperam aplicar, na prática, e de forma imediata, aquilo que aprendeu o que reduz seu interesse por conhecimentos que poderão ser-lhes úteis no futuro.

Devido a isso, a educação dos adultos, denominada Andragogia, apresenta características totalmente diferentes da Pedagogia, tais como:
  • a aprendizagem está mais centrada no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem;
  • o adulto aprende aquilo que realmente precisa saber, visando sua aplicação imediata;
  • apesar de ser sensível à estímulos de natureza externa, como notas e avaliações, sua motivação é mais interior, intrínseca, visando aumentar sua satisfação, sua autoestima, sua qualidade de vida, etc.;
  • a experiência é a fonte mais rica da aprendizagem, pois leva à novas dimensões e à solução de problemas;
  • os adultos se dispõem a aprender desde que compreendam sua utilidade para melhor enfrentar problemas reais de sua vida diária.
Como o foco é a obtenção de conhecimentos através de situações reais (experiências), os papéis do facilitador (professor) e o do aprendiz (aluno) deixam de existir, pois ambos são adultos e trazem consigo um número variado de experiências.
No processo andragógico ambos ensinam e ambos aprendem com suas experiências mútuas e onde o facilitador deve demonstrar a importância prática do assunto e como aquele conhecimento fará diferença na vida do aprendiz a ponto de mudar sua vida e a de outras pessoas.
De uma forma geral, Pedagogia e Andragogia podem ser assim caracterizadas:



HEUTAGOGIA
Nos anos 2000 surge um novo modelo de aprendizagem proposto por Stewart Hase e Chris Kenyon denominado Heutagogia, termo derivado do grego onde heutos significa auto, próprio e agogus significa guiar.
Nesta forma de aprendizagem, o aprendiz é quem determina como, quando e o que deve ser aprendido com o uso da tecnologia, caracterizando este processo como autodirigido e autodeterminado.
É de Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED) a seguinte afirmação:
“Já passamos pela Pedagogia, método que o professor determina o que e como aprender. Estamos tentando utilizar a Andragogia, teoria na qual é o professor quem determina o que, mas é o aluno quem determina como. Mas hoje, já temos de ingressar na Heutagogia, método pelo qual é o aprendiz quem fixa o que e como aprender”.

A Heutagogia está diretamente relacionada com a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e às inovações proporcionadas pelo e-learning ou ensino à distância.

As fontes tecnológicas para adquirir o conhecimento são:
  • Satélite – transmissão de teleaulas com sinal digital;
  • Videoaulas – aulas pré-formatadas para reprodução;
  • Impressos – livros didáticos e atividades de aprendizagem;
  • Internet – uso progressivo de ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Videoconferência – aulas, atividades interativas, etc.;
  • Telefonia – monitoria, tutoria, call center, etc.
E o Prof. Litto complementa: “acredito que frente à disponibilidade do conhecimento existente no mundo digital, constitui-se um retrocesso o fato de um professor ditar as regras para ensinar um determinado assunto do jeito que ele quiser”.
A Heutagogia, como a Andragogia, aceita e reconhece as experiências da dia-a-dia como fonte de aprendizado, as quais podem ser acessadas de forma informal (estudos independentes) ou através de alguma forma de conexão com colegas de profissão, tutores ou mentores.
Esta forma de aprendizagem também tem sua importância no que diz respeito à assimilação de novos conhecimentos para o desenvolvimento de novas habilidades, exigência de um mundo em constante mutação.
O uso da TIC torna este processo mais rápido para se adquirir o conhecimento e, ao mesmo tempo, mais flexível, porque será o aprendiz que vai determinar qual a parcela de tempo que ele usará para isso.
Dentro do ambiente corporativo, através da Heutagogia, poderão ser desenvolvidos programas de capacitação, treinamentos e tudo que possa contribuir para o desenvolvimento de seus colaboradores, dentro dos objetivos e da cultura da organização.
Embora, teoricamente, não exista a figura do facilitador (professor), a presença de um tutor ou de um mediador pode ser necessária para orientar as escolhas do aprendiz e para disponibilizar os meios para que o processo seja eficaz. Sua atuação é muito mais de apoio para que o aprendiz alcance seus objetivos.
Com todas estas características, a Heutagogia acaba tornando as pessoas mais proativas e, consequentemente, mais preparadas para atuar em cenários dominados pelo binômio saber-fazer.
Sem dúvida, a Heutagogia é o modelo de aprendizagem mais atual e vem contribuir, de forma significativa, para uma nova e moderna forma de aprendizagem, onde dominam a TIC e os ambientes virtuais.
Pela Heutagogia tornam-nos autônomos para buscar o conhecimento existente no mundo digital e construir nosso próprio caminho. E, se melhorarmos como pessoas, certamente iremos contribuir para a melhoria do ambiente onde vivemos.
(Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços).


O que é Andragogia? | Portal Carreira & Sucesso

O que é Andragogia? | Portal Carreira & Sucesso

Aplicativo interessante.

Achei muito interessante e decidi compartilhar com vocês amigos leitores do nosso Blog.

http://agencia.fapesp.br/17905

Justiça: tarda mas não falha!

http://g1.globo.com/pr/parana/noticia/2013/09/professor-demitido-apos-50-anos-de-trabalho-ganha-indenizacao-no-tst.html?utm_content=buffera6be7&utm_source=buffer&utm_medium=twitter&utm_campaign=Buffer

Economia, desemprego e setores.

quarta-feira, 25 de setembro de 2013

Facebook faz mal a saúde?

Remuneração de professor no Município do Rio de Janeiro é considerada a pior dos últimos anos.

Greve dos professores e o ENEM.

Vagas para empregos temporários, uma boa opção?

Vagas sim, empregos?Não!

http://www.administradores.com.br/noticias/carreira/empresarios-querem-contratar-temporarios-para-o-fim-do-ano-mas-nao-pretendem-efetivar/80335/

União da VIVO e Tim, será um bom negócio para os clientes?!

Identificados os responsáveis pelo vazamento de dados dos PMs.

Identificados os responsáveis, pelo vazamento de informações confidenciais sobre PMs. Era um grupo de 3 Jovens menores de idade, do São Paulo.

http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2013-09-25/policia-identifica-tres-menores-de-sp-responsaveis-por-vazamento-de-dados-de-pms.html

terça-feira, 24 de setembro de 2013

Discurso de Martin Luther King, completa 50 anos.

Coaching e seus nichos principais.

Site Passei Direto

Performance Profissional

Dicas valiosas para quem precisa melhorar sua performance profissional:

http://www.fbde.com.br/eweekDetalhe.asp?idConteudo=7545&nome=10+maneiras+de+parecer+(e+ser)+mais+inteligente

Como se preparar para enfrentar os desafios do Marketing Digital - Assista a vídeo aula: - GestordeMarketing

Como se preparar para enfrentar os desafios do Marketing Digital - Assista a vídeo aula: - GestordeMarketing

Conquist - Educacional e Consultoria.

Exemplo de Alta Performance e Excelência!

http://conquist.com.br/artigos

Vestibular na FUVEST

Universidade - Graduação - FGV

Dicas de Estudo:

Um site muito interessante, com valiosas dicas de estudos, recomendamos a visita.

http://www.passeidireto.com/

Currículo, o que devo ou não colocar nele?!

IV Seminário Internacional de Políticas Culturais - FCRB

FCRB - Fundação Casa de Rui Barbosa.

Começa nos dias 16,17 e 18 de outubro de 2013.

IV Seminário Internacional de Políticas Culturais.


http://www.casaruibarbosa.gov.br/interna.php?page=materia&ID_S=9&NM_Secao=not%C3%ADcias&ID_M=2679

A volta do Programa O Aprendiz na Record.

A Educação está em situação difícil no Rio de Janeiro.