Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

Nome

E-mail *

Mensagem *

REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

terça-feira, 9 de novembro de 2021

PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO.



“As cinco dicas de ouro que vão te ajudar na sua admissão para uma vaga emprego”.

Por Valéria Albuquerque

   Olá!Entenda “o que”, “quando” e “como” fazer a diferença durante o Processo de Recrutamento e Seleção, para ser admitido em um emprego.

     Muitos colegas profissionais e amigos empresários, me confidenciam que durante o processo de recrutamento e seleção nas empresas em que trabalham ou que gerenciam, ocorrem diversos tipos de equívocos por parte dos candidatos, em relação ao comportamento e posturas que fariam a diferença na contratação dessas pessoas, a caso tivessem tido um pouco mais de interesse, preparo e cuidado na sua apresentação ao candidatar-se às vagas das mesmas. Em contra partida, ouço muitas reclamações de candidatos, que não sabem exatamente como se comportar ou o que dizerem durante esse processo. 

     Sempre gosto de me oferecer como exemplo nesses casos. Aprendi com o tempo, que é fundamental, você procurar obter o máximo de informações sobre a empresa e a função da qual deseja trabalhar na mesma. Durante o período em que cursei a faculdade, tive oportunidade de conhecer profissionais de diversas áreas, ramos e meios empresariais. Meus professores, pelo menos alguns deles, também eram profissionais que possuíam ou gerenciavam empresas próprias. E isso fazia com que tivessem excelentes experiências à compartilhar conosco; seus alunos. Eles sempre nos davam dicas preciosas sobre o mercado de trabalho, sua competitividade e como fazer a diferença para conquistar uma oportunidade de trabalho nesse meio. Então vou retribuir aqui, um pouco do que aprendi, quer seja com dicas que recebi, bem como com minha própria experiência como observadora e avaliadora durante esses processos de recrutamento e seleção de candidatos a uma vaga de emprego.

- AS CINCO DICAS DE OURO:

1ª – Preparação do Currículo:

       É fundamental, adaptar o conteúdo de seu currículo às necessidades específicas da vaga desejada, por exemplo:

      “Um profissional que se candidata a uma vaga de trabalho na área educacional, e que tenha em sua formação educacional (acadêmica) com formação superior, ensino médio ou ensino fundamental, deve observar quais são as características específicas desejadas pela empresa contratante à mesma. Não adianta você querer candidatar-se ao cargo/função de professor, se nem ao menos concluiu o ensino fundamental, concorda?! Pois bem, por mais básica que seja essa afirmação, ocorre muitas vezes, de haverem pessoas que não atentam para essa situação”.

    Outra questão é que, algumas pessoas se esquecem de destacarem suas qualificações, experiências e talentos específicos à função/cargo desejados para o preenchimento da vaga de emprego. Por exemplo: “Se a vaga é para auxiliar administrativo, na maioria das vezes é necessário ter boa caligrafia, senso de organização, conhecimentos de informática (básico), além de saber se relacionar bem com as pessoas (relações interpessoais), já que a função/cargo exige inevitavelmente o atendimento ao público interno, ou seja, seus próprios colegas de trabalho, chefes e superiores como a diretoria. Daí, se você tem essas características, isso já faz com que você se destaque dos demais candidatos, e destacar essas informações em seu currículo faz com que seu currículo seja escolhido já no primeiro momento do processo.

2ª – Postura Pessoal e Profissional:
     A Apresentação Pessoal e Profissional é fundamental no primeiro momento pessoalmente com o Recrutador da Vaga!O modo como você se apresenta pessoalmente (aparência – roupas/calçado; cabelo, unhas, sorriso (dentes) e maquiagem – no caso das mulheres) fará com que você causa uma ótima ou péssima primeira impressão aos olhos do recrutador. Além é claro, da apresentação profissional (seu currículo)!
  

 

3ª – Entrevista: 

      Por favor, não me entendam mal, mas uma pessoa que ao entrar para uma entrevista chega com a “cara emburrada”; com certeza: está com raiva, gases ou chupou limão antes de sair de casa!E ao contrário, uma que já chega com uma “cara de eu topo tudo”, do tipo mostrando “as canjicas” =dentes do molar ao ciso, sem nem ao menos cumprimentar o recrutador (a); também exagerou na “dose”! Lembrem-se do ditado popular que diz: “Nem tanto ao mar, tampouco a terra!” – Ter “equilíbrio” nas atitudes, gestos, ações, expressões, fazem parte da Postura Correta, além de oferecer uma excelente impressão de controle pessoal e domínio próprio.

           E, lembrando sempre de que a Entrevista consiste na sua oportunidade de expressar:

- Seu Comprometimento Profissional com a empresa na qual deseja trabalhar;

- Como sua Habilidade Profissional levou você a ter sucesso na sua profissão;

- Sua Fluência Verbal no modo de se expressar e a concordância no pensamento e construção de frases e ideias;

- Na sua Capacidade de Adaptação (Resiliência) às exigências e necessidades da sua profissão e, consequentemente na função/cargo em que deseja trabalhar nessa empresa;

- A Comunicação - como você se comunica com os colaboradores no seu ambiente de trabalho, com seus superiores/chefes de setores, diretoria e público externo (clientes);

- Sua Organização Pessoal – Ser uma pessoa organizada é fundamental para manter o controle das tarefas diárias que precisam ser executadas;

- Sua capacidade de Iniciativa e Liderança – Se você é uma pessoa ativa, que gosta de tomar a iniciativa no processo de realização das tarefas, se gosta de expressar suas opiniões e ideias, além de saber trabalhar com as demais pessoas, isso faz grande diferença no trabalho em equipe, no seu ambiente de trabalho;

- Seu Comprometimento Ético – Suas atitudes com os assuntos confidenciais do cargo/função no trabalho precisam de ética e com discrição;

- Sua Maturidade Emocional – Saber controlar suas emoções durante situações de estresse demonstram autocontrole e equilíbrio emocional;

- Sua Motivação - É extremamente importante para exercer as funções necessárias e as necessidades extras que surgirem no decorrer das mesmas, que se sintam motivado para as mesmas.
           
       Não esqueça de que você estará sendo avaliado (a) pelo recrutador durante a entrevista, mas que também passará por uma avaliação de seu perfil como pessoa e profissional. Serão feitas perguntas que avaliarão suas habilidades pessoais e profissionais, mas também seu modo de interagir consigo mesmo (autoavaliação) e nas relações interpessoais estando em grupo e sob estresse.
             
      Então, a Postura Correta, seria cumprimentar o Recrutador/Entrevistador (no primeiro momento) e em seguida aguardar pelas perguntas do mesmo a você!

4ª – Avaliação: 

      Em geral a avaliação é feita em duas ou três etapas, durante o processo de recrutamento e seleção. Além da mesma durante a entrevista, em que o/a recrutador/a estará observando, analisando seu comportamento, expressão corporal, fala, e principalmente suas respostas e lançando notas sobre todos esses itens avaliadores que já mencionei acima:


1ª) (Entrevista), acontecerá uma avaliação direta;

2ª)  Escrita (Teste/Prova) dependendo da função/cargo, será aplicado um teste ou prova com a finalidade de avaliar: 

- Redação - a capacidade de construir uma frase ou texto, usando pensamento e associação de ideias.

- Problemas Matemáticos - o raciocínio numérico;

3ª) Dinâmica em Grupo (Trabalho em Equipe/Desempenho Pessoal).

- Trabalho em Equipe: Envolve a interação e cooperação entre as pessoas e à manutenção da comunicação eficiente na busca de coesão e do entendimento dos papéis de cada um nas equipes, ou parcerias durante a aplicação das tarefas na mesma.

        Formando assim um Conjunto Avaliadorpara que seja feito o parecer final, após a análise dos formulários avaliadores copilados pela Comissão Técnica e Avaliadora do Setor de Recursos Humanos da empresa, e em seguida a Admissão/Contratação final do candidato (a) para o preenchimento da vaga, para um cargo/função específico.

5ª – Admissão/Contratação:


      Depois de percorrer as etapas iniciais do processo de recrutamento e seleção, finalmente é chegado o precioso momento da admissão/contratação do candidato (a) pela empresa contratante.   Nessa etapa é fundamental esclarecer todas as dúvidas, quanto ao valor exato do salário, dos descontos legais, dos benefícios oferecidos pela empresa, horário, promoções, projetos de treinamento e desenvolvimento propostos pela empresa para a função/cargo contratado. Nesse momento tão especial e desejado por milhões de pessoas, é preciso se conscientizar da seguinte questão: Deixe que a empresa faça a parte dela, mas não se esqueça de fazer a sua parte também, procurando sempre, crescer pessoalmente e profissionalmente na função para qual foi contratado (a)!A manutenção do seu emprego depende muito mais de você do que de seu empregador, afinal a concorrência é cada vez maior nos dias de hoje!
    
      Um forte abraço a todos e muito sucesso!

(Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.

Atenciosamente,

Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.