Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

Nome

E-mail *

Mensagem *

REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

ARTIGO: 'FALANDO SOBRE A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE"

Artigos para o Blog  do CPA - Centro de Pesquisas da Antiguidade - do Centro Cultural Jerusalém

1ª Parte: Introdução e localização histórica:

TEMA: COMO ERA A EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE?



A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO NA ANTIGUIDADE

         Não podemos falar da Educação e seu início, sem antes remontar os aspectos que envolvem a sua origem.

        A Pedagogia – (A origem da ação de Educar) - É a teoria crítica da educação, isto é, da ação do homem quando transmite ou modifica a herança cultural. A educação não é um fenômeno neutro, mas sofre os efeitos da ideologia, por estar de fato envolvida na política. E podemos dividir suas práticas iniciais ou manifestações em fases ou períodos. Começaremos então, a falar da Educação na Grécia Antiga e de seus tipos de Educação.

ANTIGUIDADE GREGA: A PAIDÉIA



       Os meninos gregos das famílias que pertenciam às camadas sociais mais ricas e poderosas eram ensinados por tutores quanto à oratória, a poesia e o cálculo. Já as meninas eram educadas em casa, pelas próprias mães, para que se tornassem boas esposas e donas de casa.
       A Grécia Clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. A palavra paidagogos significa aquele que conduz a criança, no caso o escravo que acompanha a criança à escola. Com o tempo, o sentido se amplia para designar toda a teoria da educação. De modo geral, a educação grega está constantemente centrada na formação integral – corpo e espírito – mesmo que, de fato, a ênfase se deslocasse ora mais para o preparo esportivo ora para o debate intelectual, conforme a época ou lugar. Nos primeiro tempos, quando não existia a escrita, a educação é ministrada pela própria família, conforme a tradição religiosa. Apenas com o advento das póleis começam a aparecer as primeiras escolas, visando a atender a demanda.

O que é a Paidéia?


        As explicações predominantemente religiosas são substituídas pelo uso da razão autônoma, da inteligência crítica e pela atuação da personalidade livre, capaz de estabelecer uma lei humana e não mais divina. Surge a necessidade de elaborar teoricamente o ideal da formação, não do herói, submetido ao destino, mas do cidadão.
       O cidadão não será mais o depositário do saber da comunidade, mas aquele que elabora a cultura da cidade. Não está preso ao passado, mas é capaz de projetar o futuro.

O termo Paidéia:

       Foi criado por volta do século V a.C. Inicialmente significava apenas: criação dos meninos (pais, paidós, “criança”).

      A Grécia clássica pode ser considerada o berço da pedagogia. Paiagogos significa literalmente aquele que conduz a criança (agogôs, “que conduz”): o escravo que conduz a criança à escola.

      O termo pedagogia se amplia, adquirindo o sentido de teoria sobre a educação.
      Os gregos, ao discutir os fins da Paidéia, esboçam as primeiras linhas conscientes da ação pedagógica.

Tradição mítica



      A concepção mítica na Grécia predomina até o século VI a.C.

     Os mitos gregos recebiam forma poética e eram transmitidos oralmente, em praça pública, pelos cantores ambulantes (aedos e rapsodos). Alguns mitos (Ilíada e Odisséia) são atribuídos a Homero. Nos relatos míticos das epopéias de Homero:

     - O herói vive na dependência dos deuses e do destino (falta-lhe a noção de livre arbítrio);

     - Ter sido escolhido pelos deuses é sinal de valor e em nada desmerece sua virtude.

     - A noção de virtude (areté) não se confunde com o conceito moral de virtude conforme o conhecemos depois, mas significa força, excelência e superioridade, alvo supremo do herói.

Nasce a filosofia



     Filosofia: milagre grego?Passagem do pensamento mítico para o racional e filosófico.
     O surgimento da filosofia na Grécia não é um salto realizado por um povo privilegiado, mas a culminância de um processo que se fez ao longo de milênios e para a qual concorreram as novidades introduzidas na época arcaica.
     Novidades: escrita, moeda, lei e polis. Essas transformações foram responsáveis por uma nova visão que o homem passa a ter do mundo e de si próprio.
  
A escrita:



     - Proporciona a possibilidade de maior abstração, que tende a modificar a estrutura do pensamento ao propiciar o distanciamento do vivido, o confronto das idéias, a retomada do relato escrito.

     - Surge como exigência de rigor e clareza, estimulando o espírito crítico.


A lei escrita:


     - A justiça, antes submetida à arbitrariedade dos reis ou da interpretação da vontade divina, volta-se para a discussão, adquirindo um caráter humano. Fundamento para a democracia nascente.









A polis:



     - Está centralizada na ágora (praça pública), onde se discutem os problemas de interesse comum;

     - Constitui-se com a autonomia da palavra (da argumentação)

     A expressão da individualidade por meio do debate engendra a política, libertando o homem dos desígnios divinos, para que ele próprio possa tecer seu destino na praça pública.


   















       Nosso artigo,terá continuidade, devido ao vasto material disponível para estudos, relacionados ao assunto: A Educação na Antiguidade. Portanto, daremos sequência, nas próximas postagens. Abraços aos leitores desse Blog!

(Por Valéria Albuquerque da Silva - Pedagoga e consultora Empresarial da Real Consultoria & Serviços)

Fontes de consulta:

Sites:



– A história da educação na antiguidade. ARANHA, Maria Lúcia Arruda.


– História da Educação. ARANHA, Maria Lúcia Arruda.

Bibliografia:

ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.

Atenciosamente,

Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.