Você já ouviu falar nesse tipo de
profissional?Sabe qual o papel que ele desempenha dentro de uma empresa? Pois
fique sabendo, que ele tem um papel fundamental no desenvolvimento das boas
relações interpessoais entre o empregador e seus funcionários, podendo
contribuir ainda, para a melhoria das relações comerciais das empresas, com
seus clientes também!
A seguir, iremos explicar e descrever
o tipo de currículo que possui um Pedagogo Empresarial, suas capacitações,
carga horária do curso de especialização Lato Sensu (pós-graduação) e demais
observações sobre essa função e a importância desse profissional e suas
atribuições para o bom desenvolvimento tanto das empresas, bem como de seus
funcionários.
Curso: Pedagogia Empresarial
Carga Horária: 360 horas.
Duração mínima: 14 meses.
Objetivo do Curso: Formar e qualificar profissionais
na área da Pedagogia Empresarial que sejam empreendedores, criativos e que
levem o sucesso às suas empresas.
Objetivos específicos:
- Trabalhar a teoria como base
fundamental de qualquer estudo científico;
- Possibilitar a revisão dos
conhecimentos na área de gestão e recursos humanos;
- Desenvolver competências e
habilidades para lidar com os diversos setores da empresa (escolas, hospitais e
demais tipos de empresas);
- Detectar e propiciar situações
para eliminar o estresse entre os funcionários da empresa.
- Mercado de Trabalho: Mercado Empresarial.
- Público-alvo: O curso destina-se a Pedagogos, Psicopedagogos,
Professores, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais e demais
profissionais graduados na área de Educação e saúde, envolvidos ou não com o
processo de construção do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
A Pedagogia na Empresa caracteriza-se como uma das possibilidades de
formação/atuação do Pedagogo. Está
ligado à necessidade de formação e/ou preparação dos Recursos Humanos nas
empresas.
Essa necessidade surgiu a partir de
uma demanda, tanto interna como que externa, por um melhor desempenho e formação
profissional, cuja mesma até recebe benefícios governamentais para a sua
operacionalização. Baseada na Lei nº 6.297/75.
Segundo
Ferreira (1985), o
pedagogo a partir desse momento, ganha mais o espaço nas empresas, enquanto
como alguém que atua na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos,
especificamente em treinamento de pessoal, sendo responsável pela preparação e
formação de mão de obra para o atendimento das especificidades da Organização.
Assim:
Um dos propósitos da Pedagogia Empresarial é a de qualificar todo o pessoal da organização nas áreas administrativas, operacional, gerencial, elevando a qualidade e produtividade organizacionais. (FERREIRA, 1985: 74)
O Pedagogo
que atua na empresa precisa ter sensibilidade suficiente, para perceber quais
estratégias ele poderá usar e em quais circunstâncias, para que não se
desperdice tempo demais aplicando numerosos métodos e, com isso, percam-se de
vista os propósitos tanto da formação quanto da própria empresa. Deve planejar
antecipadamente, um programa de formação/treinamento, assim como uma seleção de
métodos que respeitem o princípio do desenvolvimento das competências técnicas,
bem como do relacionamento social.
Quando se
fala de sensibilidade, entende-se atenção ao aprimoramento das suas ações de
treinamento e desenvolvimento organizacionais.
Milioni (1989) observa:
- Buscar superar a rotina, tentando administrá-la para que
isso não atrapalhe a proposição das ações e estratégias a serem implementadas;
- Ter uma visão prospectiva da organização (empresa), dos
produtos e serviços que a mesma oferece aos clientes tanto internos como
externos, de modo que se antecipe numa escolha prévia de que segmentos serão
alvos da ação de trabalho pelo pedagogo;
- Propor respostas e contribuições para a solução dos
problemas e/ou necessidades detectadas a pós-avaliação;
- Perceber e estabelecer quais são as prioridades da
organização;
- Adotar medidas que visem as melhorias da imagem
organizacional;
- Buscar promover ações que venham a estimular o
comprometimento de todos que fazem parte da organização, em seu projeto de
desenvolvimento e reestruturação.
Sendo assim,
entendendo-se que os aspectos centrais dos novos métodos didáticos são: o de
pensar e de atuar, visando o desenvolvimento da capacidade de solucionar
tarefas complexas, com uma maior independência e responsabilidade, separando-as
em fases, que compreendem: planejar, executar e controlar cooperativamente todo
o processo utiliza-se algumas técnicas didáticas para melhor atender a essas
demandas de formação, onde as empresas cada vez mais necessitam do cuidado do
pedagogo empresarial para selecioná-las e adequá-las aos objetivos de cada
organização. Dentre essas técnicas podemos citar:
- O discurso/conferência
– método didático comumente utilizado, no âmbito do aperfeiçoamento
profissional nas empresas. É caracterizado pela participação de cada aluno,
onde seu papel é o de escutar atentamente, pensar analiticamente sobre as
propostas abordadas pelo palestrante (interlocutor), sempre anotando cada
menção feita pelo mesmo.
- O diálogo – esse
método, também apresenta a figura do professor/instrutor, cujo papel é o de
abordar conteúdos previamente definidos pelo mesmo, observando neste diálogo
entre o mesmo e seus alunos, os conhecimentos, as técnicas, as habilidades e
atitudes dos alunos diante das questões discutidas no evento.
- A utilização de
recursos audiovisuais – esses métodos permitem ativar vários dos sentidos
de cada participante ao mesmo tempo. Melhora o grau de retenção dos conteúdos
por parte do público presente ao mesmo. Esse recurso, deve ser muito bem
utilizado, pelo palestrante, e há de se ter o cuidado com a formatação dos
textos a serem exibidos, da boa visualização das imagens, bem como a melhor estratégia,
que a a utilização da ferramenta: POWERPOINT (slides).
Enquanto
articulador de propósitos organizacionais e individuais, o Pedagogo Empresarial
pode ser considerado um Líder que interage com outros líderes dentro da
dinâmica da empresa. Atuando, nos diversos temas que compõem o cotidiano dele,
procurando elementos que ajudem na ressignificação das práticas e,
consequentemente, para um desempenho mais efetivo de suas funções. Reforçando
sua formação filosófica, humanística e técnica, a fim de desenvolver a
capacidade de atuação com os recursos humanos da empresa.
REFERÊNCIAS:
SIMONSEN, FACULDADES INTEGRADAS. Especificidades do Curso de Pós-graduação
(
Lato Sensu):
Pedagogia Empresarial. Grade
curricular 2009. Rio de Janeiro/. Site: http://www.simonsen.br
MILIONI, B.
Marketing do treinamento. São Paulo: Nobel, 1989.
ESCOTTO, AMÉLIA DO AMARAL
RIBEIRO. Pedagogia Empresarial – atuação
do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wak, 6ª edição. 2010.
ESCOTTO, AMÉLIA DO AMARAL
RIBEIRO. Temas atuais em Pedagogia
Empresarial – aprender para ser competitivo. Rio de Janeiro: Wak, 3ª
edição. 2010.
ALMEIDA, M. G. Pedagogia
Empresarial: saberes, práticas e referências, Rio de Janeiro: Brasport, 2006.
CHIAVENATO, I. Recursos
Humanos. São Paulo: Editora Compacta, 1992.
Obs: Estaremos dando continuidade ao assunto referido nesta postagem futuramente.
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(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).
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