Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

Nome

E-mail *

Mensagem *

REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

sexta-feira, 17 de setembro de 2021

A ATUAÇÃO DO PEDAGOGO EMPRESARIAL NAS EMPRESAS.


 

 Por Valéria Albuquerque.

    Você já ouviu falar nesse tipo de profissional?Sabe qual o papel que ele desempenha dentro de uma empresa? Pois fique sabendo, que ele tem um papel fundamental no desenvolvimento das boas relações interpessoais entre o empregador e seus funcionários, podendo contribuir ainda, para a melhoria das relações comerciais das empresas, com seus clientes também!

    A seguir, iremos explicar e descrever o tipo de currículo que possui um Pedagogo Empresarial, suas capacitações, carga horária do curso de especialização Lato Sensu (pós-graduação) e demais observações sobre essa função e a importância desse profissional e suas atribuições para o bom desenvolvimento tanto das empresas, bem como de seus funcionários.

Curso: Pedagogia Empresarial

Carga Horária: 360 horas.

Duração mínima: 14 meses.

Objetivo do Curso: Formar e qualificar profissionais na área da Pedagogia Empresarial que sejam empreendedores, criativos e que levem o sucesso às suas empresas.
Objetivos específicos:

- Trabalhar a teoria como base fundamental de qualquer estudo científico;
- Possibilitar a revisão dos conhecimentos na área de gestão e recursos humanos;

- Desenvolver competências e habilidades para lidar com os diversos setores da empresa (escolas, hospitais e demais tipos de empresas);

- Detectar e propiciar situações para eliminar o estresse entre os funcionários da empresa.

- Mercado de Trabalho: Mercado Empresarial.

- Público-alvo: O curso destina-se a Pedagogos, Psicopedagogos, Professores, Psicólogos, Fonoaudiólogos, Assistentes Sociais e demais profissionais graduados na área de Educação e saúde, envolvidos ou não com o processo de construção do conhecimento e desenvolvimento pessoal e profissional.
  A Pedagogia na Empresa caracteriza-se como uma das possibilidades de formação/atuação do Pedagogo. Está ligado à necessidade de formação e/ou preparação dos Recursos Humanos nas empresas.

    Essa necessidade surgiu a partir de uma demanda, tanto interna como que externa, por um melhor desempenho e formação profissional, cuja mesma até recebe benefícios governamentais para a sua operacionalização. Baseada na Lei nº 6.297/75.
 
  Segundo Ferreira (1985), o pedagogo a partir desse momento, ganha mais o espaço nas empresas, enquanto como alguém que atua na área de Desenvolvimento de Recursos Humanos, especificamente em treinamento de pessoal, sendo responsável pela preparação e formação de mão de obra para o atendimento das especificidades da Organização. Assim:

    Um dos propósitos da Pedagogia Empresarial é a de qualificar todo o pessoal da organização nas áreas administrativas, operacional, gerencial, elevando a qualidade e produtividade organizacionais. (FERREIRA, 1985: 74)


    O Pedagogo que atua na empresa precisa ter sensibilidade suficiente, para perceber quais estratégias ele poderá usar e em quais circunstâncias, para que não se desperdice tempo demais aplicando numerosos métodos e, com isso, percam-se de vista os propósitos tanto da formação quanto da própria empresa. Deve planejar antecipadamente, um programa de formação/treinamento, assim como uma seleção de métodos que respeitem o princípio do desenvolvimento das competências técnicas, bem como do relacionamento social.
     Quando se fala de sensibilidade, entende-se atenção ao aprimoramento das suas ações de treinamento e desenvolvimento organizacionais.  Milioni (1989) observa:

- Buscar superar a rotina, tentando administrá-la para que isso não atrapalhe a proposição das ações e estratégias a serem implementadas;
- Ter uma visão prospectiva da organização (empresa), dos produtos e serviços que a mesma oferece aos clientes tanto internos como externos, de modo que se antecipe numa escolha prévia de que segmentos serão alvos da ação de trabalho pelo pedagogo;

- Propor respostas e contribuições para a solução dos problemas e/ou necessidades detectadas a pós-avaliação;

- Perceber e estabelecer quais são as prioridades da organização;

- Adotar medidas que visem as melhorias da imagem organizacional;

- Buscar promover ações que venham a estimular o comprometimento de todos que fazem parte da organização, em seu projeto de desenvolvimento e reestruturação.
    Sendo assim, entendendo-se que os aspectos centrais dos novos métodos didáticos são: o de pensar e de atuar, visando o desenvolvimento da capacidade de solucionar tarefas complexas, com uma maior independência e responsabilidade, separando-as em fases, que compreendem: planejar, executar e controlar cooperativamente todo o processo utiliza-se algumas técnicas didáticas para melhor atender a essas demandas de formação, onde as empresas cada vez mais necessitam do cuidado do pedagogo empresarial para selecioná-las e adequá-las aos objetivos de cada organização. Dentre essas técnicas podemos citar:
 

    - O discurso/conferência – método didático comumente utilizado, no âmbito do aperfeiçoamento profissional nas empresas. É caracterizado pela participação de cada aluno, onde seu papel é o de escutar atentamente, pensar analiticamente sobre as propostas abordadas pelo palestrante (interlocutor), sempre anotando cada menção feita pelo mesmo.


O diálogo – esse método, também apresenta a figura do professor/instrutor, cujo papel é o de abordar conteúdos previamente definidos pelo mesmo, observando neste diálogo entre o mesmo e seus alunos, os conhecimentos, as técnicas, as habilidades e atitudes dos alunos diante das questões discutidas no evento.


- A utilização de recursos audiovisuais – esses métodos permitem ativar vários dos sentidos de cada participante ao mesmo tempo. Melhora o grau de retenção dos conteúdos por parte do público presente ao mesmo. Esse recurso, deve ser muito bem utilizado, pelo palestrante, e há de se ter o cuidado com a formatação dos textos a serem exibidos, da boa visualização das imagens, bem como a melhor estratégia, que a a utilização da ferramenta: POWERPOINT (slides).

    Enquanto articulador de propósitos organizacionais e individuais, o Pedagogo Empresarial pode ser considerado um Líder que interage com outros líderes dentro da dinâmica da empresa. Atuando, nos diversos temas que compõem o cotidiano dele, procurando elementos que ajudem na ressignificação das práticas e, consequentemente, para um desempenho mais efetivo de suas funções. Reforçando sua formação filosófica, humanística e técnica, a fim de desenvolver a capacidade de atuação com os recursos humanos da empresa.



REFERÊNCIAS:

SIMONSEN, FACULDADES INTEGRADAS. Especificidades do Curso de Pós-graduação (Lato Sensu): Pedagogia Empresarial. Grade curricular 2009. Rio de Janeiro/. Site: http://www.simonsen.br
MILIONI, B. Marketing do treinamento. São Paulo: Nobel, 1989.

ESCOTTO, AMÉLIA DO AMARAL RIBEIRO. Pedagogia Empresarial – atuação do pedagogo na empresa. Rio de Janeiro: Wak, 6ª edição. 2010.

ESCOTTO, AMÉLIA DO AMARAL RIBEIRO. Temas atuais em Pedagogia Empresarial – aprender para ser competitivo. Rio de Janeiro: Wak, 3ª edição. 2010.

ALMEIDA, M. G. Pedagogia Empresarial: saberes, práticas e referências, Rio de Janeiro: Brasport, 2006.

CHIAVENATO, I. Recursos Humanos. São Paulo: Editora Compacta, 1992.
Obs: Estaremos dando continuidade ao assunto referido nesta postagem futuramente.




Nossos contatos:
 
= Loja Virtual Venda+ Real Consultoria e Serviços:
 
https://loja.vendamais.ai/real-consultoria-e-servicos
 
E-mails:

realconsultoriaeservicos2009@gmail.com

Telefone:
(55-21-96774-7098 - WhatsApp).
 
- horário especial de atendimento:
 
= Segunda-feira - das 14:00 às 16:30;
 
= Terça-feira -  das 09:30 às 12:00;
 
= Quarta-feira e Quinta-feira - das 09:00 às 12:00 e das 14:00 às 17:00;
 
 = Sexta-feira das 09:00 às 12:00.
 
= Mídias Sociais:
 
- Instagram: 
 https://www.instagram.com/real_consultorias/
 
- Twitter:
https://twitter.com/RealConsultoria
 
- Facebook (Página):
 https://www.facebook.com/RealConsultoriaEServicos
 
- LinkedIn:
https://www.linkedin.com/in/real-consultoria-e-servi%C3%A7os-a239702a/

(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.

Atenciosamente,

Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.