Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

Nome

E-mail *

Mensagem *

REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

quinta-feira, 26 de agosto de 2021

O CAPITAL INTELECTUAL NAS ORGANIZAÇÕES

Apresentarei a seguir, alguns conceitos, características e considerações sobre a importância do capital intelectual e seus benefícios para as organizações na era do conhecimento.

CONCEITOS SOBRE CAPITAL INTELECTUAL

A origem do Capital Intelectual surgiu com a Sociedade do Conhecimento, caracterizadas por uma série de mudanças e transformações. 

O conceito de Capital Intelectual tem sido um assunto intensamente estudado e debatido atualmente. Todavia, o uso da palavra Capital Intelectual é muito recente em termos de publicação.

Crawford (1994) norteia que numa economia do conhecimento, os recursos humanos e não o capital físico e financeiro constitui as vantagens competitivas das organizações, e a gerência deve maximizar a preparação de trabalhadores altamente especializados.

Chiavenato (2004) Capital intelectual é a soma de tudo o que você sabe. Em termos organizacionais, o maior patrimônio de uma organização é algo que entra e sai pelas suas portas todos os dias, ou seja, são os conhecimentos que as pessoas trazem em suas mentes – quer seja sobre produtos, serviços, clientes, processos, técnicas, etc.

Segundo Antunes (2000, p. 81) sabe-se que o primeiro assunto publicado utilizando o conceito de Capital Intelectual foi em 1994 por Thomas Stewart. No entanto, definir ou explicar o capital intelectual tem sido alvo de diversos pensadores.

Para Stewart (1998, p.13), Capital intelectual é a soma dos conhecimentos de todos em uma empresa o que lhe proporciona vantagem competitiva. Ao contrário dos ativos, com os quais empresários e contadores estão familiarizados – propriedade, fábrica, equipamentos, dinheiro – constituem a matéria intelectual: conhecimento, informação, propriedade intelectual, experiência, que pode ser utilizada para gerar riqueza.

Peter Drucker (1996), em seus trabalhos científicos analisou o poder da informação como originária de ações de sucesso, essenciais a criação e permanência das organizações no mercado. Quanto mais cedo obtivermos informações antecipadas, maiores serão as chances de criar, planejar, controlar, solucionar ou oportunizar o momento.

Edvinsson e Malone (1998) (apud e Antunes - 2000 p 78) definem Capital Intelectual a parte invisível da empresa onde se encontram o capital humano (conhecimento, inovação e habilidade dos empregados mais os valores, a cultura e a filosofia da empresa) e o capital estrutural.

Segundo Brooking (1996 apud ANTUNES, 2000, p. 73), capital intelectual pode ser definido como “uma combinação de ativos intangíveis, frutos das mudanças nas áreas da tecnologia da informação, mídia e comunicação, que trazem benefícios intangíveis para as empresas e que capacitam seu funcionamento”. Em outras palavras, Brooking diz que capital intelectual equivale à capacidade, conhecimento, habilidade, experiência própria de cada indivíduo, que são empregadas na organização.
 
CAPITAL INTELECTUAL: MAIS MENTE MENOS MÚSCULOS

Novas e importantes percepções emergem quando as empresas passam a ser vistas também sob a ótica do conhecimento. No antigo modo de se conceberem as empresas como um agregado de recursos para gerar produtos e serviços, as pessoas eram consideradas fatores permutáveis na equação da produção e o conhecimento era tido apenas como uma condição desejável.

Hoje, as inovações tecnológicas, cada vez mais acessíveis a todos os setores econômicos, reduziram a distância diferenciadora entre as empresas, que passaram a ter possibilidade de acesso a novidades e evoluções surgidas em qualquer parte do mundo.

O diferencial entre as empresas não são mais as máquinas utilizadas no processo produtivo, mas sim o somatório do conhecimento coletivo gerado e adquirido, as habilidades criativas e inventivas, os valores, atitudes e motivação das pessoas que as integram e o grau de satisfação dos clientes. São os chamados ativos intangíveis, os conhecimentos tácitos ou explícitos que geram valor econômico para a empresa e cuja origem está diretamente relacionada aos agentes criativos da empresa.


O capital intelectual engloba conhecimentos adquiridos e acumulados de uma organização, ou seja, os conhecimentos acumulados de uma empresa inerentes a pessoas, projetos, patentes, sistemas, metodologias e a interatividade do ativo humano para com a missão da empresa.


O capital intelectual é intangível. É o conhecimento da força de trabalho é o treinamento e a intuição de uma equipe que descobre algo que poderá servir de alavancagem para impulsionar a empresa para o sucesso agregando valores aos produtos mediante a inteligência humana e o capital monetário.Ou seja, capital intelectual pode ser descrito como a capacidade mental coletiva que compõe o goodwill.

O capital intelectual tem se tornado o principal recurso para o contínuo desenvolvimento das organizações. Em função das mudanças tecnológicas, econômicas, políticas e sociais, a sociedade tem buscado novos conhecimentos e novos valores que estão fazendo parte dessa nova fase global. A sociedade está percebendo, através das mudanças, que para sobreviver no mercado competitivo é preciso participar ativamente de todo processo evolutivo, buscando estar devidamente qualificado e proporcionar melhores resultados a essa nova estrutura organizacional que tem privilegiado o capital intelectual.
Diante do mundo globalizado, vivenciado nas últimas décadas através das grandes mudanças socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas visualiza-se a passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento.

Na era do conhecimento, as organizações precisam gerir seu capital intelectual de forma mais sistêmica. Precisam elaborar diretrizes, estratégias, plano de ação que leve o seu capital humano, o indivíduo detentor de conhecimento, a organizações focalizadas em conhecimentos.

A complexidade do ambiente empresarial atual exige a capacitação de instrumentos de intervenção cada vez mais sofisticados e inovadores. O capital Intelectual surge como uma forte alternativa para todas as organizações, independentemente de tamanho, atividade ou nacionalidade. Todavia, essas mudanças provocadas pelo capital intelectual, se por um lado, pode gerar frustração aos profissionais da contabilidade, devido ao desafio em mensurá-lo, e por tudo que foi aprendido e repassado às inúmeras gerações, por outro, é uma oportunidade singular para fortalecer ainda mais a relevância do homem na sociedade.
             
Ouve-se falar de competência como diferenciação e consequente vantagem competitiva para a organização. Surgem-se, a diferença entre a competência corporativa e competência humana.  

A Competência Corporativa é um conjunto de ações e tecnologias essenciais de difícil imitação por parte dos concorrentes e necessárias para execução dos objetivos estratégicos.
A competência humana são conhecimentos, habilidades e atitudes requeridos pelos diferentes níveis de gestão para atingir os objetivos específicos de cada função (comprometimento).
Uma pessoa competente tem conhecimento adquirido por experiências práticas e teorias, habilidades imprescindíveis ao seu cargo ou função, como: capacidade de síntese, visão sistêmica, raciocínio lógico e analítico e atitudes (comportamento). A ética nunca foi tão essencial nas relações profissionais quanto agora. As empresas esperam dos seus colaboradores respeito as suas normas e relacionamento cordial para com todos, favorecendo o clima organizacional.

Gerir pessoas é administrar complexidade. O ser humano é o ativo que exige maior atenção por parte das organizações, visto que são mutáveis e tem aspirações diversas, a interdependência do emocional e o físico.

O gestor de RH tem por obrigação analisar os cargos e suas respectivas funções para traçar o perfil adequado, norteando o recrutamento e seleção.

Alguns exemplos e adjetivos que diferem competência, habilidade e atitudes: 

Competência

a) Noções técnicas
b) Experiência na área de atuação
c) Empreendedorismo 
d) Técnicas de comunicação, vendas, informática, etc.




Habilidades

a) Liderar
b) Gerenciar conflito
c) Comunicação
d) Poder da oratória
e) Poder de síntese
Atitudes
a) empatia
b) bom- humor
c) criatividade
d) concentração
e) boa memória, etc.



O conhecimento proporcionado pelos funcionários, incentivado e valorizado pelas empresas constitui uma importante riqueza das organizações.

Assim, as organizações deve investir em seus colaboradores através de programas de incentivos e com isso reter talentos, para que estes contribuam para o sucesso de suas empresas e constituam em uma vantagem competitiva frente aos concorrentes. O RH tem um papel importante no desenvolvimento de estratégias que permitam conquistar, reter e motivar seus talentos e principalmente desenvolvê-los.


Esse será o caminho a ser trilhado pelas organizações para manter-se atual, moderna e na vanguarda dos acontecimentos da nossa era.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:


ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Contribuição ao entendimento e mensuração do capital intelectual. 1999. Dissertação (Mestrado) – FEA, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Capital Intelectual. São Paulo: Atlas,2000.


MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.



SCHMIDT, Paulo. SANTOS, José Luiz. Avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Atlas, 2002.

STEWART, Thomas A. Capital Intelectual: a nossa vantagem competitiva das empresas. 11 ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.

DRUCKER, P. Post-capitalism society. New York: HarperCollins. Publishers, 1993.

STEWART, T. A. Intellectual capital. New York: Doubleday/ Currency, 1997.
PRAHALAD, C. K., HAMEL, G. A Competência Essencial das Organizações. Harvard Business Review.
CRAWFORD, Richard. Na era do capital humano. São Paulo: Atlas, 1994.
DRUCKER, P. F. Sociedade pós-capitalista. São Paulo: Pioneira, 1994.
CHIAVENATO, Idalberto. Gestão de pessoas: e o novo papel dos recursos nas organizações / Idalberto Chiavenato. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 – 3ª Reim.

(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).

sexta-feira, 16 de julho de 2021

A Real Consultoria e Serviços - Nossos Serviços


              
 Por Valéria Albuquerque             

   REAL CONSULTORIA E SERVIÇOS 

      Nossa Consultoria Empresarial há doze anos, atua na cidade do Rio de Janeiro, e além de oferecermos serviços para profissionais e empresas de diversas áreas e ramos de negócios. 

   Agora, estamos incluindo novos serviços específicos, que atendam às mais diversas necessidades de cada empresa e/ou cliente. São Serviços como: o atendimento personalizado, a elaboração e a gestão de projetos; com assessoramento direcionado, e com otimização no tempo de execução do serviço. 

Também podemos executar os serviços como “Trabalho Remoto”; ou seja, os trabalhos contratados pelo cliente poderão ser realizados fora da empresa contratante, pelo escritório da empresa contratadaReal Consultoria e Serviços, por exemplo. Veja abaixo, a relação de alguns desses serviços.

= Administrativos - Digitação – Fazemos a preparação de documentos específicos como: propostas e contratos, recibos timbrados etc.   - Editoração de Cadastros – Editamos seus cadastros de clientes e também criamos novas listas e cadastros.

= Cobrança: Assessoria de Cobrança – Oferecemos Assessoria de Cobrança para acompanhar os pagamentos em atraso de seus clientes, através do Telemarketing Ativo. Incluindo propostas de acordo e parcelamento, com descontos para quitações à vista dos mesmos.

= Atendimento - Atendimento ao Cliente – Oferecemos Serviço de Atendimento ao seu Cliente, através do SAC – com Telemarketing Receptivo, para tirar dúvidas, oferecer dicas, receber orçamento, e para o seu Pós-venda do produto e/ou serviço oferecido por sua empresa.

= Vendas - Marketing Direto – Criamos Projetos Especializados para promover seu produto, negócio ou serviço, a fim de conquistar novos e fidelizar antigos clientes, utilizando ferramentas técnicas (Mídias Sociais) que o ajudarão a criar um banco de dados que identificará o seu público-alvo e a melhor forma de comunicar suas ideias, inovações sobre produtos e serviços oferecidos pela sua empresa ou negócio aos seus clientes. Além da criação de Campanhas de Vendas, e acompanhamento da Pós-venda do seu produto ou serviço oferecido.
             
       Além de cobrar um valor proporcional ao volume de trabalho contratado e executado, e também facilitamos o pagamento. Entre em contato conosco, enviando-nos um e-mail para uma consulta dos mesmos. 

Contatos: 

Whatsapp: (21) 96774-7098




Conheça o nosso Blog da Real Consultoria e Serviços:
  

REAL CONSULTORIA E SERVIÇOS - ONDE NOS ENCONTRAR NAS MÍDIAS SOCIAIS?



 
 
 
Postado por Valéria Albuquerque
 
- Pedagoga e Consultora Empresarial Real Consultoria e Serviços
     
 

    Olá amigos que nos seguem e curtem nossas postagens aqui!
     
    Querem saber mais e onde encontrar?Então sigam-nos em nossos perfis nas mídias sociais!Fica a dica! 
    
    - No WhatsApp: = (nosso perfil e grupo comercial - Business):https://chat.whatsapp.com/GYKXohGA3LCDDtvEFZRhtk
     
    - No Facebook: = (nossa página):

https://www.facebook.com/RealConsultoriaEServicos/
 
    = (nosso perfil):
https://www.facebook.com/RealConsultoria


- No Twitter: = (nosso perfil):
https://twitter.com/RealConsultoria

- No LinkedIn: = (nosso perfil): 
https://www.linkedin.com/in/real-consultoria-e-servi%C3%A7os-a239702a/

- No Instagram: = (nosso perfil):
https://www.instagram.com/real_consultorias/
 
 
- No WhatsApp: = (nosso perfil e grupo comercial - Business):
https://chat.whatsapp.com/GYKXohGA3LCDDtvEFZRhtk



terça-feira, 6 de julho de 2021

VOCÊ CONHECE OS OITO TIPOS DE INTELIGÊNCIA?



Vocês com certeza já ouviram alguém dizer que tem mais facilidade para exatas do que para a área de humanas, ou que é bom de matemática, mas péssimo em história, por exemplo. São grandes funcionários em uma empresa e medíocre em outra. Isso acontece porque essas pessoas ainda não exploraram suas habilidades da maneira certa.

 Ocorre que embora sejamos dotados de oito diferentes tipos de inteligência, segundo o professor de Harvard, Howard Gardner, em sua “teoria das inteligências múltiplas”, conseguiu personificar cada uma delas. É mesmo sendo seres inteligentes, temos algumas dessas inteligências mais evidentes do que outras. Alguns tipos são mais difíceis que outros, mas é importante destacar que todos nós temos as oito inteligências, e a forma como elas estão distribuídas em nosso cérebro, é que definem as nossas habilidades. Isto significa dizer quem você é.
 Veja se você consegue se identificar mais com algumas delas do que com outras:

1- O linguista: tem facilidade em se expressar de forma tanto verbal como escrita, escolhe bem as palavras, consegue simplificar questões complexas. É evidente em vendedores talentosos, escritores e consultores. Nas crianças, pode ser encontrado naquelas que perguntam muito ou gostam de ler.

2 - O lógico-matemático: têm facilidade com números, quantidades e possuem raciocínio lógico — como causa e efeito. São os famosos lado-esquerdo do cérebro e mais associados ao QI tradicional. Evidente em engenheiros, programadores, físicos e contadores.

3 - O artista: tem facilidade em desenhar, medir, grandes noções espaciais. É uma pessoa basicamente visual, gravam imagens, cores e formas facilmente. Mais evidente em pintores, desenhistas, estilistas, arquitetos, designers e pilotos.

4 - O músico: tem a capacidade de discernir o tom, timbre, entonação e ritmo. Consegue identificar, reproduzir e criar sons com facilidade. Mais evidente em… músicos, claro.

5 - O habilidoso: é o atleta. É bom em atividades motoras e que exijam muito do corpo. Ele também possui bom timing e equilíbrio entre corpo e mente. Mais evidente em atletas, inventores, dançarinos, artistas-marciais e atores.

6 - O naturalista: quando criança é aquela que gosta de ciência, adora colocar a mão na terra e brincar com todos os tipos de animais. Tem facilidade em diferenciar espécies e vários tipos de coisas. Acredita-se que bons empreendedores possuem alta inteligência natural e que ela o ajude a identificar as necessidades dos consumidores e oportunidades de mercado.
7 - O auto-conhecedor: é a pessoa que está sempre em busca de se conhecer melhor, avaliando seus objetivos e analisando suas emoções. Conhece-se muito bem e utiliza esse conhecimento para conhecer e influenciar os outros, além de planejar ou criar estratégias. Tem grande interesse em conhecer o ser - humano. Presente em grandes líderes, conselheiros, psicólogos, escritores e outros.

8 - O simpático: se dá muito bem com pessoas. Ouve bastante, comunica-se eficazmente tanto com palavras como com o corpo, gosta de trabalhar em equipe e é sociável. Tem facilidade em saber o que o outro está sentindo e analisar sob diferentes pontos de vista. Presente em líderes motivacionais, empreendedores.
Você conseguiu se encontrar mais eficiente em uma ou mais, do que em outras? Então explore essas em que se destaca e, procure fazer delas suas aliadas para o seu crescimento e desenvolvimento na sua vida pessoal e profissional! 
Um forte abraço e muito sucesso!