Por Valéria Albuquerque
Para se construir um ambiente de trabalho saudável em uma
empresa, é preciso observar as necessidades de cada colaborador em sua
particularidade como pessoa primeiramente.
Dentre essas observações, deve-se ter um olhar holístico
sobre como essas observações, podem se tornar ações que venham a favorecer o
bem estar de cada colaborador e de contra partida trazer retorno para a
empresa.
Buscar e sempre estimular o diálogo e participação dos
mesmos nas tomadas de decisões que afetem diretamente o bom andamento do
trabalho executado por cada um desses colaboradores.
Apoiar as características diversas de cada um e procurar
incluí-los nas atividades traz novas idéias, que acabam por estimular a
inovação e contribuem para a melhoria das tarefas executadas por cada um,
contribuindo assim para que tenham a certeza de podem confiar e que o
sentimento de pertencimento à empresa. E, ainda evite o tunover, ou seja, a alta
rotatividade de funcionários numa empresa.
Uma Gestão de Pessoas é essencialmente feitas por outras
pessoas, que também têm expectativas sobre o seu próprio trabalho e a
valorização do mesmo pela empresa da qual faz parte. È importante observar que
medidas como:
- a importância de
qualificar as lideranças de cada setor;
- Sempre estimular as boas relações profissionais;
- Prioriza a comunicação, através do diálogo e
participação de todos os colaboradores;
- Entender e ajudar na diversidade e particularidades de
cada colaborador enquanto pessoa;
- Ofereça benefícios que realmente venham a ajudar a
melhorar as condições de trabalho e na vida pessoal do colaborador;
- Criar uma cultura de Feedbacks, com a transparência da
audição das opiniões de cada colaborador e demonstrando o resultado final da contribuição
de cada um na tomada de decisões;
- Incentivar o cuidado com a saúde física e mental e,
quando possível, promover palestras sobre esses assuntos na própria empresa;
- Sempre buscar reconhecer as boas ações dos colaboradores,
dando o devido crédito porcada uma delas.
Assim se consegue criar, desenvolver e melhorar cada vez mais o ambiente de trabalho em uma empresa!
Abraço a todos!
(Postado
por Valéria Albuquerque – Pedagoga e Consultora Empresarial na Real consultoria
e Serviços).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.
Atenciosamente,
Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.