PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO – DEFINIÇÃO E IMPLEMENTAÇÃO.
Definição:
O Planejamento
Estratégico é um processo sistêmico, que permite definir o melhor caminho a
ser seguido por uma organização, para um ou mais objetivos, dentro de um
contexto previamente analisados.
Isso se faz analisando
os cenários, definindo metas e ações que permitem chegar onde se deseja.
Também é uma ferramenta de gestão, que auxilia o
empreendedor/empresário a mapear o caminho a ser seguido para atingir os
objetivos do negócio. Pode se dizer que é um “roteiro”.
Esse roteiro
indica onde a empresa está, aonde quer chegar e quais são as ações necessárias
para cumprir essa jornada.
O Planejamento Estratégico tem como objetivo,
de forma ampla, orientar e, quando necessário, reorganizar a empresa na busca
por melhores resultados.
Dessa forma, levando em consideração todo o histórico da
empresa.
O Planejamento Estratégico visa refinar toda a caminhada
de uma organização/empresa, não importando o seu porte/tamanho.
Criar um planejamento estratégico é muito mais do que se
organizar para gerenciar a empresa. Na verdade, ele se torna necessário, para
que ela tenha uma Gestão eficiente e com assertividade nas suas tomadas de decisões!
Implementação:
Quais
os passos para fazer e implementar um planejamento estratégico?
Passos:
1)
Fazer;
2)
Executar;
3)
Gerenciar;
4)
Mensurar;
Elementos
que compõem e implementam as cinco
etapas do Planejamento Estratégico:
1)
Missão, Visão e Valores;
2)
Análise dos ambientes interno e externo;
3)
Definição das metas e objetivos;
4)
Definição do Plano de Ação;
5)
Mensuração e acompanhamento dos Resultados;
Etapas
do Planejamento /estratégico:
1)
O
processo do Planejamento Estratégico, deve ter início a partir da definição
de missão, visão e valores da empresa. Identificando seus objetivos. E tendo
clareza de onde quer chegar, como vai chegar até la e quais estratégias e os
seus desdobramentos para atingir esses objetivos.
Definir a Identidade Organizacional é
fundamental para entender o propósito para qual a mesma está sendo criada e a
motivação que irá permear essa jornada, além de proporcionar um maior
entendimento desse processo como um todo!
2)
Conhecer o seu Público-Alvo também torna o processo mais eficiente, evitando
os contra-tempos de equívocos sobre para quem se cria as estratégias.
3)
Analisar os ambientes internos e externos, ajuda na compreensão das necessidades
de criar e promover as condições para a execução de cada etapa desse processo.
4)
Estabelecer metas e objetivos, fornece segurança da construção de como executar
as etapas;
5)
Definindo
as
estratégias possibilita a organização correta de cada etapa a ser
executada.
6)
Elabora
mais de um Plano de Ação, cria alternativas para cada tipo de situação que
pode ocorrer de modo imprevisto durante o processo dessa construção, execução,
análise e mensuração do Planejamento Estratégico.
7)
Mensurar, monitorar e avaliar os
resultados, pode ocorrer durante todo o processo
do Planejamento Estratégico, ajudando no retorno de cada um.
Existem três principais Níveis de Planejamento Estratégico,
Cada um difere no prazo das ações, nos níveis de hierarquias envolvidos e como cada
planejamento influencia no resultado geral da organização/empresa. Sendo eles: Estratégico,
Tático e Operacional.
(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Empresa Real Consultoria e Serviços).
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Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.