Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

Nome

E-mail *

Mensagem *

REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DO TEMPO.

A GESTÃO E OTIMIZAÇÃO DO NOSSO TEMPO, NAS TAREFAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS DO DIA A DIA.
 

"Como podemos evitar com que os “ladrões do nosso tempo” e a “vontade de procrastinar” nossas tarefas, acabem atrapalhando nossa produtividade tanto no trabalho como em nossas atividades pessoais?É simples, vamos nos organizar para melhor gerir e otimizar nossa vida e as tarefas que temos em nosso dia a dia!"
 
 Por Valéria Albuquerque 


            Você sabe como gerir, organizar e otimizar o seu tempo, nas tarefas pessoais e profissionais do seu dia a dia, não?!

            Geralmente eu escrevo minhas tarefas, de modo que estejam ao alcance de minhas mãos e olhos e, assim eu possa ler e revê-las sempre que necessário. Quer seja para me lembrar das que ainda não executei, que estou executando ou mesmo as que já concluí. Dessa forma, fica muito mais fácil conseguir cumprir senão com todas, ao menos com a maior parte delas.


            Um dos grandes problemas das empresas nos dias de hoje, com relação à produtividade de seus colaboradores, está no fato de que boa parte deles, não sabe, ou não gosta de planejar o seu dia a dia de trabalho, o que torna o mesmo, muitas vezes; ocioso de ideias e escasso de tempo para realizar e cumprir suas tarefas. Isso acontece pela falta de um direcionamento em princípio, que pode ser dado tanto pelo gestor, bem como pelo supervisor direto do setor ou colaborador em questão. 


            A melhor maneira de gerir, organizar e otimizar o seu tempo, quer seja em casa, no trabalho, ou mesmo nos relacionamentos, é determinar o que são suas prioridades e quanto tempo disponível tem para cada uma delas.

            Como me considero uma pessoa muito organizada e gosto de manter minha vida pessoal e profissional bem planejada, pelo menos no que posso e tenho o controle, vou compartilhar algumas das minhas ações de planejamento, gestão, organização e otimização do meu tempo, na organização das tarefas do meu dia a dia, separando-as em tópicos e nos mesmos, explicarei a relevância de cada um.

- Escrever todas as tarefas que preciso cumprir no dia, separando em duas colunas; as pessoais das profissionais;


           Geralmente, procuro ter uma agenda convencional, é um velho hábito, que acho bastante seguro, embora pareça um pouco antiquado, já que há disponível, agendas eletrônicas, aplicativos em celular, programas de gestão e controle de tarefas etc. É que aprendi que as “máquinas” podem falhar, quer seja por uma bateria descarregada, por um acidente com o aparelho em uma queda ou qualquer outro tipo de imprevisto. Já com a agenda convencional, me sinto mais tranquila quanto aos  tais “imprevistos”.

          Para facilitar a visualização e o entendimento, e uso abreviações, com o “tema" ou “assunto" principal em questão, usando às vezes até uma única palavra , assim fica mais objetivo. E separá-las em duas colunas, torna produtivo meu controle em cumprir essas tarefas. São elas:



- Determinar quais são as prioridades, das que são principais ou importantes;

            Você deve estar se perguntando, o que são prioridades e principais e/ou importantes em termos de tarefas no meu dia a dia? Bem, vou exemplificar: prioridades são aquelas das quais vocês não tem como “fugir" ou “mesmo” tentar “esquecer”, mesmo que por “acidente”. Elas têm que serem cumpridas de qualquer jeito, não podemos adiá-las ou procrastiná-las. Costumo usar uma marca ou uma observação para destacar as que são prioridades e as que são importantes.


TAREFAS DE HOJE
   PESSOAIS                                                                                                PROFISSIONAIS






Ir à consulta com o dentista = CONS DENT
Ligar para o cliente e pedir o faturamento do serviço = TEL CLI

Passar na lavanderia e buscar o terno do marido = LAV TERNO

Enviar e-mail de confirmação do processo seletivo = @PROCES SEL
Buscar o filho na escola= BUSC CHILD SCHOOL
Preparar e concluir o relatório semanal de vendas = REL SEM


 



- Fechar a guarda para evitar a ação dos “ladrões de tempo”;
            Evitar com que os “ladrões de tempo” roubem minha atenção e me desviem do cumprimento e conclusão das minhas tarefas. Isso é uma atitude que precisa de muita “força de vontade” e “determinação”! Geralmente, são eventos que acontecem e que têm o poder de nos distrair – muitas vezes nos rendemos sem querer a eles; são as mensagens instantâneas, barulhos, telefonemas, o colega ao lado, tudo parece conspirar para minar a nossa produtividade.
  





- Fazendo a revisão da lista de tarefas ao longo do dia e/ou após o cumprimento de cada uma delas;

            Por que revisar a lista?Bem, rever a lista de tarefas periodicamente é um dos segredos da gestão de tempo – a GTD e outras metodologias aconselham a fazê-la com disciplina.

            Um princípio de você deve sempre levar em conta é: “Primeiro se organize, depois planeje. Então só depois disso comece a fazer!”

            Se olharmos a nossa volta, veremos quantas pessoas nos seguem... Por muitos lugares aonde vou, quer seja para ministrar uma palestra, um treinamento, ou mesmo numa simples visita a um novo cliente, percebo as pessoas, em suas funções, atividades e setores, tomando decisões, começando ações sem qualquer tipo de planejamento. Gastando um tempo precioso em atividades que depois não se “encaixarão” no objetivo real e tampouco trarão algum tipo de resultado positivo ao que estavam fazendo. E depois de tanto esforço, acabam tendo que gastar mais tempo ainda, tentando conseguir “juntá-las” ao propósito original a que estavam destinadas. Um exemplo clássico disso que estou falando é a elaboração de um relatório que não fechava porque, com a falta de planejamento, não foram buscadas as informações corretas e completas para o mesmo.

            É claro que sei que no dia a dia dos tempos modernos de hoje, parece mesmo que o dia apesar de ter 24 horas, não é suficiente para tantas e tantas tarefas e coisas que precisamos fazer durante ele. Mas na verdade o que nos falta é “tempo” para dedicarmos a organizar, planejar e acima de tudo conscientizarmos de que se não tomo as rédeas da minha vida... Eu corro o risco de acabar cantando aquele bom e velho sambinha que diz: “Deixa a vida me levar, vida leva eu...!”



            Como só esse tema de gestão do tempo em relação à lista de tarefas pode ser extenso e detalhado, vou propor aos amigos e seguidores deste blog, sua paciência, pois pretendo voltar ao assunto noutra postagem em breve.  

           


Novidades nas postagens do nosso Blog! ("quebrando o galho"):

 - “Quebrando o galho” – vai ser uma ajudinha que vou passar a utilizar aqui nas postagens do nosso Blog da Real Consultoria e Serviços, para “quebrar o galho” daqueles que não conhecem como eu, todos os significados das palavras, e vai funcionar como um amigo “dicionário” para os desavisados de plantão!Ok?!

“Quebrando o galho”:

- Significado de otimizar:

1. Dar a uma máquina, a uma empresa, a uma ação, etc.

- Significado de procrastinar:

2. Procrastinação Consiste no adiamento de uma ação. Resulta em stress, sensação de culpa, perda de produtividade e vergonha em relação aos outros, por não cumprir com a suas responsabilidades e compromissos. Embora a procrastinação seja considerada normal, torna- se um problema quando impede o funcionamento normal das ações. Desperdiçadores de Tempo.


(Postado por Valéria Albuquerque da Silva – Pedagoga e Consultora Empresarial da Real Consultoria e Serviços).




 








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.

Atenciosamente,

Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.