Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

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"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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terça-feira, 19 de junho de 2012

EXPOSIÇÃO À CONTEÚDO IMPRÓPRIO

7 coisas que você deve aprender sobre marketing com Philip Kotler

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OS QUATRO PILARES DA EDUCAÇÃO, SEGUNDO A UNESCO.

Os quatro pilares da Educação são conceitos de fundamento da Educação baseado no Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o Século XXI, coordenada por Jacques Delors.

No relatório editado sob a forma do livro: "Educação:Um Tesouro a Descobrir" de 1999 [1], a discussão dos "quatro pilares" ocupa todo o quarto capítulo, da página 89-102, onde se propõe uma educação direcionada para os quatro tipos fundamentais de educação: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver com os outros, aprender a ser, eleitos como os quatro pilares fundamentais da educação.

O ensino, tal como o conhecemos, debruça-se essencialmente sobre o domínio do aprender a conhecer e, em menor escala, do aprender a fazer. Estas aprendizagens, direcionadas para a aquisição de instrumentos de compreensão, raciocínio e execução, não podem ser consideradas completas sem os outros domínios da aprendizagem, muito mais complicados de explorar, devido ao seu caráter subjetivo e dependente da própria entidade educadora.

Proceder-se-á de seguida a uma breve dissertação sobre cada tipo de aprendizagem deloriana.

Aprender a Conhecer

Esta aprendizagem refere-se à aquisição dos “instrumentos do conhecimento”. Debruça-se sobre o raciocínio lógico, compreensão, dedução, memória, ou seja, sobre os processos cognitivos por excelência. Contudo, deve existir a preocupação de despertar no estudante, não só estes processos em si, como o desejo de desenvolvê-los, a vontade de aprender, de querer saber mais e melhor. O ideal será sempre que a educação seja encarada, não apenas como um meio para um fim, mas também como um fim por si. Esta motivação pode apenas ser despertada por educadores competentes, sensíveis às necessidades, dificuldades e idiossincrasias dos estudantes, capazes de lhes apresentarem metodologias adequadas, ilustradoras das matérias em estudos e facilitadoras da retenção e compreensão das mesmas.

Pretende-se despertar em cada aluno a sede de conhecimento, a capacidade de aprender cada vez melhor, ajudando-os a desenvolver as armas e dispositivos intelectuais e cognitivos que lhes permitam construir as suas próprias opiniões e o seu próprio pensamento crítico.

Em vista a este objetivo, sugere-se o incentivo, não apenas do pensamento dedutivo, como também do intuitivo, porque, se é importante ensinar o “espírito” e método científicos ao estudante, não é menos importante ensiná-lo a lidar com a sua intuição, de modo a que possa chegar às suas próprias conclusões e aventurar-se sozinho pelos domínios do saber e do desconhecido.



Aprender a Fazer

Indissociável do aprender a conhecer, que lhe confere as bases teóricas, o aprender a fazer refere-se essencialmente à formação técnico-profissional do educando. Consiste essencialmente em aplicar, na prática, os seus conhecimentos teóricos. Atualmente existe outro ponto essencial a focar nesta aprendizagem, referente à comunicação. É essencial que cada indivíduo saiba comunicar. Não apenas reter e transmitir informação mas também interpretar e selecionar as torrentes de informação, muitas vezes contraditórias, com que somos bombardeados diariamente, analisar diferentes perspectivas, e refazer as suas próprias opiniões mediante novos fatos e informações.Aprender a fazer envolve uma série de técnicas a serem trabalhadas. • Aprender a conhecer, combinando uma cultura geral, suficientemente vasta, com a possibilidade de trabalhar em profundidade um pequeno número de matérias. O que também significa: aprender a aprender, para beneficiar-se das oportunidades oferecidas pela educação ao longo de toda a vida.

Aprender a viver com os outros

Este domínio da aprendizagem consiste num dos maiores desafios para os educadores, pois atua no campo das atitudes e valores. Cai neste campo o combate ao conflito, ao preconceito, às rivalidades milenares ou diárias. Se aposta na educação como veículo de paz, tolerância e compreensão; mas como fazê-lo?

O relatório para UNESCO não oferece receitas, mas avança uma proposta baseada em dois princípios: primeiro a “descoberta progressiva do outro” pois, sendo o desconhecido a grande fonte de preconceitos, o conhecimento real e profundo da diversidade humana combate diretamente este “desconhecido”. Depois e sempre, a participação em projetos comuns que surge como veículo preferencial na diluição de atritos e na descoberta de pontos comuns entre povos, pois, se analisarmos a História Humana, constataremos que o Homem tende a temer o desconhecido e a aceitar o semelhante.

Aprender a ser

Este tipo de aprendizagem depende diretamente dos outros três. Considera-se que a Educação deve ter como finalidade o desenvolvimento total do indivíduo “espírito e corpo, sensibilidade, sentido estético, responsabilidade pessoal, espiritualidade”.

À semelhança do aprender a viver com os outros, fala-se aqui da educação de valores e atitudes, mas já não direcionados para a vida em sociedade em particular, mas concretamente para o desenvolvimento individual.

Pretende-se formar indivíduos autônomos, intelectualmente ativos e independentes, capazes de estabelecer relações interpessoais, de comunicarem e evoluírem permanentemente, de intervirem de forma consciente e proativa na sociedade.



Referências

- Wikipédia – Quatro Pilares da Educação. Definição segundo a Unesco.




- UNESCO – Fonte de Estudo sobre os Quatro Pilares da Educação.









segunda-feira, 18 de junho de 2012

Jornal do Brasil - Rio - Manifestação de mulheres deixa trânsito congestionado no Centro

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Site recebe ideias de usuários que queiram construir a internet do futuro

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Incentivo aos museus: Ibram deve lançar dez editais em 2012

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quinta-feira, 14 de junho de 2012

Centro Cultural Jerusalém

Apresenta: II Simpósio de Antiguidade: Os Antigos: Afastados ou Próximos?

Dias: 14,21 e 28 de julho de 2012.

Encontros aos sábados.

Horário: das 9h às 12h.

Carga Horária: 9h/a

Investimento: R$ 20,00.

Local: Avenida Dom Hélder Câmara, 4.242 - Del Castilho/RJ

Programação no site:

http://www.centroculturaljerusalém.com.br

segunda-feira, 7 de maio de 2012

I ENCONTRO VEREDAS DA COMUNICAÇÃO


I ENCONTRO VEREDAS DA COMUNICAÇÃO

Estive no último sábado dia 05 de maio de 2012, no Edifício Passos, Avenida Rio Branco, 124 – 20º andar – no auditório do Clube Centro do Rio de Janeiro/RJ. Assistindo à palestra do meu amigo querido, o Jornalista e Apresentador do Hoje em Dia/RJ, Fábio Ramalho.

O evento com título de: I Encontro Veredas da Comunicação, foi conduzido e produzido pela também Jornalista, Editora na Tv Record e responsável pela publicação Gerais do Rio,  Sra. Fafete Costa. O mesmo ocorreu durante todo o dia 05 de maio, das 08:00 às 16:30. E entre seus Palestrantes também estavam:

- Guilherme Arruda – Chefe de Redação Tv Record;
Tema: A coordenação de equipes de Tv para colocar o Rio em pauta no Brasil.

 - Fafete Costa – Editora Tv Record;
Tema: Um texto e tantas vozes. Falando nisso... de que lado você está,jornalista?

 - Izabelle Gomes – Editora Tv Brasil;
Tema: Da produção à edição, os desafios e caminhos da grande reportagem.

- Rogério Imbuzeiro – Editor Tv Globo;
Tema: Com quantos “leões por dia” se faz um telejornal local e nacional.

- Cesar Baio – Prof. Dr. Universidade Federal do Ceará;
Tema: Arte, tecnologia e audiovisual: múltiplas instalações da contemporaneidade.

- Vanessa Andrade – Diretora Artística Tv Record
Tema: Informação e entretenimento na produção de eventos para televisão.

- Fábio Ramalho – Apresentador Tv Record.
Tema: Apresentação, comportamento e a nova cena do jornalismo participativo.

Dentre as suas falas e observações, Fábio Ramalho destacou como o jornalismo tem se utilizado de uma forma mais descontraída na transmissão das notícias na Tv, embora de modo algum perca a seriedade própria da função de informar a população de tudo o que acontece aqui no Brasil e no mundo.
Ele citou as experiências com a aquisição de novos saberes, em outras áreas da Tv, através de seu trabalho recente, com o Programa de Tv, Hoje em dia /Rio. E com o reconhecimento de todo o público, pela qualidade do famoso quadro no mesmo, apelidado carinhosamente de: “Puxadinho Carioca”.

Também mencionou um termo por ele adotado, para definir a necessidade desse novo perfil na transmissão das informações da Tv, brilhantemente (diga-se de passagem) como “shownarlismo”, que significaria mais ou menos, como a necessidade de entreter e ao mesmo tempo informar ao público, sobre as notícias de uma forma em geral, não só sobre: política, economia, bem como o que acontece com celebridades, com a cultura entre outros tipos de entretenimento.

Estiveram presente ainda os amigos e seguidores do Jornalista Fábio Ramalho, em suas Mídias Sociais na internet: @Mathyenne @nelsontesche e eu @ValeriaAleluia ou  (Valéria Albuquerque).
Um ótimo programa para um dia de sábado, afinal saberes de outras áreas que não sejam a de nossa profissão, sempre nos trazem mais bagagem para adquirir uma visão holística do mundo que nos cerca!  

(Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços)

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Significado de Brainstorming

O que é Brainstorming:

Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma atividade que serve para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou de um determinado grupo. É formada pelos termos ingleses "brain" (cérebro) e "storm" (tempestade).
O autor do método de brainstorming é Alex Osborn. É uma técnica muito desenvolvida nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.

A técnica de brainstorming propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.

É fundamental que haja um clima organizacional, propício para que essas tão necessárias ideias possam efetivamente surgir e serem aplicadas com sucesso na empresa. A intenção é que quando as ideias começam aparecer, uma vai dando origem a outra e, dentro de algumas horas, várias ideias novas surgem. E pelo menos quatro fatores básicos devem ser empregados para se obter sucesso:

Ø  Evitar critica – Nunca criticar as ideias dos participantes para não gerar bloqueio mental, pois causam inibições, quanto mais ideias melhor;

Ø  Conceder liberdade – Quanto mais excêntrica for uma ideia melhor, porque é mais fácil ajustar uma ideia do que não ter nenhuma. Portanto, é proibido debates e críticas às ideias apresentadas, nenhuma ideia deve ser desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que quiserem.

Ø  Encorajar quantidade – Estimular o maior número possível de ideias. Quanto maior for mais provável será aparecer uma solução satisfatória.

Ø  Junção de ideias – Encorajar o grupo a combinar as ideias geradas para se formar outras ainda melhores. E para o bom andamento, deve-se reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de exporem suas ideias.

Estas quatro funções básicas devem ser garantidas pelo líder do brainstorming. A regra de ouro de um bom brainstorming é nunca, repito nunca criticar as ideias dos participantes. Cabe ainda ao líder garantir um clima agradável, favorável a proliferação de ideias.
Eis algumas dicas:

Ambiente – Garantir um ambiente agradável em que todos se sintam bem. Pode ser disponibilizado no local água, café e lanche. O mais importante é preparar tudo antecipadamente, levando em consideração as pessoas que participarão da reunião.

Escolha bem os profissionais – A escolha dos profissionais que irão compor o grupo é fundamental, não adianta participar da reunião pessoas que não entendem do problema.

Evite prolongar e escolha bem o horário – Quando a reunião é muito longa se torna entediante, ela deve durar no máximo duas horas. A escolha do horário deve ser levada em conta. Muito cedo é capaz de haver participantes com sono, e logo após o almoço também.

Existe um conselho bíblico que diz: "Quando alguém replica um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte." Provérbio 18:13 - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.

O bom líder ouve e pensa antes de falar. Em seu vocabulário não existe frases como:
- Não vai dar certo.
- Não é o momento certo.
- Não dá para fazer.

- Vai sair muito caro

E lembrar-se sempre:
"É muito melhor ouvir uma ideia excêntrica do que nenhuma."
(Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços)