O que é Brainstorming:
Brainstorming significa tempestade cerebral ou tempestade de ideias. É uma atividade que serve para testar e explorar a capacidade criativa de indivíduos ou de um determinado grupo. É formada pelos termos ingleses "brain" (cérebro) e "storm" (tempestade).
O autor do método de brainstorming é Alex Osborn. É uma técnica muito desenvolvida nos Estados Unidos da América, principalmente em áreas de relações humanas, dinâmicas de grupo e publicidade e propaganda.
A técnica de brainstorming
propõe que um grupo de pessoas se reúnam e utilizem seus pensamentos e ideias
para que possam chegar a um denominador comum, a fim de gerar ideias inovadoras
que levem um determinado projeto adiante. Nenhuma ideia deve ser descartada ou
julgada como errada ou absurda, todas devem estar na compilação ou anotação de
todas as ideias ocorridas no processo, para depois evoluir até a solução final.
É fundamental que haja um clima
organizacional, propício para que essas tão necessárias ideias possam
efetivamente surgir e serem aplicadas com sucesso na empresa. A intenção é que quando as ideias começam
aparecer, uma vai dando origem a outra e, dentro de algumas horas, várias
ideias novas surgem. E pelo menos quatro fatores básicos devem ser empregados
para se obter sucesso:
Ø Evitar critica – Nunca criticar as ideias
dos participantes para não gerar bloqueio mental, pois causam inibições, quanto mais ideias
melhor;
Ø Conceder liberdade – Quanto mais excêntrica
for uma ideia melhor, porque é mais fácil ajustar uma ideia do que não ter
nenhuma. Portanto, é
proibido debates e críticas às ideias apresentadas, nenhuma ideia deve ser
desprezada, ou seja, as pessoas têm liberdade total para falarem sobre o que
quiserem.
Ø Encorajar quantidade – Estimular o maior número
possível de ideias. Quanto maior for mais provável será aparecer uma solução
satisfatória.
Ø Junção de ideias – Encorajar o grupo a
combinar as ideias geradas para se formar outras ainda melhores. E para o bom andamento, deve-se
reapresentar uma ideia modificada ou combinação de ideias que já foram
apresentadas; por fim, igualdade de oportunidade - todos devem ter chance de
exporem suas ideias.
Estas quatro funções básicas devem ser garantidas
pelo líder do brainstorming. A regra de ouro de um bom brainstorming é nunca,
repito nunca criticar as ideias dos participantes. Cabe ainda ao líder garantir
um clima agradável, favorável a proliferação de ideias.
Eis algumas dicas:
Ambiente – Garantir um ambiente agradável em que todos se
sintam bem. Pode ser disponibilizado no local água, café e lanche. O mais
importante é preparar tudo antecipadamente, levando em consideração as pessoas
que participarão da reunião.
Escolha bem os profissionais – A escolha dos
profissionais que irão compor o grupo é fundamental, não adianta participar da
reunião pessoas que não entendem do problema.
Evite prolongar e escolha bem o horário – Quando a reunião é muito
longa se torna entediante, ela deve durar no máximo duas horas. A escolha do
horário deve ser levada em conta. Muito cedo é capaz de haver participantes com
sono, e logo após o almoço também.
Existe um conselho bíblico que diz: "Quando
alguém replica um assunto antes de ouvi-lo, é tolice da sua parte."
Provérbio 18:13 - Tradução do Novo Mundo das Escrituras Sagradas.
O bom líder ouve e pensa antes de falar. Em seu
vocabulário não existe frases como:
- Não vai dar certo.
- Não é o momento certo.
- Não dá para fazer.
- Vai sair muito caro
E lembrar-se sempre:
"É muito melhor ouvir uma ideia excêntrica
do que nenhuma."
(Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.
Atenciosamente,
Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.