Nos dias de hoje uma palavra é
fundamental em praticamente todo tipo de negócio: Planejamento. É justamente
disso que a Análise Swot
trata. O termo “SWOT” é um acrônimo composto pelas iniciais das palavras é Strenghts (Pontos Fortes), Weaknesses
(Pontos Fracos), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). É muito
comum aqui no Brasil as pessoas usarem a sigla “FOFA” ao invés da
tradicional.
A Análise
SWOT é uma ferramenta estrutural da
Administração e Gestão muito utilizada pelas empresas, com a finalidade de
avaliar os ambientes internos e externos, para formular o diagnóstico
estratégico do negócio, otimizando assim o seu desempenho no mercado.
1. Objetivos e vantagens da
Análise SWOT - Este
tipo de análise permite: Efetuar uma síntese das análises internas e externas; Identificar
os elementos chave para a gestão da empresa, permitindo estabelecer prioridades
de atuação; Preparar opções estratégicas - a análise Swot permite ver claramente
quais são os riscos a ter em conta e quais os problemas a resolver, assim como
as vantagens e as oportunidades a potenciar e explorar. Serve para constituir um elemento
fundamental para fazer a previsão de vendas em articulação com as condições do mercado
e com as capacidades da empresa.
2.
O que é e como, esta ferramenta subdivide-se em duas análises complementares entre si:
- Análise
Externa - Corresponde às principais perspectivas de evolução do mercado em
que a empresa atua. São fatores provenientes do Mercado e do Meio Envolvente – decisões
e circunstâncias fora do controle direto da empresa, das quais se deve tirar
partido ou proteger, construindo barreiras defensivas. Opportunities: Aspectos
positivos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa; Threats:
Aspectos negativos da envolvente, com impacto significativo no negócio da empresa.
- Análise
Interna - Corresponde aos principais aspectos que diferenciam a empresa ou
o (s) produto (s) dos seus concorrentes. São provenientes do produto e da
empresa – decisões e níveis de performance que podemos gerir. Strenghts:
Vantagens internas da empresa ou produto (s) em relação aos seus principais
concorrentes; Weaknesses: Desvantagens internas da empresa ou produto (s) em
relação aos seus principais concorrentes. No final da análise Swot pretende-se
definir as relações existentes entre os pontos fortes e fracos com as
tendências mais importantes que se verificam na envolvente da empresa, seja ao
nível do mercado global, do mercado específico, da conjuntura tecnológica,
social e demográfica, da conjuntura econômica e das imposições legais.
3.
Como Implementar
3.1.
Passo 1: Auditoria Externa
- Etapa 1 - Reunir todos os fatores externos de influência
para o negócio. Esta etapa deve ser realizada através de sessões de brainstorming
internas entre os responsáveis da empresa. A listagem a surgir desta etapa deve
ter como fontes a Análise do Meio Envolvente, o Mercado, a Concorrência e os Clientes/Consumidores.
Meio Envolvente, cada empresa, está envolvida por variáveis chave que
determinam de alguma forma o seu modo de atuação.
Consideram-se, normalmente, as
seguintes:
- Econômica;
-
Demográfica;
-
Tecnológica;
- Político-Legal;
- Sociocultural.
Os fatores
de impacto no negócio de cada uma destas áreas variam de acordo com o setor em
questão, pelo que se deverá identificar os que são realmente pertinentes para o
seu negócio e fazer uma breve análise dos mesmos relativamente ao mercado, é importante reunir e sintetizar
informação relativa a dois aspectos chave:
- Características Genéricas do Mercado: O objetivo é determinar a
dimensão total, bem como caracterizar os circuitos de distribuição existentes.
- Decomposição do Mercado em Segmentos: Normalmente cada mercado é
constituído por vários segmentos. Ao dividir o mercado por segmentos, pode por
vezes detectar novos segmentos de mercado que podem constituir uma boa oportunidade
para a sua empresa.
Concorrência - A situação em que a concorrência se encontra, os produtos que
comercializa, o posicionamento que detém, o que pretende obter, entre outros,
podem constituir oportunidades ou ameaças para a sua empresa. Procure
caracterizar da forma mais rigorosa possível os principais concorrentes a
vários níveis:
- Características Genéricas da Estrutura
Concorrencial
-
Identificação das Forças e Fraquezas dos principais concorrentes: Clientes/Consumidores
- Procure caracterizar com o maior grau de profundidade cada segmento de
mercado. Identifique quais as suas características, hábitos de compra, atributos
mais valorizados no ato da compra, etc. Esta análise poderá resultar de um trabalho interno
junto da equipa comercial ou através de um estudo de mercado. Depois de
identificar os principais fatores dentro de cada uma destas áreas, procure
centrar-se naqueles que são realmente essenciais para uma empresa no seu setor
de atividade. Selecione por ordem crescente de importância um máximo de 20 itens.
Concentre-se no que de facto é essencial e diferenciador no negócio.
- Etapa 2 – Distinga as ameaças das
oportunidades. Após listados os principais fatores (externos) que podem
influenciar o seu negócio, classifique-os como ameaças (aspectos negativos da
envolvente com impacto significativo no negócio da empresa) ou oportunidades
(aspectos positivos da envolvente com impacto significativo no negócio da sua
empresa.
3.2.
Passo 2: Auditoria Interna
- Etapa 1 - Reunir todos os fatores internos de influência para o
negócio. Nesta fase deverá abstrair-se da realidade da sua empresa e
identificar quais os fatores que de fato conferem uma vantagem para qualquer
empresa que atue no seu setor de atividade. Idealmente esta listagem deve ser efetuada
com recurso a estudos de mercado que "comprovem" aquilo com que se contribuiu é favorável e
diferenciador para o negócio ou através de sessões de brainstorming internas
entre os responsáveis da empresa. Para realizar esta auditoria interna deve ter
em consideração aspectos como:
A
evolução recente das performances quantitativas da empresa - Volume de vendas e
quota de mercado; Penetração dos produtos da empresa na clientela potencial ou
número de clientes (evolução); Grau de penetração dos produtos da empresa nos
principais circuitos de distribuição; Análise dos custos e da rentabilidade dos
diferentes produtos ou modelos da gama da empresa. Área de Marketing e Vendas Produto
(qualidade, design, estrutura de vendas por produto, diversificação da gama de
produtos, embalagem, etc.); Preço (preço em relação à concorrência, aceitação
dos preços pelos clientes, percepção dos clientes face aos preços da empresa, margens
praticadas, capacidade de reação rápida ao nível dos preços); Distribuição
(dimensão da força de vendas, grau de formação da equipa de vendas, estrutura
de vendas por canais de distribuição, grau de motivação da força de vendas,
desempenho da força de vendas); Comunicação (imagem da empresa, imagem dos
produtos,
,
evolução recente da notoriedade da empresa e/ou marca nos atuais clientes/potenciais
clientes/distribuidores/prescritos, orçamento para publicidade, know-how do
departamento de marketing, etc.); Pontos de venda (merchandising, atendimento,
expositores, etc.).
Área Financeira Rentabilidade econômica - Rentabilidade
financeira; Prazo médio de recebimentos; Prazo médio de pagamentos; Etc.
Área
de Compras - Grau de dependência dos fornecedores; Custo das embalagens; Qualidade
das matérias-primas; Rotura de stocks.
Área
de Recursos Humanos - Definição das funções de cada posto de trabalho; Número
de trabalhadores; Recursos Humanos orientados para o cliente Etc.
Área
de Produção - Cumprimento dos prazos; Economias de escala; Instalações/equipamentos;
Etc.
Tal como se fez na análise externa,
devemo-nos centrar no essencial, pelo que deverão ser selecionados por ordem
crescente de importância, um máximo de 20 itens.
Etapa
2 – Distinga
os pontos fortes dos pontos fracos - Após listados os principais fatores (internos)
que podem influenciar o seu negócio, classifique-os como pontos fracos (desvantagens
internas da empresa ou produto em relação aos seus principais concorrentes) e
pontos fortes (vantagens internas da empresa ou produto em relação aos seus
principais concorrentes).
3.3.
Passo 3: Construa e analise a sua SWOT
Identifique e analise os principais
Pontos Fortes, Pontos Fracos, Oportunidades e Ameaças separadamente.
Etapa
1 – Identifique qual o impacto que estes fatores têm no seu negócio. Apesar
de nesta fase já ter selecionado quais os pontos fortes e fracos, assim como ameaças
e oportunidades que mais influenciam o seu negócio, nem todos têm (pelo menos
no momento atual) o mesmo impacto no seu negócio. Comece assim: por identificar
qual o grau de impacto que cada fator tem sobre a sua empresa ou produto
(classifique utilizando uma escala: elevado impacto, médio impacto, reduzido
impacto).
Etapa
2 – Identifique qual a tendência futura que estes fatores têm no seu
negócio. Um fator que hoje tem um determinado nível de impacto no seu negócio
pode no futuro, previsivelmente, vir a aumentar ou diminuir o seu impacto no
curto/médio prazo. Depois de classificado o impacto atual de cada fator, procure
identificar determinantes que podem alterar o grau de impacto desse fator
(tendência a aumentar, tendência a manter, tendência a diminuir).
Etapa
3 –
Construa o mapa da SWOT e faça a sua análise. Resuma a informação trabalhada
nas etapas anteriores num mapa único do seguinte tipo:
- Tem agora reunida uma conclusão
das análises externas e internas com avaliação do impacto no seu negócio e
tendências futuras, que lhe pode e deve servir como base para tomar algumas
opções estratégicas.
4.
Conclusões
A análise SWOT é um instrumento precioso para o desenvolvimento de uma
estratégia empresarial, através das conclusões retiradas das análises externa e
interna. Tendo por base o impacto no negócio e as tendências futuras, a análise
SWOT permite-lhe ter ao seu dispor uma grelha para identificar os elementos
chave que permitem estabelecer prioridades e tomar decisões estratégicas.
(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços) .