Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

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"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

Postagens mais visitadas

segunda-feira, 29 de junho de 2020

HOME OFFICE - TRABALHO REMOTO E SUAS LEGISLAÇÕES DE TRABALHO

https://extra.globo.com/noticias/economia/com-20-milhoes-de-pessoas-em-home-office-modelo-de-trabalho-no-brasil-precisara-de-mais-regulamentacao-rv2-2-24477252.html?fbclid=IwAR3-ZFjrt2WiIWz3gQw8trPxh_a47EPCsO1OSkrZ5UmEftqUT7N8wd9OsgE

segunda-feira, 8 de junho de 2020

"A PEDAGOGIA NA ANTIGUIDADE E A EDUCAÇÃO ROMANA"

A PEDAGOGIA NA ANTIGUIDADE E A EDUCAÇÃO ROMANA


A PEDAGOGIA


       Nas sociedades escravistas de Roma e Grécia o trabalho manual era desvalorizado, enquanto que o intelectual constituía num privilégio da aristocracia. Assim: os Educadores da época buscavam formar o homem racional, que fosse capaz de pensar corretamente e se expressar de forma convincente. Se tornando assim num modelo adequado à elite dirigente.


        Enquanto que na Pedagogia Grega havia uma valorização da visão filosófica sistematizada ou o predomínio da retórica, em Roma, a reflexão filosófica não merecia uma atenção de maneira sistemática, onde os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano, para a ação política e não para a contemplação e teorização do mundo (isso denota o domínio da retórica sobre a filosofia).

O que era A Humanitas?


A Humanitas – palavra era usada por Cícero para descrever a formação de um falante ideal (orador), que ele julgava que deveria ser educado para possuir um conjunto de virtudes do caráter apropriado para uma vida ativa de serviço público; estas incluem um fundo de aprendizagem adquirida com o estudo das litterae bonae (“boas letras”, ou seja, a literatura clássica, especialmente a poesia), que também seria uma fonte de cultivo contínuo e prazer no lazer e aposentadoria, a juventude e a velhice, bem e mal, boa sorte.

Humanitas: Significa uma Cultura Universalizada. Equivale à Paidéia, distingue-se dela por se tratar de uma cultura predominantemente humanística e, sobretudo cosmopolita e universal, buscando aquilo que caracteriza o homem, em todos os tempos e lugares. Concepção que não se restringe ao ideal de homem sábio, mas se estende à formação do homem virtuoso, como ser moral, político e literário.

         Degeneração do termo humanitas = acontece com o tempo e restringe-se ao estudo das letras e descuido das ciências.

CÍCERO

Roma desenvolvia uma concepção de império formado de vários povos. Não discriminava o vencido e ainda lhe conferia o direito da cidadania romana, em troca do pagamento de impostos. Aliás, uma prática muito comum na época.








                             Os principais representantes Humanistas


CÍCERO








SÊNECA


QUINTILIANO

             A Pedagogia em Roma está voltada para questões práticas. Surge por volta do século I a.C com Cícero, Sêneca e Quintiliano.

 Catão, o antigo (234-149 a.C.): defende a tradição contra o início da influência helênica e o retorno às raízes romanas.

 Varrão (116-27 a.C.): representa a transição pela qual os romanos terminam por aceitar a contribuição grega. Seu trabalho é prático. Escreveu uma enciclopédia didática, em que discute o ensino de gramática e que serve de base para trabalhos posteriores. Compôs sátiras, que orientam o jovem na virtude, com máximas edificantes.

 Cícero (106-43 a.C.): ampliou o vocabulário latino, apoiado na experiência com o grego e na erudição. Valorizou a fundamentação filosófica do discurso, o que o diferencia de seus conterrâneos, tornando-o um dos mais claros representantes da humanitas romana. Compreendia que a educação integral do orador requer cultura geral, formação jurídica, aprendizagem da argumentação filosófica, bem como o desenvolvimento de habilidades literárias e até teatrais, igualmente importantes para o exercício da persuasão. Cícero chegou a ser um dos principais modelos dos pedagogos renascentistas.

 Sêneca (4 a.C.–65): Vê a filosofia como um instrumento capaz de orientar o homem para o bem viver. A filosofia teria a função de ensinar a verdadeira vida humana, que não se confunde com o gozo dos prazeres, voltada que está para o domínio das paixões, já que a felicidade consiste na tranqüilidade da alma. Por isso a educação deve ser prática e vivificada pelo exemplo.

       Sêneca compreende que a educação prepara o homem para o ideal de vida estóico: o domínio dos apetites pessoais. à Enfatiza a formação moral e dá menos importância à retórica. Ocupa-se da psicologia como instrumento para a preservação da individualidade.

 Plutarco (45 – 125): Reconhece a importância da música e da beleza na educação, bem como a formação do caráter.

 Quintiliano (35-95): Foi um dos mais respeitados pedagogos romanos. Lecionou durante 20 anos na escola de retórica, fundada em Roma.

         Quintiliano distancia-se da filosofia, preferindo os aspectos técnicos da educação, sobretudo da formação do orador.

          Valorizava a psicologia como instrumento para conhecer a individualidade do aluno. Não se prendia a discussões teóricas, mas procurava fazer observações técnicas i indicações práticas.

         Sugeriu para iniciação às letras, o ensino simultâneo da leitura e da escrita, criticando as formas vigentes por dificultar a aprendizagem.

        Recomendou alternar trabalho e recreação para que a atividade escolar fosse menos árdua e mais proveitosa.

       Considerava importante que a criança aprendesse em grupo, porque isso favoreceria a competição entre elas, de natureza altamente saudável e estimulante.

         Recomendava a prática dos exercícios físicos, realizada sem exageros.

       Valorizou a busca da clareza, da correção, da elegância e dos clássicos como Homero e Virgílio no estudo de gramática, reconhecendo os aspectos estético, espiritual e ético.

       Destacava a importância da instrução geral e dos exercícios que tornariam a aprendizagem uma segunda natureza.

        Sendo assim, podemos dizer sem nenhuma dúvida, que todos esses formaram e ajudaram com grande contribuição pessoal, para a Pedagogia que conhecemos e que praticamos nos dias de hoje.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.



- Luciene Felix - CONHECIMENTO SEM FRONTEIRAS –

Prof@ de Filosofia e Mitologia Greco-romana



http://www.lucienefelix.blogspot.com/

- PEDAGOGIA ROMANA – MINIWEB CURSOS

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_1/imagens/oratoria1.JPG&imgrefurl=http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_1/teorias.html&usg=__QNU5Qjl_MogRn4hUtuoNeFLC5mY=&h=455&w=387&sz=56&hl=pt-br&start=106&sig2=XcAy-aKNc9DwRG-St7YpuA&zoom=1&tbnid=VCmNRp9SzlOJbM:&tbnh=108&tbnw=92&ei=hdpuTar9BIzogQfLxNxK&prev=/images%3Fq%3DPEDAGOGIA%2BROMANA%26um%3D1%26hl%3Dpt-br%26newwindow%3D1%26sa%3DG%26biw%3D1003%26bih%3D369%26tbs%3Disch:10%2C2735&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=114&vpy=21&dur=2025&hovh=243&hovw=207&tx=103&ty=161&oei=_tduTdi4NsP-8AaG6M2ADw&page=10&ndsp=11&ved=1t:429,r:6,s:106&biw=1003&bih=369

- HUMANITAS – O QUE É? - WIKIPÉDIA

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Comunicação interna e Endomarketing são a mesma coisa?



A comunicação interna trata de dar voz aos públicos internos, entender que eles são sim públicos internos e que eles precisam ser segmentados para a comunicação acontecer efetivamente. Já o endomarketing é a “propaganda da empresa para seus públicos internos”. É diferente vender e entender, impor e dar voz. São ideias contrárias, assim como a comunicação interna e o endomarketing.


Tudo que o receptor entende e compreende da maneira que o emissor quer/precisa é chamado comunicação. Caso isso não aconteça, a comunicação não existe. Logo, é necessário haver a segmentação dos públicos para saber se dirigir a cada um deles de modo que eles entendam exatamente o que se quer dizer.

Dar voz aos públicos internos é essencial para a imagem/reputação de uma organização, pois a legitimação começa de dentro para fora. Se os funcionários (entenda-se todos que estão dentro da organização; todos mesmo) não gostam do modo como são tratados, não sabem como a empresa se posiciona no mercado, não conhecem o ambiente em que ela está inserida, provavelmente não terão uma boa percepção/visão da organização para passarem para os públicos externos.

Não se pode esquecer que tudo que se tem dentro, tudo que é passado para o interior,é automaticamente passado para o exterior,mesmo que inconscientemente.

Alguns funcionários podem não legitimar o endomarketing e passar isso para possíveis futuros clientes – que podem deixar de ser possíveis futuros clientes.
É necessário, para o profissional de comunicação, saber ouvir. Ouvir o que cada segmento dos públicos internos tem a dizer – seja isso positivo ou negativo para a empresa. É uma tarefa árdua, mas só assim haverá a efetiva comunicação interna e a legitimação necessária para a empresa sobreviver no mercado.

Comunicação envolve o vender, porém, sabemos que vender é diferente de ouvir. A comunicação interna vê e entende os funcionários como peças-chave para o crescimento de uma organização. O endomarketing precisa “vender” a empresa para os funcionários como possível forma de legitimação. Ambas são áreas distintas, mas que deveriam andar juntas. O endomarketing funcionaria melhor com os olhares e percepções da comunicação interna.
Artigo escrito por Bruna Lima - gaúcha 19 anos, estudante de Relações Públicas da PUC/RS, apaixonada por moda, design, fotografia e dança.

(Postado no Blog por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial).


sexta-feira, 8 de maio de 2020

"CALÍOPE A MUSA GREGA DA ELOQUÊNCIA"




       

Por Valéria Albuquerque

Este é o "AVATAR" utilizado por mim, símbolo de identificação como Palestrante

Quem foi e qual a importância desta "Musa", para a Grécia na Antiguidade?

“CALÍOPE - A MUSA GREGA DA ELOQUÊNCIA"

O significado de seu nome:

- Calíope - É uma terminologia advinda da etimologia grega, composta de dois elementos:

(KALL) de (KALÓS) = "belo" - (ÓPS) de (OPÓS) = "voz".

O que quer dizer que Calíope é a que tem "uma bela voz". Seu nome tem o significado também, de "formoso rosto".

CALÍOPE foi a musa da Poesia Heroica e da Grande Eloquência. Era uma das mais importantes musas, num total de nove.

Segundo a mitologia grega ela era filha de Júpiter e de Mnemósine ou Memória. As demais musas são:

- CLIO que preside a História;

- EUTERPE a Música;

- TÁLIA a Comédia;

- MELPÓMENE preside a Tragédia;

- TERPSÍCORE a Dança;

- ERATO a Poesia Lírica;

- POLÍMNIA a Retórica;

- URÂNIA a Astronomia.

A mais velha mais sábia e distinta das nove Musas é a Musa da eloquência e da poesia épica ou heroica. Tinha uma linda voz e foi à mãe de Orfeu e Linus com Apolo, das sereias e dos coribantes. Atuou como mediadora na disputa de Adônis entre Perséfone e Afrodite.

Seus símbolos são um pergaminho, tábua de escrever e estilete. É representada ainda, com uma trombeta e poema um épico nas mãos. Sua aparência é de uma mulher jovem. Sob a figura de uma donzela de ar majestoso, coroada de louros e armada de grinaldas, sentada em atitude de meditação e um livro tendo, junto de si, mais três livros: a Ilíada, a Odisseia e a Eneida.

"Musa Calíope" de Cesare Dandini (15951658).
Calíope tinha por missão, inspirar os seres humanos para que estes se tornassem criativos na arte e na ciência.
 
É considerada a mais poderosa de todas as musas, a coroa de ouro em sua cabeça significa segundo Hesíodo, a sua supremacia entre as demais musas.

Camões, autor de “Os Lusíadas”, um dos melhores poemas épicos de todos os tempos, cita a Musa Calíope em um dos mesmos.
Fragmento de “Os Lusíadas” — Camões

“Agora tu, Calíope, me ensina

O que contou ao Rei o ilustre Gama;

Inspira imortal canto e voz divina

Neste peito mortal, que tanto te ama.

Assim o claro inventor da Medicina,

De quem Orfeu pariste, ó linda Dama,

Nunca por Dafne, Clície ou Leucotoe,

Te negue o amor devido, como soe."

 
Se Calíope era portadora de uma voz dotada de califasia, califonia, calirritmia, eloquência, carisma, persuasão e empatia. Não seria exagero dizer que, poderia ser então, associada muito bem, a quem deseja tê-la como referencial e através dela atingir a tão perseguida eloquência poética.


(Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços).

terça-feira, 5 de maio de 2020

Trabalho remoto deve aumentar 30% após crise do coronavírus, afirma professor da FGV


"O home office já se mostrou efetivo. Aliado a isso, você tira carros da rua, você desafoga o transporte público", diz professor André Miceli



Como o modelo de trabalho será impactado e quais oportunidades vão nascer após o coronavírus (COVID-19)? Para responder essas perguntas, o diretor-executivo da Infobase e coordenador do MBA em Marketing e Inteligência de Negócios Digitais da Fundação Getulio Vargas, André Miceli, desenvolveu o estudo "Tendências de Marketing e Tecnologia 2020: Humanidade redefinida e os novos negócios".

Segundo André Miceli, o home office deve crescer 30% após a crise do coronavírus e é fundamental que os líderes de negócios pensem, testem e compreendam que a tecnologia é, cada vez mais, um ativo humano. O especialista cita como exemplos, o e-commerce e o ensino à distância, que em geral, devem crescer 30% e 100%, respectivamente.

"Diante desse novo cenário, torna-se necessário entender que o passado não é mais um guia para o futuro. O primeiro passo para navegar em um ambiente de mudança é elaborar uma estratégia de crise para resolver prioridades, depois preparar uma estratégia de recuperação e esboçar uma estratégia pós-crise", explica o especialista.

O que muda nas relações de trabalho?
Miceli ressalta que a adoção emergencial do home office foi a principal delas e com isso as culturas organizacionais e estruturais tendem a mudar. Para ele, a modalidade é um caminho sem volta.

"O home office já se mostrou efetivo. Aliado a isso, você tira carros da rua, você desafoga o transporte público, você mobiliza a economia de outra forma. E você faz com que as pessoas tenham mais tempo para cuidar da saúde delas e que elas possam usufruir de coisas que lhe dão prazer. Sem que você tenha uma redução das entregas e do faturamento", ressalta o professor da FGV.

Ferramentas para enfrentar a crise?
Em um momento de instabilidade, como o da pandemia, é preciso ser flexível com estruturas e modelos corporativos para prosperar. Portanto, a comunicação, de acordo com ele, deve ser centralizada em canais específicos para que instruções claras sobre procedimentos continuem na rotina dos clientes, consumidores e colaboradores.

"A adoção de metodologias ágeis também permite uma resposta mais rápida aos novos desafios do dia a dia. O processo de análise, reorganização e tomada de decisão precisa acompanhar o ritmo das mudanças", destaca André Miceli.

Novas fontes de receita
Nesse cenário, o diretor da Infobase afirma que ter uma reserva de patrimônio será muito importante, porém, não é possível medir quando a situação econômica estará restabelecida.

"Por isso, é importante que as empresas busquem novas fontes de receita, principalmente as que gerem maior liquidez, para conseguir direcionar investimento de forma ágil para as áreas da empresa mais afetadas e deficitárias", alerta André Miceli.

 Fonte:Site administradores.com.br

https://administradores.com.br/noticias/trabalho-remoto-deve-aumentar-30-ap%C3%B3s-crise-do-coronav%C3%ADrus-afirma-professor-da-fgv

(Postado por Valéria Albuquerque da Silva - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços)



sábado, 21 de março de 2020

SOLIDARIZAMOS COM O MUNDO - SÓ EM DEUS HÁ CURA, SÓ EM JESUS CRISTO HÁ SALVAÇÃO!!!!


        A REAL CONSULTORIA E SERVIÇOS,    VEM A PÚBLICO SE SOLIDARISAR AO MUNDO E A TODOS OS POVOS E NAÇÕES QUE NELE HABITAM.

        EM VIRTUDE DA PANDEMIA GLOBAL DE COVID-19 (CORONAVÍRUS), COLOCA-SE EM ORAÇÃO PELAS VIDAS DE TODOS NÓS, CLAMANDO AO SENHOR QUE TENHA MISERICÓRDIA DA HUMANIDADE!

     

  TENHAMOS FÉ EM DEUS, POIS SOMENTE ELE,  PODERÁ NOS SALVAR DE TODO ESSE MAL! 
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10

  EM NOME DE SEU FILHO AMADO O NOSSO SENHOR E SALVADOR JESUS CRISTO!!!!!

Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10
Daniel, pois, quando soube que o edito estava assinado, entrou em sua casa (ora havia no seu quarto janelas abertas do lado de Jerusalém), e três vezes no dia se punha de joelhos, e orava, e dava graças diante do seu Deus, como também antes costumava fazer.

Daniel 6:10



 



       COLOCAMOS AQUI TAMBÉM, AS RECOMENDAÇÕES FEITAS PELO MINISTÉRIO DA SAÚDE, QUE SEGUEM ABAIXO:

coronavirus saiba mais sobre a doenca virus

O que é coronavírus? (COVID-19)

Coronavírus é uma família de vírus que causam infecções respiratórias. O novo agente do coronavírus foi descoberto em 31/12/19 após casos registrados na China. Provoca a doença chamada de coronavírus (COVID-19).
Os primeiros coronavírus humanos foram isolados pela primeira vez em 1937. No entanto, foi em 1965 que o vírus foi descrito como coronavírus, em decorrência do perfil na microscopia, parecendo uma coroa.
A maioria das pessoas se infecta com os coronavírus comuns ao longo da vida, sendo as crianças pequenas mais propensas a se infectarem com o tipo mais comum do vírus. Os coronavírus mais comuns que infectam humanos são o alpha coronavírus 229E e NL63 e beta coronavírus OC43, HKU1...

O que você precisa saber e fazer.
Como prevenir o contágio:


  • Lave as mãos com água e sabão ou use álcool em gel.

  • Cubra o nariz e boca ao espirrar ou tossir.

  • Evite aglomerações se estiver doente.

  • Mantenha os ambientes bem ventilados.

  • Não compartilhe objetos pessoais.

     

    QUE DEUS TENHA MISERICÓRDIA DE NÓS!!!!!!

     

    (Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).