Se o streaming realiza o download instantâneo de dados para você assistir ou escutar um arquivo sem precisar baixá-lo, o live streaming é o uso desta tecnologia para transmissões ao vivo online.
Sim, simples assim. Live streaming nada mais é do que uma transmissão de dados ao vivo via internet ou rede de computadores. No caso, de dados de vídeos ou apenas de áudio.
Por meio do live streaming, os dados gravados são transmitidos em tempo real aos dispositivos conectados. Dessa forma, uma boa conexão de internet é ainda mais fundamental. No caso do streaming, se a conexão é interrompida temporariamente, o vídeo ou áudio pode ser carregado e reproduzido novamente em seguida.
Já no caso do live streaming, se a conexão for interrompida, você não consegue mais retornar ao trecho em que estava. A não ser que a gravação seja disponibilizada posteriormente.
Atualmente, existe uma grande variedade de plataformas gratuitas e profissionais que oferecem serviços de live streaming. De redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube as empresas especializadas em transmissões ao vivo online há um grande investimento; crescente neste recurso.
Mas temos que voltar algumas décadas no tempo para conhecer os primeiros usos do live streaming.
A história do live streaming
A primeira realização de um live streaming aconteceu em 1993 pela banda de garagem Severe Tire Damage. Formada por profissionais de empresas de tecnologia de Palo Alto, na Califórnia, a banda transmitiu um pequeno show realizado no Centro de Pesquisa da Xerox e se tornou a pioneira no live streaming. Um ano depois, o Severe Tire Damage abriu o primeiro show de uma grande banda transmitido pela internet: nada menos do que o Rolling Stones.
Em 1995, a empresa RealNetworks transmitiu pela primeira vez um jogo de beisebol, entre o New York Yankees e o Seattle Mariners. No mesmo ano, houve a primeira transmissão via internet de um evento inteiro, o Word Magazine, somente em formato de áudio (podcast).
Devido às grandes dificuldades tecnológicas e instabilidades da internet na época, os esforços se concentravam em capturas de áudios. Isso fez com que os podcasts e rádios online fossem os primeiros a se desenvolverem, pois exigiam uma capacidade muito inferior de dados
A popularização do live streaming teve que esperar pelo desenvolvimento da internet e serviços de banda larga. Esta disseminação começou mais forte apenas em 2005, com o lançamento do YouTube.
Em 2011, o YouTube implementou sua ferramenta de live streaming para os usuários. Este movimento foi acompanhado pelo surgimento de várias outras ferramentas, como Periscope e Facebook (2015), Twitter e Instagram (2016).
Por que usar a tecnologia live streaming?
Como vimos no início deste post, o live streaming não é uma tendência passageira. É um mercado que está em pleno crescimento, assim como o de vídeos online em geral. Porém, o live streaming traz muitos outros benefícios que só uma interação ao vivo pode proporcionar.
Seja com lives simples direto do seu smartphone ou com uma produção profissional e de qualidade, as transmissões ao vivo online chegaram para ficar e potencializar a relação entre empresas ou influenciadores digitais e seu público.
E agora que você já sabe um pouco mais da história do live streaming, chegou a hora de saber as vantagens ao investir em uma produção ao vivo.
Aproxime as pessoas com o live streamingO live streaming é usado para aproximar as pessoas e amplificar mensagens. Costuma-se dizer que o live streaming é o mais próximo que temos do teletransporte. Afinal, por meio desta tecnologia, você consegue captar e compartilhar o agora, bem no momento em que tudo acontece.
Todos sabemos que nenhuma gravação substitui a experiência de participar de um acontecimento em tempo real. E o live streaming permite que esses momentos únicos sejam divididos com o maior número de pessoas, rompendo as barreiras geográficas.
No caso de empresas, isso pode fazer toda a diferença na hora de criar uma estratégia de divulgação da marca ou aumentar a audiência de um evento, por exemplo. Além de se tornar mais próximas de seu público, as empresas também podem aproveitar as transmissões ao vivo online para integrar colaboradores das mais diferentes localidades.
A nossa próxima postagem aqui, será; explicando um pouco o que é STREAMING . Então fiquem atentos ao nosso Blog e as divulgações de nossa postagens em nossa mídias sociais!Até breve!Abraço!
(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.
Atenciosamente,
Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.