Se você acessou a internet em seus primórdios, deve ter claramente na memória aquela clássica experiência de baixar arquivos de vídeo ou áudio. Aguardar a internet discada funcionar, esperar longas horas (ou até dias), para finalmente ter o arquivo em seu computador.
Durante anos, essa foi a única forma acessível de consumir áudio e vídeo pela internet. Até que o avanço da banda larga permitiu a expansão de uma tecnologia que já existia, mas que era pouco usada justamente pela baixa velocidade da internet: o streaming.
Streaming é uma forma de transmissão de som e imagem através de uma rede qualquer de computadores. Ele foi criado para não ser necessário efetuar downloads de arquivos para consumir áudio e vídeo no computador. Com esta tecnologia, a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário.
Para explicar melhor, ao invés de ter que esperar o arquivo ser baixado por completo para você poder assisti-lo ou escutá-lo, os dados são baixados instantaneamente conforme o arquivo vai sendo executado. Esses dados são armazenados temporariamente e, depois, deletados do equipamento.
Pelo seu funcionamento, “streaming” pode ser entendido em português como fluxo de mídia. É uma tecnologia que abriu portas para o surgimento do YouTube e de tantas outras plataformas de áudio e vídeo que nos oferecem a possibilidade de consumir arquivos de mídia quando quisermos, de onde estivermos.
Já ouviu falar em live streaming? E ainda não sabe muito bem do que se trata? Você está prestes a conhecer mais sobre uma tecnologia que não apenas mudou o mercado de vídeos online, como também está sendo cada vez mais utilizada por pessoas e empresas dos mais diferentes setores em todo o mundo.
Estudo da empresa Cisco prevê que, globalmente, o live streaming deve crescer 15 vezes até 2021. Já dá para perceber que, mais que uma tendência, esta tecnologia está em plena fase de crescimento e consolidação.
E como sabemos disso?
Estão acontecendo milhares de transmissões ao vivo online profissionais realizadas para empresas e eventos. Então decidimos escrever essa postagem para falar sobre live streaming, desde o que é até dicas para sua produção.
Você sabe o que é streaming?
Se você acessou a internet em seus primórdios, deve ter claramente na memória aquela clássica experiência de baixar arquivos de vídeo ou áudio. Aguardar a internet discada funcionar, esperar longas horas (ou até dias), para finalmente ter o arquivo em seu computador.
Durante anos, essa foi a única forma acessível de consumir áudio e vídeo pela internet. Até que o avanço da banda larga permitiu a expansão de uma tecnologia que já existia, mas que era pouco usada justamente pela baixa velocidade da internet: o streaming.
A Streaming é uma forma de transmissão de som e imagem através de uma rede qualquer de computadores. Ele foi criado para não ser necessário efetuar downloads de arquivos para consumir áudio e vídeo no computador. Com esta tecnologia, a máquina recebe as informações ao mesmo tempo em que as repassa ao usuário.
Para explicar melhor, ao invés de ter que esperar o arquivo ser baixado por completo para você poder assisti-lo ou escutá-lo, os dados são baixados instantaneamente conforme o arquivo vai sendo executado. Esses dados são armazenados temporariamente e, depois, deletados do equipamento.
Pelo seu funcionamento, “streaming” pode ser entendido em português como fluxo de mídia. É uma tecnologia que abriu portas para o surgimento do YouTube e de tantas outras plataformas de áudio e vídeo que nos oferecem a possibilidade de consumir arquivos de mídia quando quisermos, de onde estivermos.
E foi então que chegou a vez de um “produto” do streaming brilhar no mercado: o live streaming.
O que é live streaming?Se o streaming realiza o download instantâneo de dados para você assistir ou escutar um arquivo sem precisar baixá-lo, o live streaming é o uso desta tecnologia para transmissões ao vivo online.
Sim, simples assim. Live streaming nada mais é do que uma transmissão de dados ao vivo via internet ou rede de computadores. No caso, de dados de vídeos ou apenas de áudio.
Por meio do live streaming, os dados gravados são transmitidos em tempo real aos dispositivos conectados. Dessa forma, uma boa conexão de internet é ainda mais fundamental. No caso do streaming, se a conexão é interrompida temporariamente, o vídeo ou áudio pode ser carregado e reproduzido novamente em seguida.
Já no caso do live streaming, se a conexão for interrompida, você não consegue mais retornar ao trecho em que estava. A não ser que a gravação seja disponibilizada posteriormente.
Atualmente, existe uma grande variedade de plataformas gratuitas e profissionais que oferecem serviços de live streaming. De redes sociais como Facebook, Instagram e YouTube essas empresas especializadas em transmissões ao vivo online. Tem havido um investimento crescente neste recurso.
Mas temos que voltar algumas décadas no tempo para conhecer os primeiros usos do live streaming.
A HISTÓRIA DO LIVE STREAMING
A primeira realização de um live streaming aconteceu em 1993 pela banda de garagem Severe Tire Damage. Formada por profissionais de empresas de tecnologia de Palo Alto, na Califórnia, a banda transmitiu um pequeno show realizado no Centro de Pesquisa da Xerox e se tornou a pioneira no live streaming. Um ano depois, o Severe Tire Damage abriu o primeiro show de uma grande banda transmitido pela internet: nada menos do que o Rolling Stones.
Em 1995, a empresa RealNetworks transmitiu pela primeira vez um jogo de beisebol, entre o New York Yankees e o Seattle Mariners. No mesmo ano, houve a primeira transmissão via internet de um evento inteiro, o Word Magazine, somente em formato de áudio (podcast).
Devido às grandes dificuldades tecnológicas e instabilidades da internet na época, os esforços se concentravam em capturas de áudios. Isso fez com que os podcasts e rádios online fossem os primeiros a se desenvolverem, pois exigiam uma capacidade muito inferior de dados.
A popularização do live streaming teve que esperar pelo desenvolvimento da internet e serviços de banda larga. Esta disseminação começou mais forte apenas em 2005, com o lançamento do YouTube.
Em 2011, o YouTube implementou sua ferramenta de live streaming para os usuários. Este movimento foi acompanhado pelo surgimento de várias outras ferramentas, como Periscope e Facebook (2015), Twitter e Instagram (2016).
Por que usar a tecnologia live streaming?
Como vimos no início deste post, o live streaming não é uma tendência passageira. É um mercado que está em pleno crescimento, assim como o de vídeos online em geral. Porém, o live streaming traz muitos outros benefícios que só uma interação ao vivo pode proporcionar.
Seja com lives simples direto do seu smartphone ou com uma produção profissional e de qualidade, as transmissões ao vivo online chegaram para ficar e potencializar a relação entre empresas ou influenciadores digitais e seu público.
E agora que você já sabe um pouco mais da história do live streaming, chegou a hora de saber as vantagens ao investir em uma produção ao vivo.
APROXIME AS PESSOAS COM O LIVE STREAMING
O live streaming é usado para aproximar as pessoas e amplificar mensagens. Costumamos dizer que o live streaming é o mais próximo que temos do teletransporte. Afinal, por meio desta tecnologia, você consegue captar e compartilhar o agora, bem no momento em que tudo acontece.
Todos sabemos que nenhuma gravação substitui a experiência de participar de um acontecimento em tempo real. E o live streaming permite que esses momentos únicos sejam divididos com o maior número de pessoas, rompendo as barreiras geográficas.
No caso de empresas, isso pode fazer toda a diferença na hora de criar uma estratégia de divulgação da marca ou aumentar a audiência de um evento, por exemplo. Além de se tornar mais próximas de seu público, as empresas também podem aproveitar as transmissões ao vivo online para integrar colaboradores das mais diferentes localidades.
O engajamento no live streaming
O engajamento do público é um dos maiores diferenciais do live streaming em relação ao conteúdo gravado. Basta imaginar o que acontece nas duas situações para ter esse cenário mais claro.
Quando você acessa um texto, podcast, vídeo ou qualquer conteúdo que já tenha sido produzido e publicado, você até pode deixar comentários na página. Talvez o criador do conteúdo ou outro usuário responda ao seu comentário, mas não há uma interação instantânea.
O live streaming, por sua vez, permite que essa comunicação aconteça em tempo real. Enquanto você está transmitindo seu vídeo, os espectadores podem conversar no mesmo instante pelo chat e enviar perguntas – que você também pode responder ao vivo.
É um diálogo que não apenas aproxima o público, como mencionamos anteriormente, mas também aumenta seu engajamento. Uma experiência como essa humaniza marcas, gera identificação e torna os consumidores mais propensos a compartilhar e recomendar um produto ou empresa.
Um levantamento do Facebook apurou que as lives feitas na rede social recebem 10 vezes mais comentários do que os vídeos gravados. Já pensou ter tantas interações assim torno de sua mensagem? Imagina só o que uma ação de live streaming pode fazer para incrementar suas estratégias de marketing e vendas!
A Saraiva alcançou um resultado excelente de engajamento na transmissão ao vivo do lançamento de um livro. Confira!
Economia de recursos
Se você organiza eventos internos ou externos em sua empresa, sabe bem como é um desafio se virar com todos os custos envolvidos. São muitos gastos com infraestrutura, aluguel de espaço, serviços, coffee break, transporte e todo um planejamento que demanda tempo e dinheiro.
Quanto maior o público do evento, maior esse desafio. A tecnologia live streaming aparece nesse contexto como um recurso muito interessante para reduzir custos em eventos presenciais.
Ao invés de alugar um espaço maior, você pode considerar um público presencial mais restrito e trazer outras pessoas ao evento via internet. Com a transmissão ao vivo, esqueça de orçamentos altos com passagens aéreas, transporte, buffet e outros itens para a acomodação dos convidados.
É a forma ideal de ampliar o público de seu evento e o alcance de sua mensagem com custos menores. E mais: com um serviço profissional de live streaming, você consegue realizar uma transmissão personalizada. Escolha o layout e a definição de acesso que preferir e faça uma live com qualidade e segurança.
O MMA Mobile Marketing Association conseguiu ampliar a capacidade de seu evento por meio da transmissão ao vivo.
Monetizar transmissões live streaming
Se o seu intuito é ganhar dinheiro com vídeos online, o live streaming também pode ser um grande aliado. Plataformas profissionais de live streaming também oferecem diferentes formas de monetização para transmissões ao vivo.
E que tal realizar uma ação de live shopping, com vendas de produtos em tempo real? Apresente seus produtos ao vivo, responda dúvidas dos consumidores e disponibilize links diretamente para a página de vendas do seu e-commerce.
O SBT expandiu o público e a receita do espetáculo “Carrossel” com uma transmissão ao vivo via pay-per-view.
Live streaming para captura de leads
Algumas empresas já estão descobrindo o poder das transmissões ao vivo como ferramenta de captura de leads.
Eles só precisam informar nome, e-mail, telefone, empresa ou outras informações a critério do autor da live para assistir à transmissão. E pronto! Você consegue uma base de leads completa com as informações de sua preferência.
Usar a tecnologia live streaming como estratégia de isca digital é uma forma eficaz de conseguir leads em poucos minutos. É uma ferramenta que agrega bastante às estratégias de inbound marketing das empresas, que podem encaminhar promoções de forma segmentada.
O Trello transformou a live de um evento em uma fonte de leads.
Quais as principais aplicações do live streaming?
Você pode utilizar o live streaming para diversas finalidades. Tudo depende do objetivo da sua ação e do público que você pretende atingir. Fizemos uma seleção das aplicações mais comuns para você se inspirar!
- Gerar interações com seu público em tempo real.
- Vender, fazer demonstrações ou divulgar produtos ao vivo (live shopping).
- Realizar webinars e transmitir palestras e workshops.
- Realizar ações de comunicação interna em empresas.
- Ampliar a audiência de eventos e shows.
- Transmitir eventos esportivos.
- Transmitir videoaulas ao vivo.
- Transmitir cultos e eventos religiosos.
O que eu preciso para fazer uma live?
Se você busca fazer uma transmissão ao vivo simples, você só precisa de um smartphone. Isso mesmo! Utilizando apenas a câmera do seu celular e um bom sinal de internet, você já consegue fazer uma live em redes sociais como Facebook, YouTube e Instagram.
No entanto, se você precisa de uma boa qualidade de imagem, segurança de conteúdo ou mesmo recursos mais avançados, a melhor solução é procurar uma empresa especializada em live streaming.
Ao realizar sua live em uma plataforma profissional, você tem acesso a ferramentas que as redes sociais não oferecem. Monetização, personalização de tela, restrições de acesso e outros recursos fazem a diferença para quem deseja ir além da informalidade das redes sociais.
Uma transmissão ao vivo profissional requer também equipamentos de ponta e uma equipe especializada. Imagina se você tivesse apenas um celular para transmitir um grande evento ao vivo? Imagem granulada, baixa iluminação, som estourando… tudo pode acontecer! Veja o que é preciso para fazer a produção de uma live com qualidade.
Câmera
É necessário que você consiga conectar a câmera no computador que será o responsável pela transmissão. Por isso, indicamos o uso de uma câmera digital com entrada para cabo Wirefire ou HDMI. Uma webcam também funciona para lives, apesar de não ter a mesma qualidade que uma câmera digital.
Computador com acesso à internet e placa de captura de vídeo
Caso opte por não utilizar uma webcam, mas sim uma câmera com entrada Wirefire ou HDMI, é necessário que o computador tenha uma placa de captura de vídeo.
As placas de captura de vídeo são usadas para que as imagens gravadas pela sua câmera digital sejam reconhecidas pelo computador. A maioria das placas de captura de vídeo são instaladas em um slot de expansão na placa-mãe do seu computador PCI ou PCI-Express.
Importante: Sugerimos que o computador usado esteja integralmente dedicado à transmissão e com acesso à internet – preferencialmente, ligado com cabo de rede. Para garantir a qualidade de transmissão, é necessária uma taxa de upload mínima, que pode variar de acordo com as dimensões e qualidade do que você precisa transmitir.
Placa de áudio
A placa de áudio é responsável por fazer a conversão dos sinais analógicos dos microfones em sinais digitais, para reprodução no computador. É a mesma funcionalidade das placas de captura de vídeo, citadas anteriormente – mas, ao invés de converter o sinal de câmeras, convertem o sinal de microfones.
Microfone
É muito importante, que você tenha uma boa captura de áudio para garantir mais qualidade a sua transmissão. Por isso, um microfone é essencial para que a mensagem seja passada claramente, sem ruídos e em alto e bom som. Pode ser um microfone de lapela, de chão, de mão ou o modelo de sua preferência.
E se eu quiser usar mais de uma câmera em minha live?
Neste caso, você precisará de um switcher ou mixer de vídeo. Por meio deste equipamento, você consegue controlar quais câmeras estão transmitindo a imagem no momento e fazer a troca entre elas ao vivo.
Quais os principais fatores que podem atrapalhar um live streaming?
Os maiores desafios do live streaming estão relacionados à qualidade da transmissão. Muitos fatores podem ser responsáveis por essa interferência. Os principais são:
Instabilidade da internet
Para realizar um live streaming, é essencial ter uma banda larga de qualidade. Sabe a internet de 5 MB que temos em casa? Então, esta é a taxa de download. Você precisa, na verdade, descobrir qual é a taxa de upload. Uma boa taxa de upload para transmissões ao vivo é em torno de 3 MB.
Para você descobrir qual é a sua acesse: http://www.speedtest.net/pt/
Qualidade de imagem das câmeras para captura
Ter uma boa qualidade de imagem é essencial para deixar sua live mais profissional. Mas, se você não tem equipamentos, não se preocupe. Com uma webcam e bastante criatividade, é possível fazer um bom trabalho.
Dicas para a produção de live streaming
Escolha lugares preferencialmente iluminados
Caso você não tenha equipamentos de iluminação, escolher locais bem iluminados é uma boa saída, sobretudo para webinars ou eventos similares. Se você for aproveitar a luz natural, prefira dias nublados, sem que o sol esteja batendo diretamente no rosto. Evite ficar contra a luz.
Ter microfones para captura de áudio
É primordial a preocupação com a qualidade do vídeo. Mas outro fator que compromete a qualidade da live é a captura do som. Para melhorar consideravelmente a captura de som, invista em um microfone que seja o mais adequado para o seu tipo de produção.
Invista na qualidade do conteúdo
Existe uma variedade muito grande de produção de lives e vídeos ocorrendo a todo momento. Para que o seu conteúdo se destaque em meio a tantas opções, é necessário que você crie conteúdos que não apenas sejam de qualidade, mas que também tenham busca e atraiam o interesse de quem você deseja impactar.
Por isso, seja criativo, busque referências, crie conteúdos sobre temas em alta e divulgue nos canais corretos.
Siga um roteiro
Como estará falando com as pessoas em tempo real, se não tiver um roteiro bem definido, você corre riscos de se perder no meio do discurso.
Antes de começar sua live, garanta que você tenha em mente toda a sequência e os tópicos que vai abordar. Vale dar uma ensaiada antes – quanto mais praticar, mais natural será sua fala.
Divulgue sua live
Se você quer se destacar a audiência da sua live, divulgue-a das mais diferentes formas. Faça com que as pessoas saibam da realização de sua transmissão ao vivo e convide o público para assistir.
Para isso, utilize suas redes sociais, base de dados para disparos de e-mails ou, ainda, a estrutura de divulgação do seu evento físico (se houver), como assessoria de imprensa, rede de influenciadores digitais, anúncios e outros.
Conheça os benefícios de um live streaming profissional
Como você pode perceber, realizar um live streaming profissional exige equipamentos de ponta e uma equipe especializada.
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(Postado por Valéria Albuquerque – Pedagoga e Consultora Empresarial – Real Consultoria e Serviços).
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