VOCÊ SABE O QUE FAZ UM HEADHUNTER?
Significado: Headhunter ou caça-talentos Ele é responsável por buscar profissionais talentosos para ocuparem cargos importantes nas empresas, também é uma pessoa ou um grupo de pessoas ou empresas especializadas na procura de profissionais talentosos ou gestores de topo. A remuneração de um headhunter é geralmente uma percentagem do salário anual inicial do indivíduo recrutado. A sua participação nos processos de recrutamento pode ser importante quer para o candidato, quer para a empresa recrutadora, pela análise e identificação concreta das necessidades desta última.
Headhunter faz o levantamento das necessidades da vaga e do perfil que o profissional precisa ter para ocupá-la. Depois ele identifica candidatos potenciais, realiza o processo de seleção e faz um parecer de cada candidato para ser entregue ao seu cliente, a empresa. Além disso, o headhunter também assessora seu cliente no processo de negociação com os candidatos.
Normalmente estes profissionais possuem bons contatos e sabem onde estão as melhores posições em aberto, por isso, para quem está buscando um novo emprego é interessante ter headhunters em sua rede de relacionamento. Mas é importante frisar que os headhunters trabalham para pessoas jurídicas e não físicas. Por isso, ele não é um consultor de carreira, ele está à serviço da empresa.
Os headhunters são os profissionais especializados em encontrar talentos com as características que o perfil do cliente, da empresa precisa. Eles são os caça-talentos das empresas. Geralmente, esse processo de encontrar essas pessoas é feito de forma sigilosa, por se tratar de funcionários estratégicos. E, para conseguir esses perfis, os headhunters geralmente mapeiam o que está acontecendo no mercado. É preciso ser proativo e não depender apenas da demanda do cliente, mantendo contato com líderes de opinião, conhecendo as empresas para entender a cultura e a visão delas e inclusive, acompanhando a evolução de algum profissional. O importante é criar e manter contatos.
Quer saber como se tornar interessante para um headhunter? Então aí vão algumas dicas:
- Invista em uma boa formação acadêmica;
- Experiência no mercado sempre conta muito;
- Boa atuação no emprego atual;
- Fluência em idiomas;
Manter-se atualizado, com cursos de especialização, por exemplo, é uma boa maneira de demonstrar o interesse de se preparar para o mercado.
Para ser abordado por um headhunter também é preciso ter visibilidade, com uma boa rede de contatos. O próprio Linkedin é uma ótima maneira de fazer isso.
Atualmente, vemos uma mudança nas relações de trabalho. O trabalhador ideal é aquele que sabe o que quer e alia essas vontades à cultura e ao objetivo da empresa. As companhias querem hoje pessoas que podem fazer mais que o esperado, que saibam pensar fora da caixa. Pró-atividade, dinamismo, empreendedorismo, consciência dos objetivos profissionais.
Essas são apenas algumas das características que os headhunters procuram nos profissionais. Muitas vezes, as empresas procuram perfis e competências técnicas mais específicas, mas existem casos em que um perfil diferente, até mesmo com experiência em outras áreas de atuação, pode ser sugestão oferecida aos clientes por esses caça-talentos. Isso acontece porque as empresas, além de contatarem potenciais profissionais, também costumam fazer consultorias de mercado para identificar o tipo de profissional que as companhias necessitam e buscá-lo no mercado.
Mas, não pense que é só porque os headhunters correm atrás dos profissionais que você pode ficar parado, esperando de braços cruzados pela oportunidade da sua vida. Afinal, uma boa colocação só é conseguida através de esforço, estudo e renúncias. Um bom começo é ter um bom currículo, com objetividade, linguagem simples e destacando os seus objetivos profissionais. Depois de pronto, coloque-o em evidência.
Encaminhe para as principais consultorias, mesmo que elas atuem em diferentes faixas profissionais, coloque-o também num banco de currículos na internet, participe de fóruns e palestras. O importante é se mostrar e fazer com que você apareça. No mais, boa sorte e muito sucesso!
(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por gentileza, faça comentários inerentes as postagens. Que sejam palavras com o objetivo de nos ajudar a melhorar nosso conteúdos, de forma que todos possam compreender e serem beneficiados pelas mesmas.
Atenciosamente,
Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.