Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

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"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

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(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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sexta-feira, 18 de março de 2011

"A Pedagogia e a Educação Romana"

"a pedagogia na antiguidade e a educação romana"

Autor: Real Consultoria & Serviços

A PEDAGOGIA NA ANTIGUIDADE E A EDUCAÇÃO ROMANA

A PEDAGOGIA

Nas sociedades escravistas de Roma e Grécia o trabalho manual era desvalorizado, enquanto que o intelectual constituía num privilégio da aristocracia. Assim: os Educadores da época buscavam formar o homem racional, que fosse capaz de pensar corretamente e se expressar de forma convincente. Se tornando assim num modelo adequado à elite dirigente
Enquanto que na Pedagogia Grega havia uma valorização da visão filosófica sistematizada ou o predomínio da retórica, em Roma, a reflexão filosófica não merecia uma atenção de maneira sistemática, onde os romanos adotam uma postura mais pragmática, voltada para o cotidiano, para a ação política e não para a contemplação e teorização do mundo (isso denota o domínio da retórica sobre a filosofia).

O que era A Humanitas?

A Humanitas – palavra era usada por Cícero para descrever a formação de um falante ideal (orador), que ele julgava que deveria ser educado para possuir um conjunto de virtudes do caráter apropriado para uma vida ativa de serviço público; estas incluem um fundo de aprendizagem adquirida com o estudo das litterae bonae ("boas letras", ou seja, a literatura clássica, especialmente a poesia), que também seria uma fonte de cultivo contínuo e prazer no lazer e aposentadoria, a juventude e a velhice, bem e mal, boa sorte.

Humanitas: Significa uma Cultura Universalizada. Equivale à Paidéia, distingue-se dela por se tratar de uma cultura predominantemente humanística e, sobretudo cosmopolita e universal, buscando aquilo que caracteriza o homem, em todos os tempos e lugares. Concepção que não se restringe ao ideal de homem sábio, mas se estende à formação do homem virtuoso, como ser moral, político e literário.

Degeneração do termo humanitas = acontece com o tempo e restringe-se ao estudo das letras e descuido das ciências.

Roma desenvolvia uma concepção de império formado de vários povos. Não discriminava o vencido e ainda lhe conferia o direito da cidadania romana, em troca do pagamento de impostos. Aliás, uma prática muito comum na época.

Os principais representantes Humanistas

CÍCERO SÊNECA QUINTILIANO

A Pedagogia em Roma está voltada para questões práticas. Surge por volta do século I a.C com Cícero, Sêneca e Quintiliano.

  • Catão, o antigo (234-149 a.C.): defende a tradição contra o início da influência helênica e o retorno às raízes romanas.
  • Varrão (116-27 a.C.): representa a transição pela qual os romanos terminam por aceitar a contribuição grega. Seu trabalho é prático. Escreveu uma enciclopédia didática, em que discute o ensino de gramática e que serve de base para trabalhos posteriores. Compôs sátiras, que orientam o jovem na virtude, com máximas edificantes.
  • Cícero (106-43 a.C.): ampliou o vocabulário latino, apoiado na experiência com o grego e na erudição. Valorizou a fundamentação filosófica do discurso, o que o diferencia de seus conterrâneos, tornando-o um dos mais claros representantes da humanitas romana. Compreendia que a educação integral do orador requer cultura geral, formação jurídica, aprendizagem da argumentação filosófica, bem como o desenvolvimento de habilidades literárias e até teatrais, igualmente importantes para o exercício da persuasão. Cícero chegou a ser um dos principais modelos dos pedagogos renascentistas.
  • Sêneca (4 a.C.–65): Vê a filosofia como um instrumento capaz de orientar o homem para o bem viver. A filosofia teria a função de ensinar a verdadeira vida humana, que não se confunde com o gozo dos prazeres, voltada que está para o domínio das paixões, já que a felicidade consiste na tranqüilidade da alma. Por isso a educação deve ser prática e vivificada pelo exemplo.

Sêneca compreende que a educação prepara o homem para o ideal de vida estóico: o domínio dos apetites pessoais. à Enfatiza a formação moral e dá menos importância à retórica. Ocupa-se da psicologia como instrumento para a preservação da individualidade.

  • Plutarco (45 – 125): Reconhece a importância da música e da beleza na educação, bem como a formação do caráter.
  • Quintiliano (35-95): Foi um dos mais respeitados pedagogos romanos. Lecionou durante 20 anos na escola de retórica, fundada em Roma.

Quintiliano distancia-se da filosofia, preferindo os aspectos técnicos da educação, sobretudo da formação do orador.

Valorizava a psicologia como instrumento para conhecer a individualidade do aluno. Não se prendia a discussões teóricas, mas procurava fazer observações técnicas i indicações práticas.

Sugeriu para iniciação às letras, o ensino simultâneo da leitura e da escrita, criticando as formas vigentes por dificultar a aprendizagem.

Recomendou alternar trabalho e recreação para que a atividade escolar fosse menos árdua e mais proveitosa.

Considerava importante que a criança aprendesse em grupo, porque isso favoreceria a competição entre elas, de natureza altamente saudável e estimulante.

Recomendava a prática dos exercícios físicos, realizada sem exageros.
Valorizou a busca da clareza, da correção, da elegância e dos clássicos como Homero e Virgílio no estudo de gramática, reconhecendo os aspectos estético, espiritual e ético.

Destacava a importância da instrução geral e dos exercícios que tornariam a aprendizagem uma segunda natureza.

Sendo assim, podemos dizer sem nenhuma dúvida, que todos esses formaram e ajudaram com grande contribuição pessoal, para a Pedagogia que conhecemos e que praticamos nos dias de hoje.

Referências Bibliográficas:

ARANHA, Maria Lúcia. História da Educação. 2. ed. rev. e atual. São Paulo: Moderna, 1996.

- PEDAGOGIA ROMANA – MINIWEB CURSOS

http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_1/imagens/oratoria1.JPG&imgrefurl=http://www.miniwebcursos.com.br/curso_aprender/modulos/aula_1/teorias.html&usg=__QNU5Qjl_MogRn4hUtuoNeFLC5mY=&h=455&w=387&sz=56&hl=pt-br&start=106&sig2=XcAy-aKNc9DwRG-St7YpuA&zoom=1&tbnid=VCmNRp9SzlOJbM:&tbnh=108&tbnw=92&ei=hdpuTar9BIzogQfLxNxK&prev=/images?q=PEDAGOGIA+ROMANA&um=1&hl=pt-br&newwindow=1&sa=G&biw=1003&bih=369&tbs=isch:10,2735&um=1&itbs=1&iact=hc&vpx=114&vpy=21&dur=2025&hovh=243&hovw=207&tx=103&ty=161&oei=_tduTdi4NsP-8AaG6M2ADw&page=10&ndsp=11&ved=1t:429,r:6,s:106&biw=1003&bih=369

- HUMANITAS – O QUE É? - WIKIPÉDIA

http://translate.google.com.br/translate?hl=pt-br&sl=en&u=http://en.wikipedia.org/wiki/Humanitas&ei=IsRuTf-FOIKdlgeLtLVB&sa=X&oi=translate&ct=result&resnum=12&ved=0CIIBEO4BMAs&prev=/search?q=humanitas&num=50&hl=pt-br&newwindow=1&sa=N&biw=1003&bih=369&prmd=ivnscm

http://www.artigonal.com/ensino-superior-artigos/a-pedagogia-na-antiguidade-e-a-educacao-romana-4353841.html

Perfil do Autor

Sou Pedagoga e Consultora Empresarial. E minha empresa atua da seguinte forma: "Somos uma empresa de Consultoria, e prestamos serviços de Seleção e Recrutamento,Palestras, Treinamento e Desenvolvimento de Pessoas,Gestão de Projetos,Plano de Negócios,além Assessoria Profissional Individualizada".

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