Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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quarta-feira, 23 de outubro de 2013

IV Seminário Internacional de Políticas Culturais – FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa.

IV Seminário Internacional de Políticas Culturais – FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa.

Nos dias 16, 17 e 18 de outubro de 2013, aconteceu na FCRB - Casa de Rui IV Seminário Internacional de Políticas Culturais – FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa.


 Foi um encontro de especialistas, estudiosos e interessados nas questões relativas à área de Políticas Culturais, com o objetivo de divulgar trabalhos e promover debates no campo das ações políticas, das reflexões teóricas e de práticas.

 O encontro foi composto por seções de conferências, palestras e mesas de comunicações individuais, sendo aberto para o público em geral.
 Foram três dias de Seminário. E este ano, foram distribuídos assuntos e palestras em três espaços da Casa de Rui Barbosa: o Auditório, a Sala de Cursos e também o Porão do Museu. Eu fiquei em dois espaços: o Auditório e a Sala de Cursos, onde aconteceriam, as Palestras que mais me interessavam.
 A Mesa de Comunicações I, refletiu sobre Políticas Culturais - Balanços e Avaliações. Onde foram ministradas Palestras cujos temas foram:
- "O que são Políticas Culturais?Uma revisão crítica das modalidades de atuação do Estado no campo da Cultura".
 A Conferência de Abertura ocorreu no Auditório da FCRB - Fundação Casa de Rui Barbosa, com a Palestra do Sr. Hugo Achugar - Diretor Nacional de Cultura del Ministério de Educación y Cultura de Uruguay Uruguay – Professor  da Universidad de la República Uruguay.
 

 



 

 

 
Foram três dias de Seminário. E este ano, foram distribuídos assuntos e palestras em três espaços da Casa de Rui Barbosa: o Auditório, a Sala de Cursos e também o Porão do Museu. eu fiquei em dois espaços: o Auditório e a Sala de Cursos, onde aconteceriam, as Palestras que mais me interessavam.

Todos os espaços foram bem concorridos. Havia um grande número de participantes este ano, de vários estados do Brasil e, também países como Uruguai e Chile.


Também foram distribuídos alguns exemplares gratuitamente, aos participantes do Seminário, tais como:

- Cadernos de Iniciação Cientifica 1 – Edições Casa de Rui Barbosa.
- Cartas de Murilo Mendes a correspondentes europeus – Júlio Castañon Guimarães.
- Encontros de Arquivos Científicos – Coleção FCRB Acontece 2 – Seleções.
- Cultura & Fomento – Análise do Processo Seletivo FAC 2012 – Gustavo Pereira Vidigal (Coord.) Brasília, julho 2013.
- Memória dos 150 anos de nascimento de Rui Barbosa – Ministério da Cultura – Fundação Casa de Rui Barbosa.
- Revistas: Revista de História da Biblioteca Nacional (assuntos diversos).
- CD de conteúdo do IV Seminário Internacional de Políticas Culturais, da FCRB – Fundação Casa de Rui Barbosa.




 

 

 

 

 

 

 


  

 

 

 

 

 

 



 







































































(continua...)

Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços.


11 empresas sessentonas que ainda estão em boa forma.

Elas completaram ou completarão 60 anos em 2013, mas têm disposição de sobra


http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/11-empresas-sessentonas-que-ainda-estao-em-boa-forma

terça-feira, 8 de outubro de 2013

Conquist Educacional - Curso de Formação de Lideres.

Curso de Formação de Líderes - Liderança de Alta Performance


http://conquist.com.br/cursos/curso.php?id=curso_de_formacao_de_lideres_lideranca_de_alta_performance.htm

Dicas de Hélio Magalhães, presidente do Citibank no Brasil.


Como sobreviver aos tempos de crise?


Presidente do Citibank no Brasil destaca os principais pontos para lidar com momentos de instabilidade econômica


http://www.administradores.com.br/noticias/economia-e-financas/como-sobreviver-aos-tempos-de-crise/80748/

quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Heutagogia, você sabe o que significa?

 HEUTAGOGIA – Uma nova forma de aprendizagem


Nosso processo educacional se inicia quando somos ainda crianças. Nossos pais e nossos professores, através da Pedagogia, nos obrigam a aceitar como verdades tudo que nos é ensinado, independentemente da nossa vontade.
Na Pedagogia, é o professor que decide o que ensinar e como ensinar, sendo que cabe à criança e ao adolescente aprender aquilo que a sociedade espera que saibam, dentro de um currículo padronizado de assuntos e matérias pré-determinados. Aqui o ensino é puramente didático, teórico e as experiências dos alunos tem pouco ou nenhum valor.
À medida que as pessoas vão se tornando adultas, elas sofrem uma série de transformações, as quais, de acordo com Knowles, são:
  • passam a ser indivíduos independentes autodirecionados;
  • acumulam experiências de vida que vão ser fundamento e substrato de seu aprendizado futuro;
  • seus interesses pelo aprendizado se direcionam para o desenvolvimento de habilidades que utiliza no seu papel social, na sua profissão;
  • esperam aplicar, na prática, e de forma imediata, aquilo que aprendeu o que reduz seu interesse por conhecimentos que poderão ser-lhes úteis no futuro.

Devido a isso, a educação dos adultos, denominada Andragogia, apresenta características totalmente diferentes da Pedagogia, tais como:
  • a aprendizagem está mais centrada no aluno, na independência e na autogestão da aprendizagem;
  • o adulto aprende aquilo que realmente precisa saber, visando sua aplicação imediata;
  • apesar de ser sensível à estímulos de natureza externa, como notas e avaliações, sua motivação é mais interior, intrínseca, visando aumentar sua satisfação, sua autoestima, sua qualidade de vida, etc.;
  • a experiência é a fonte mais rica da aprendizagem, pois leva à novas dimensões e à solução de problemas;
  • os adultos se dispõem a aprender desde que compreendam sua utilidade para melhor enfrentar problemas reais de sua vida diária.
Como o foco é a obtenção de conhecimentos através de situações reais (experiências), os papéis do facilitador (professor) e o do aprendiz (aluno) deixam de existir, pois ambos são adultos e trazem consigo um número variado de experiências.
No processo andragógico ambos ensinam e ambos aprendem com suas experiências mútuas e onde o facilitador deve demonstrar a importância prática do assunto e como aquele conhecimento fará diferença na vida do aprendiz a ponto de mudar sua vida e a de outras pessoas.
De uma forma geral, Pedagogia e Andragogia podem ser assim caracterizadas:



HEUTAGOGIA
Nos anos 2000 surge um novo modelo de aprendizagem proposto por Stewart Hase e Chris Kenyon denominado Heutagogia, termo derivado do grego onde heutos significa auto, próprio e agogus significa guiar.
Nesta forma de aprendizagem, o aprendiz é quem determina como, quando e o que deve ser aprendido com o uso da tecnologia, caracterizando este processo como autodirigido e autodeterminado.
É de Fredric Litto, presidente da Associação Brasileira de Ensino à Distância (ABED) a seguinte afirmação:
“Já passamos pela Pedagogia, método que o professor determina o que e como aprender. Estamos tentando utilizar a Andragogia, teoria na qual é o professor quem determina o que, mas é o aluno quem determina como. Mas hoje, já temos de ingressar na Heutagogia, método pelo qual é o aprendiz quem fixa o que e como aprender”.

A Heutagogia está diretamente relacionada com a tecnologia da informação e comunicação (TIC) e às inovações proporcionadas pelo e-learning ou ensino à distância.

As fontes tecnológicas para adquirir o conhecimento são:
  • Satélite – transmissão de teleaulas com sinal digital;
  • Videoaulas – aulas pré-formatadas para reprodução;
  • Impressos – livros didáticos e atividades de aprendizagem;
  • Internet – uso progressivo de ambientes virtuais de aprendizagem;
  • Videoconferência – aulas, atividades interativas, etc.;
  • Telefonia – monitoria, tutoria, call center, etc.
E o Prof. Litto complementa: “acredito que frente à disponibilidade do conhecimento existente no mundo digital, constitui-se um retrocesso o fato de um professor ditar as regras para ensinar um determinado assunto do jeito que ele quiser”.
A Heutagogia, como a Andragogia, aceita e reconhece as experiências da dia-a-dia como fonte de aprendizado, as quais podem ser acessadas de forma informal (estudos independentes) ou através de alguma forma de conexão com colegas de profissão, tutores ou mentores.
Esta forma de aprendizagem também tem sua importância no que diz respeito à assimilação de novos conhecimentos para o desenvolvimento de novas habilidades, exigência de um mundo em constante mutação.
O uso da TIC torna este processo mais rápido para se adquirir o conhecimento e, ao mesmo tempo, mais flexível, porque será o aprendiz que vai determinar qual a parcela de tempo que ele usará para isso.
Dentro do ambiente corporativo, através da Heutagogia, poderão ser desenvolvidos programas de capacitação, treinamentos e tudo que possa contribuir para o desenvolvimento de seus colaboradores, dentro dos objetivos e da cultura da organização.
Embora, teoricamente, não exista a figura do facilitador (professor), a presença de um tutor ou de um mediador pode ser necessária para orientar as escolhas do aprendiz e para disponibilizar os meios para que o processo seja eficaz. Sua atuação é muito mais de apoio para que o aprendiz alcance seus objetivos.
Com todas estas características, a Heutagogia acaba tornando as pessoas mais proativas e, consequentemente, mais preparadas para atuar em cenários dominados pelo binômio saber-fazer.
Sem dúvida, a Heutagogia é o modelo de aprendizagem mais atual e vem contribuir, de forma significativa, para uma nova e moderna forma de aprendizagem, onde dominam a TIC e os ambientes virtuais.
Pela Heutagogia tornam-nos autônomos para buscar o conhecimento existente no mundo digital e construir nosso próprio caminho. E, se melhorarmos como pessoas, certamente iremos contribuir para a melhoria do ambiente onde vivemos.
(Postado por Valéria Albuquerque - Real Consultoria e Serviços).


O que é Andragogia? | Portal Carreira & Sucesso

O que é Andragogia? | Portal Carreira & Sucesso

Aplicativo interessante.

Achei muito interessante e decidi compartilhar com vocês amigos leitores do nosso Blog.

http://agencia.fapesp.br/17905