Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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quarta-feira, 2 de setembro de 2015

PLANO DE CARREIRA - SAIBA COMO PLANEJAR SUA CARREIRA PROFISSIONAL.


 
O Plano de Carreira é um instrumento de gestão, com a definição de estratégias de mobilização e motivação que permite ao indivíduo estabelecer metas e objetivos que o auxiliem a alcançar seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional.

Elaborando um planejamento definido, onde ele pode optar por mais de um caminho, para alcançar diferentes resultados, mas que em conjunto promoverão o aumento de suas chances de oportunidade por um futuro profissional de sucesso, com a garantia de obter a qualificação, o reconhecimento e a ascensão de sua carreira profissional.

 
Os profissionais de hoje devem incorporar novas “ferramentas” de trabalho para obterem o tão almejado sucesso profissional, diante da realidade das organizações e do mundo, tais como: sensibilidade situacional, flexibilidade, pró-ação, habilidade estratégica e atuar em parceria com seus colegas de trabalho, chefes e clientes.

 É preciso, sobretudo, identificar quais são as suas competências pessoais e como elas podem ajudá-lo a conquistar seus objetivos e metas para um crescimento e desenvolvimento profissional.

Competências são comportamentos e atitudes que temos e tomamos habitualmente, e são essenciais para que consigamos fazer aquilo que queremos.
 
Entendemos como competências essenciais para o perfil profissional que deseja se destacar no mercado de trabalho:

- Autoconhecimento: Ter consciência das próprias habilidades; reconhecer seus pontos fortes e suas fraquezas, ser responsável pelas próprias ações e ser honesto acerca das suas motivações e aspirações.

- Eficiência pessoal: administrar suas carga de trabalho eficientemente, concluir suas tarefas antes dos prazos determinados, ser preciso e focar em detalhes e planejar-se cuidadosamente para atingir suas metas e objetivos.

- Adaptabilidade: saber trabalhar sob pressão, adaptar-se a mudanças de circunstâncias e permanecer calmo, quando confrontado com situações difíceis.

- Sensibilidade aos outros: Demonstrar entendimento dos sentimentos dos outros, respeitar opiniões diversas, ter sensibilidade as necessidades dos colegas de trabalho e/ou equipe e promover o respeito mútuo.

- Visão horizontal: incluir todos nos processos de tomada de decisões, garantir que todos os lados são ouvidos durante uma discussão, fazer com que as pessoas se sintam parte importante do grupo e tratar pessoas com características diversas, de forma equitativa.

- Comunicação eficaz: escrever de forma clara e concisamente, comunicar-se efetivamente com diversas audiências, ouvir os outros ativamente e ajudar as pessoas a fazerem networking umas com as outras.
 
Bem, essas são apenas algumas das muitas competências exigidas pelas empresas na contratação de seus colaboradores. E mesmo possuindo grande parte delas em seu perfil, é necessário que aja por parte de si mesmo, um desejo de melhorar, crescer, se desenvolver e adquirir novos conhecimentos e competências para que seu currículo possa efetivamente levá-lo (a) à uma carreira de sucesso profissional. O mundo é holístico, as informações são passadas quase que em tempo real na maioria das vezes, então se faz necessário acompanhar esse mundo com agilidade e precisão. 

Tudo que está sujeito à mudanças e desgastes, precisa de manutenção. assim também é a nossa vida e profissão. E essa manutenção pode ser definida como uma das ferramentas de correção e ajuste, a serem adotadas dentro do planejamento da própria carreira profissional. 
Para que esse planejamento dê certo, é preciso seguir algumas orientações básicas, conforme demonstraremos abaixo:

DIRETRIZES DE ESTRATÉGIAS NO MODELO DO PLANO DE CARREIRA:
1º Estabelecer objetivos para a carreira;

2º Plano de ação: criar metas e estratégias;
3º Autoavaliação: identificar suas habilidades profissionais;
4º Demandas da profissão/carreira: fazer cursos, especializações;
5º Implementação: realizar as tarefas necessárias para que as metas e objetivos sejam colocados em prática;
Verificação: Verificar se suas metas e objetivos estão sendo alcançados;

7º Continuidade: Dar continuação ao desenvolvimento de aperfeiçoamento e especialização da profissão/carreira.







Muitos profissionais têm estado de tal forma envolvidos em suas tarefas rotineiras e emergenciais de trabalho, e com tão baixas expectativas de crescimento profissional, mediante às constantes crises , que obrigam frequentes intervenções das empresas em seu quadro de funcionários, e acabam se desmotivando  pelas poucas oportunidades de estudar e empreender mudanças de aperfeiçoamento de seus trabalhos. 

Devemos cada vez mais, investir em si mesmo, na formação continuada, a fim de conseguir adquirir condições de crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional. Quer seja através de cursos técnicos e de aperfeiçoamento, bem como de um curso superior na área profissional em que deseja atuar. Esse é o caminho mais simples e eficaz para chegar ao tão sonhado sucesso profissional. Pensem nisso!


(Postado por Valéria Albuquerque da Silva - Pedagoga e Consultora Empresarial na Real Consultoria e Serviços).

terça-feira, 1 de setembro de 2015

OBSOLESCÊNCIA PROFISSIONAL – VOCÊ SABE O QUE É?!





É falta de atualização técnica de um profissional. E isso acontece com os indivíduos que se sentem estáveis no emprego ou simplesmente se desinteressaram pelos temas que se referem ao crescimento e desenvolvimento em sua profissão.
Diversos estudos têm sido realizados desde a última década, para serem avaliados o perfil desses profissionais que estão no mercado de trabalho de todo o mundo e qual a dinâmica de suas carreiras profissionais, na contribuição e desenvolvimento das empresas que os contratam. Constatou-se que uma grande parte deles, depois que chegam há certo “patamar” profissional, ou conquistam certa estabilidade na empresa ou órgão em que trabalham, param ou diminuem seu interesse pela continuidade de uma atualização ou desenvolvimento dentro de sua profissão e/ou carreira profissional.
Esse fenômeno se dá ainda no início da preparação de sua carreira. Muitos não sabem quais são suas habilidades profissionais, por não conhecerem e assim não as utilizam em seu potencial máximo. Em algumas situações é por falta de vontade pessoal mesmo, e noutras por falta de estímulo das empresas que os contratam. Em geral eles se preocupam em fazer apenas cursos diversos, que nem sempre são direcionados ou tem um conteúdo que correspondem à sua profissão, e poucos se interessam em seguir com o currículo acadêmico, passando por uma faculdade, por exemplo, em geral, por terem outros interesses ou prioridades e necessidades naturais da vida, como constituir família, moradia etc.

Uma parte desses profissionais é contratada sem possuírem o conhecimento técnico necessário para exercerem suas funções em setores, que exigem em sua maioria uma competência técnica específica. Isso acaba criando um “círculo vicioso”, onde o mesmo produz apenas o que sabe ou o que pode, e o empregador deixa de ter competitividade no mercado empresarial. Além desse profissional “empobrecer” seu currículo e acaba “estagnado” em uma função que não lhe traz nenhuma ou pouca satisfação pessoal e retorno financeiro.

Em relação aos que possuem ou cursam uma faculdade, admitem que o conteúdo desse currículo acadêmico, nem sempre atendem as necessidades e exigências do mercado de trabalho atual, que está cada vez mais competitivo, e mesmo os que conseguem se atualizar enfrenta um número pequeno de vagas em sua área, pois a demanda é sempre maior que a oferta de oportunidades, onde há uma perspectiva de crescimento profissional e remuneração justa.

Independente de em que momento esse profissional esteja de sua carreira, ele deve pensar em quanto tempo pretende estar atuante nessa profissão e principalmente, de como quer concluir a mesma. Planejamento serve para todas as áreas de nossa vida, quer seja pessoal ou profissional. 
 

“Buscar investir em si mesmo, é muitas vezes, um exercício diário de autoestima, onde priorizar o que se deseja mais à frente pode ser um reflexo direto do que se foi dado hoje, para alcançar um fim justo e realizado.” (Valéria Albuquerque).

Pense nisso, invista em você!Busque seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional hoje!Fica aqui uma dica amiga:

- Real Consultoria e Serviços, "Somos uma empresa de Consultoria Empresarial. Auxiliamos empreendedores e empresários, a alcançarem em seus negócios maior facilidade de crescimento e desenvolvimento, através da elaboração e gestão de: - Plano de Negócio - Planejamento Estratégico - Gestão de Pessoas - Gestão de Projetos - Gestão de Processos Organizacionais - Mentoria em Negócios - Palestras Motivacionais - Assessoramento Profissional Especializado e Individualizada aos profissionais liberais."Conheça mais sobre nós em:
Real Consultoria e Serviços

Recomendamos para seu crescimento e desenvolvimento pessoal e profissional:
- Claudio Nasajon, Nasajon Sistemas, Startup Nasajon e Nasajon Educacional:

Claudio Nasajon - Empreendedorismo e Gestão Empresarial - Dicas de empreendedorismo, oportunidades de negócios e como ganhar dinheiro aplicando técnicas de marketing e vendas à sua vida pessoal e profissional. 

A Nasajon Sistemas é o passaporte para todas as empresas alcançarem melhores índices de produtividade, por meio de software integrado.

Startup Nasajon é um programa de capacitação em desenvolvimento de novos negócios.

A Nasajon Educacional é uma unidade de cursos criada pela Nasajon Sistemas para atender à crescente demanda por atualização profissional de qualidade. As aulas, ministradas por especialistas de destaque no mercado, são voltadas para as áreas contábil, fiscal, tributária e trabalhista.

Para saber mais entre em:

Claudio Nasajon

Nasajon Sistemas
Telefone: 55-(21)4003-9310
E-mail: nasajon@nasajon.com.br

Startup Nasajon
Telefone: 55(21)2213-9302
E-mail: startup@nasajon.com.br

Nasajon Educacional
Endereço: Rua Teófilo Otoni, 102.
Centro – Rio de Janeiro – RJ.
Telefone: 55(21) 2233-0800

(Postado por Valéria Albuquerque da Silva - Pedagoga e Consultora Empresarial na Real Consultoria e Serviços).

quinta-feira, 30 de abril de 2015

INTELIGÊNCIA EMPRESARIAL PARA FORMULAÇÃO ESTRATÉGICA




    A formulação estratégica de qualquer negócio sempre é feita a partir das informações disponíveis, portanto nenhuma estratégia consegue ser melhor que a informação da qual é derivada. Chama-se inteligência competitiva o processo de monitorar o ambiente competitivo, e não apenas o ambiente mercadológico, prática há mais tempo consolidada por meio de pesquisas de mercado ou marketing.

      Sapiro (1993) define inteligência empresarial como o processo de “transformar dados em sabedoria, através de um sistema informacional que tem como objetivo melhorar a posição competitiva. Antes o relacionamento com o mercado caracterizava-se por uma troca simples, [...]. Hoje a troca é essencialmente baseada em informações”. Pode-se ainda definir inteligência competitiva como o processo de monitorar o ambiente competitivo.

     Partindo dessas definições, será a habilidade com que a empresa coleta, organiza, analisa e implementa as mudanças a partir de informações, integrando-as ao processo de melhoria contínua de suas atividades, que irá determinar a sua excelência. Para isso, principalmente nos últimos cinco anos, muitas empresas passaram a contar internamente, com sistemas de inteligência, nos quais os agentes intérpretes desempenham papel fundamental.

     Para estes, a produção inteligente de informações deve começar com a identificação das necessidades do negócio, seguida da escolha das fontes, da coleta, classificação, organização e análise de dados e pela edição e difusão constante das informações geradas para os níveis decisórios da empresa. Iniciativas que se limitem a coletar e disseminar dados pela empresa não garantem, por si só, a criação e sustentação de vantagens competitivas.

    Fuld (1994) lembra que a informação nunca anda em linha reta e que informações valiosas podem passar despercebidas e por isso é preciso constância e método para trabalhá-la.

   Segundo a Society of Competitive Intelligence Professionals (SCIP), 80% das informações sobre os concorrentes estão dentro da própria empresa.

     O trabalho de inteligência não se constitui mais em novidade, mas apenas nos últimos anos essa atividade tem sido formalizada, departamentalizada e organizada em nível mundial. Prova da sua valorização, bem como a de seus profissionais, é o crescimento no número de filiados a essa mesma associação, que, de 1.800 membros em 1995, saltou para 6.000 em 1999, com uma média de 200 novas adesões por mês. Das 500 maiores empresas listadas pela revista Fortune, 90% têm processos de inteligência estabelecidos. Uma tradicional empresa do ramo de dietéticos, por exemplo, afirma obter ganhos de até US$ 50 milhões anuais graças a esse trabalho.


   Para Gilad & Gilad, apud Sapiro (1993), a atividade de inteligência deveria até mesmo ser institucionalizada nas empresas à maneira de uma rede, em que diversos funcionários seriam responsáveis pela coleta de dados e alimentariam uma central de inteligência, que os interpretaria e divulgaria. Seja qual for a extensão da rede interna e externa de inteligência de uma empresa, para que o sistema seja bem-sucedido, é importante determinar se a sua abrangência é extensiva a todo o ambiente ou limitada apenas a uma parte dele.

   Diante do mundo globalizado, vivenciado nas últimas décadas através das grandes mudanças socioeconômicas, políticas, culturais e tecnológicas visualiza-se a passagem de uma sociedade industrial para uma sociedade do conhecimento.

   Na era do conhecimento, as organizações precisam gerir seu capital intelectual de forma mais sistêmica. Precisam elaborar diretrizes, estratégias, plano de ação que leve o seu capital humano, o indivíduo detentor de conhecimento, a organizações focalizadas em conhecimentos.

A complexidade do ambiente empresarial atual exige a capacitação de instrumentos de intervenção cada vez mais sofisticados e inovadores. O capital Intelectual surge como uma forte alternativa para todas as organizações, independentemente de tamanho, atividade ou nacionalidade. 
   Todavia, essas mudanças provocadas pelo capital intelectual, se por um lado, pode gerar frustração aos profissionais da contabilidade, devido ao desafio em mensurá-lo, e por tudo que foi aprendido e repassado às inúmeras gerações, por outro, é uma oportunidade singular para fortalecer ainda mais a relevância do homem na sociedade.



    Esse será o caminho a ser trilhado pelas organizações para manter-se atual, moderna e na vanguarda dos acontecimentos da nossa era.



REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS:

ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Contribuição ao entendimento e mensuração do capital intelectual. 1999. Dissertação (Mestrado) – FEA, Universidade de São Paulo, São Paulo.

ANTUNES, Maria Thereza Pompa. Capital Intelectual. São Paulo: Atlas, 2000.

MARION, José Carlos. Contabilidade Empresarial. 10. ed. São Paulo: Atlas, 2003.

SCHMIDT, Paulo. SANTOS, José Luiz. Avaliação de ativos intangíveis. São Paulo: Atlas, 2002.

STEWARTE, Thomas A. Capital Intelectual: a nossa vantagem competitiva das empresas. 11 ed. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1998.






Postado por Valéria Albuquerque
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