Skills
significa habilidades ou capacidades. E elas estão relacionadas com a
inteligência emocional, com as habilidades mentais de cada pessoa. As soft
skills determinam a capacidade de gestão e de relacionamento interpessoal,
diferenciando de forma positiva um trabalhador dos seus colegas no mercado de
trabalho. Ou seja, são aquelas que lidam
com a relação e interação com as outras pessoas.
Todas essas habilidades como resiliência, empatia,
colaboração e comunicação são competências baseadas na inteligência emocional e
que distinguem profissionais incríveis da maioria que fica na média. Esse
assunto é vastamente abordado e discutido pelo conhecido e famoso psicólogo Daniel
Goleman, um expert no assunto e autor do bestseller Inteligência Emocional.
Estas
também são habilidades fundamentais para um líder facilitador, alguém cada vez
mais buscado no mercado por sua capacidade de criar espaços de debate e
reflexão de qualidade e de onde saem soluções coletivas e inovadoras.
Qual
a importância dos soft skills?
Bem,
há uma grande diferença entre o que os gestores e líderes nas empresas,
entendem como competências, quando se fala nos profissionais recém-formados e
os que precisam ser contratados por eles. Ou seja, em sua grande maioria, os
contratados são inteligentes, ambiciosos e sabem usar tecnologia. Demonstram
que são capazes de fazer o trabalho, que estão comprometidos e apaixonados pela
ideia de crescer na carreira. Mas faltam neles, características de
comportamentos que serão bons nos relacionamentos com outros. E mais do que a
metade, diz que no início da sua carreira não estavam preparados para a rotina
de desafios, exigidos para seu trabalho. Diferentemente dos que possuem essas habilidades e logo estão em total
integração com sua equipe.
A
maioria dos recém-formados são pessoas jovens, que não valorizam a sua capacitação.
Ou sequer entendem a importância do desenvolvimento de novas habilidades e
competências. Nem tampouco conhecem e buscam conhecer e desenvolver sua Inteligência
Emocional. E o quanto essas habilidades são fundamentais como ter foco, motivação
e produção colaborativa, por exemplo.
As
empresas estão crescendo e evoluindo em suas estruturas organizacionais, uma
vez que a globalização acelera cada vez mais, buscando pessoas e profissionais
capacitados e conscientes de sua inteligência emocional, com suas habilidades e
competências. E isso os permite, ocuparem cargos de liderança, para lidar com a
gestão de pessoas dentro das mesmas.
Vejam
quais são as soft skills que estão sendo mais requisitadas o mercado de
trabalho:
- Colaboração – São pessoas que sabem e
gostam de trabalhar em grupo;
- Flexibilidade – Conseguem se adaptar
facilmente às mudanças;
- Trabalhar sob pressão – Administram o
estresse, sem perder o foco e equilíbrio emocional;
- Comunicação eficaz – Sabem ouvir as
outras pessoas, conseguem se comunicar e fazerem se compreender pelos outros
tanto de sua própria equipe como os demais colegas, chefia e clientes;
- Orientação para resultados – Conseguem atingir
os resultados esperados, da forma mais fácil e eficaz para o grupo;
- Liderança de equipe – Entendem como
motivar sua equipe e juntar o grupo num objetivo comum.
Atitudes
que ajudam a desenvolver e aumentar as soft skills que você precisa ter para se
tornar um profissional requisitado pelo mercado de trabalho:
- Aprender a se autorregular, ou seja,
você precisa aprender a administrar as suas emoções e, com isso a não se deixar
abater pelo estresse natural, que sofremos no dia a dia de trabalho. Não basta
somente entender suas emoções, mas de além de conhece-las, deixar que elas
venham, porém, não agir de forma impulsiva por elas. Manter-se focado, em
alerta, mas sem estresse.
- Aprender a gerenciar o seu tempo, ou
seja, pergunte-se: “Essa tarefa, é prioridade ou urgente? Ela pode esperar por uma
resolução, ou devo cuidar do assunto agora? ”
- Cultive o feedback, ou seja, os bons líderes
e gestores, sempre mantém, um canal de comunicação aberto com seus liderados,
colaboradores e sua equipe. E isso pode ser aplicado também na sua vida
pessoal. Um gestor e líder, deve procurar um retorno de suas ações, pedir a
avaliação por parte de seus liderados, pedir que suas habilidades de soft
skill, sejam colocadas em discussão para que ele possa melhorar ou mesmo mudar
suas dinâmicas quanto as mesmas. Comunicar a sua decisão de forma clara e
educada, torna a mesma mais facilmente aceita e entendida pelos outros ao seu
redor.
Uma boa
preparação para ter um bom desempenho no mercado de trabalho, não se resume
apenas em ler muito, fazer cursos de graduação ou de especialização, mas sim
por saber, conhecer e usar as suas habilidades.
Com tanta
modernidade e dinamismo exigido pelas empresas, o profissional, precisa ter
características mais abrangentes para lidar com os desafios do dia a dia,
demonstrando sua capacidade de gestão, aumentando a sua chance de sucesso nesse
mercado de trabalho.
Para responder o
que são soft skills é preciso um olhar para as características
inerentes do ser humano. Como diferentes pessoas são capazes de lidar com os
desafios do dia a dia e, mais importante, de que forma são capazes de fazer
isso.
Comportamento é uma ação
voluntária, que pode ser manipulada ou escondida durante algum tempo. Para
definir o que são soft skills precisamos pensar em
aptidões, capacidades que podem ser desenvolvidas, embora costumem ser
intrínsecas a cada ser humano.
O mercado de trabalho já
percebeu as vantagens estratégicas obtidas ao se contar com pessoas com algumas
soft skills desenvolvidas. Nesse ponto podemos estabelecer o que
são soft skills como as competências sociais e comportamentais
mais desejadas pela maioria das empresas.
Hoje existem soft skills que são
muito valorizadas pelas organizações, e para que cada um possa fazer uma
autoanálise afim de tentar se enquadrar nessas novas expectativas, é preciso
obtê-las, para ter uma importante vantagem competitiva. São elas:
1) Trabalho
em equipe - Trabalhar em equipe é mais do que apenas saber conviver
com outros em um ambiente comum, mas de se preocupar em tornar o trabalho
daqueles que estão em volta um pouco mais fácil.
O bom profissional de equipes
é aquele que não apenas “faz o seu”, mas cria um ambiente passível de
colaboração. É aquele pede e valoriza opiniões, documenta suas tarefas,
participa efetivamente das reuniões e divide a culpa quando algo não dá certo.
Aqueles com habilidades mais
avançadas são capazes de assumir uma posição natural de liderança quando
necessário, mas que também permitem que outros mais capacitados o façam em
determinado momento.
Não confundir com o
profissional passivo, aquele que aceita tudo com medo de dizer não. Isso não é
trabalho em equipe, é falta de autoestima.
2) Resolução de problemas - Quando
se pensa o que são soft skills é a capacidade de
resolver problemas.
O profissional moderno é
aquele que consegue passar pela maioria das dificuldades sem precisar subir o
nível hierárquico. É aquela pessoa que sabe negociar um novo prazo, encontrar a
peça que falta em outro fornecedor sem transformar isso em um outro problema.
Funcionários limitados
realizam suas tarefas rotineiras sem problemas, mas param imediatamente quando
entendem que surgiu algo fora do seu círculo normal de atividades. Não são maus
funcionários, mas dependem demais de decisões da liderança.
Uma característica muito comum
aos que resolvem problemas é a proatividade. Em vez de esperarem uma confirmação
de uma liderança ou uma resposta que nunca vem, eles tomam a iniciativa, muitas
vezes agilizando e solucionando problemas que há muito incomodavam.
Essa é uma habilidade difícil
de ser forçada, pois depende muito do quanto a pessoa está segura de suas
ações. Também exige um feeling muito grande para diferenciar a capacidade de
antecipação da atitude ruim de querer participar de uma situação em que não
deveria.
3) Atitude Positiva - Algumas
pessoas conseguem estragar um ambiente de trabalho apenas pela sua presença. É
aquele funcionário que está insatisfeito com tudo, não importa o que a empresa
faça. Mas também existe o oposto dessa pessoa. E não estamos falando de uma
pessoa iludida que acredita em tudo, mas num comportamento de quem sabe
enxergar oportunidades.
Um talento extremamente
reconhecido nos dias de hoje é a atitude positiva. É a capacidade de enxergar
uma solução onde outros não enxergam nenhuma. O funcionário com atitude
positiva é capaz de engajar toda uma equipe em prol do objetivo em comum, sem
necessariamente ser o líder do grupo.
São pessoas capazes de dividir
o conhecimento que possuem, dar um conselho ou até uma bronca nos companheiros
sem que pareça arrogante. Ao contrário, esses trabalhadores são vistos como
sábios e os outros os procuram em busca de conselhos.
Essa talvez seja a
característica mais complicada de se desenvolver, uma vez que, se a pessoa não
é positiva com a vida em geral, dificilmente ela o será no ambiente
corporativo. Não que seja impossível, mas exige um grande esforço.
4) Gestão do tempo - O tempo é
um grande inimigo do profissional moderno. Há tanto a ser feito, tanta
informação disponível e tão pouco tempo para realizar tudo.
O bom gestor do tempo é,
primeiramente, um priorizador. Se há mais atividades do que tempo disponível,
isso significa que algo deverá ser feito mais tarde ou não será feito. A
capacidade de fazer essa escolha é a principal característica do gestor de
tempo.
Não confundir com o
profissional que faz muitas horas extras. Esse é justamente o contrário. Se
está fazendo horas extras demais é porque não se organizou adequadamente
durante o período de expediente.
5) Capacidade de comunicação - Todos
gostamos de trabalhar com pessoas alegres, simpáticas e que estão sempre de bom
humor. Capacidade de comunicação nada tem a ver com isso quando
determinamos o que são soft skills.
O profissional que sabe se
comunicar é sucinto, mas todo o seu trabalho está claramente registrado e pode
ser continuado por outro profissional porque tudo está devidamente documentado.
O bom comunicador avisa com
antecedência os problemas que podem ocorrer e não deixa processos parados por
falta de informação.
Não confundir com o
profissional que manda e-mail para qualquer banalidade. Esse é desorganizado e
inseguro.
6) Capacidade de aprender - Muitos
profissionais chegam ao mercado cheios de teorias, certificados e promessas,
mas quando surge uma nova demanda, param imediatamente alegando a necessidade
por um novo treinamento que, claro, deve ser fornecido pela empresa. Esse
dificilmente aprenderá o que são soft skills.
Num mundo em rápida
transformação, o funcionário capaz de adquirir novos conhecimentos por conta
própria é cada vez mais valorizado. Uma boa base teórica é necessária, mas
essas pessoas conseguem aprender novas técnicas com facilidade e utilizá-las no
dia a dia de suas funções, ganhando tempo para eles e para a companhia.
Esse tipo de profissional é
especialmente valorizando em áreas que lidam diretamente com a tecnologia, já
que esta vive em constante evolução, necessitando de profissionais que abracem
a mudança.
Agora que você já sabe o
que são soft skills e como elas são valorizadas no mercado, já
pode se preparar para obter um sucesso maior em sua carreira.
(Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).