A
Apresentação Pessoal e Profissional é fundamental no primeiro momento
pessoalmente com o Recrutador da Vaga!O modo como você se apresenta
pessoalmente (aparência – roupas/calçado;
cabelo, unhas, sorriso (dentes) e maquiagem – no caso das mulheres) fará
com que você causa uma ótima ou péssima primeira impressão aos olhos do recrutador. Além é claro, da
apresentação profissional (seu currículo)!
3ª – Entrevista:
Por favor, não me entendam mal, mas uma pessoa que ao entrar para uma
entrevista chega com a “cara emburrada”; com certeza: está com raiva, gases ou
chupou limão antes de sair de casa!E ao contrário, uma que já chega com uma
“cara de eu topo tudo”, do tipo mostrando “as canjicas” =dentes do molar ao
ciso, sem nem ao menos cumprimentar o recrutador (a); também exagerou na
“dose”! Lembrem-se do ditado popular que diz: “Nem tanto ao mar, tampouco a
terra!” – Ter “equilíbrio” nas atitudes, gestos, ações, expressões, fazem parte
da Postura Correta, além de oferecer uma excelente impressão de controle
pessoal e domínio próprio.
E, lembrando
sempre de que a Entrevista consiste
na sua oportunidade de expressar:
- Seu Comprometimento
Profissional com a empresa na qual
deseja trabalhar;
- Como sua Habilidade
Profissional levou você a ter sucesso na sua profissão;
- Sua Fluência Verbal
no modo de se expressar e a concordância no pensamento e construção de frases e ideias;
- Na sua Capacidade de
Adaptação (Resiliência) às exigências e necessidades da sua profissão e,
consequentemente na função/cargo em que deseja trabalhar nessa empresa;
- A Comunicação -
como você se comunica com os colaboradores no seu ambiente de trabalho, com seus superiores/chefes de setores,
diretoria e público externo (clientes);
- Sua Organização
Pessoal – Ser uma pessoa organizada é fundamental para manter o controle
das tarefas diárias que precisam ser executadas;
- Sua capacidade de Iniciativa
e Liderança – Se você é uma pessoa ativa, que gosta de tomar a iniciativa
no processo de realização das tarefas, se gosta de expressar suas opiniões e
ideias, além de saber trabalhar com as demais pessoas, isso faz grande
diferença no trabalho em equipe, no seu ambiente de trabalho;
- Seu Comprometimento Ético
– Suas atitudes com os assuntos confidenciais do cargo/função no trabalho
precisam de ética e com discrição;
- Sua Maturidade Emocional
– Saber controlar suas emoções durante situações de estresse demonstram
autocontrole e equilíbrio emocional;
- Sua Motivação -
É extremamente importante para exercer as funções necessárias e as necessidades
extras que surgirem no decorrer das mesmas, que se sintam motivado para as
mesmas.
Não esqueça
de que você estará sendo avaliado (a) pelo recrutador durante a entrevista, mas
que também passará por uma avaliação de seu perfil como pessoa e profissional.
Serão feitas perguntas que avaliarão suas habilidades pessoais e profissionais,
mas também seu modo de interagir consigo mesmo (autoavaliação) e nas relações
interpessoais estando em grupo e sob estresse.
Então, a
Postura Correta, seria cumprimentar o Recrutador/Entrevistador (no primeiro
momento) e em seguida aguardar pelas perguntas do mesmo a você!
4ª – Avaliação:
Em geral a
avaliação é feita em duas ou três etapas, durante o processo de recrutamento e
seleção. Além da mesma durante a entrevista, em que o/a recrutador/a estará observando, analisando seu comportamento,
expressão corporal, fala, e principalmente suas respostas e lançando notas
sobre todos esses itens avaliadores que já mencionei acima:
1ª) (Entrevista),
acontecerá uma avaliação direta;
2ª) Escrita (Teste/Prova) dependendo da função/cargo, será aplicado um teste ou
prova com a finalidade de avaliar:
- Redação - a capacidade de construir uma frase ou texto, usando
pensamento e associação de ideias.
- Problemas Matemáticos - o raciocínio numérico;
3ª) Dinâmica em Grupo
(Trabalho em Equipe/Desempenho Pessoal).
- Trabalho em Equipe: Envolve
a interação e cooperação entre as pessoas e à manutenção da comunicação
eficiente na busca de coesão e do entendimento dos papéis de cada um nas
equipes, ou parcerias durante a aplicação das tarefas na mesma.
Formando
assim um “Conjunto Avaliador” para que seja feito o parecer final, após a
análise dos formulários avaliadores copilados pela Comissão Técnica e Avaliadora do
Setor de Recursos Humanos da empresa, e em seguida a
Admissão/Contratação final do candidato (a) para o preenchimento da vaga, para
um cargo/função específico.
5ª –
Admissão/Contratação:
Depois de percorrer as etapas
iniciais do processo de recrutamento e seleção, finalmente é chegado o precioso
momento da admissão/contratação do candidato (a) pela empresa contratante. Nessa etapa é fundamental esclarecer todas as
dúvidas, quanto ao valor exato do salário, dos descontos legais, dos benefícios
oferecidos pela empresa, horário, promoções, projetos de treinamento e
desenvolvimento propostos pela empresa para a função/cargo contratado. Nesse
momento tão especial e desejado por milhões de pessoas, é
preciso se conscientizar da seguinte questão: Deixe que a empresa faça a parte
dela, mas não se esqueça de fazer a sua parte também, procurando sempre,
crescer pessoalmente e profissionalmente na função para qual foi contratado
(a)!A manutenção do seu emprego depende muito mais de você do que de seu
empregador, afinal a concorrência é cada vez maior nos dias de hoje!
Um forte abraço a todos e muito sucesso!