Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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quinta-feira, 24 de março de 2016

A ORGANIZAÇÃO NO AMBIENTE DE TRABALHO.



6- Organização:
   Falaremos do assunto organização no ambiente de trabalho sob dois aspectos: a organização pessoal e profissional do funcionário e a organização do espaço físico propriamente dito, com suas condições gerais, mas que também são fundamentais e de grande importância para a execução das tarefas dos funcionários e o bom desenvolvimento do trabalho.
 
      Ter um ambiente de trabalho organizado é fundamental para executar as tarefas do dia a dia de forma tranquila e planejada. Um ambiente bem organizado transmite seriedade e confiança, além de ser melhor para quem trabalha nele, conseguir encontrar e utilizar tudo de que precisa, sem ter que se preocupar em não achar algo importante em tempo hábil, por exemplo.

     E o assunto organização, na realidade é um grande desafio dentro das empresas. Pois fazer com que seus funcionários utilizem métodos e ferramentas para gerenciar suas atividades, pesquisas etc, muitas vezes, os gestores se deparam com situações de extrema dificuldade para os administrarem. Dentre as inúmeras coisas que acontecem podemos citar: a perda de alguma anotação importante, para a delegação de uma tarefa, ou para a execução da mesma. Além da falta de planejamento e despreparo de algumas pessoas em definirem prioridades. O que reflete em resultados ruins, sem qualidade, pois foram gerados por atitudes desorganizadas.


     A nossa organização pessoal, deve começar pela nossa mesa de trabalho. Ela deve ser um local limpo e organizado. Que ajude na sua produtividade, rapidez, concentração, inspiração e planejamento. E precisa refletir também sua personalidade profissional. E quando falamos de personalidade, é preciso entender que lá é seu local de trabalho, não sua “casa”, e nos referimos ao uso indevido e quase sempre de objetos pessoais, em geral, numa quantidade exagerada sobre a mesa de trabalho. Não queremos dizer que não seja permitido colocar uma foto de uma pessoal especial, como de um filho ou esposo (a), mas de “bichinhos fofinhos”, “adesivos coloridos”, “penduricalhos” etc. não! Lembrando que: menos sempre é mais!E sua mesa não irá garantir seu sucesso profissional, mas associada a outras coisas, contará positiva ou negativamente, para o seu crescimento e desenvolvimento em sua vida pessoal e carreira profissional.

      Uma mesa de trabalho com papéis espalhados, livros amontoados de qualquer jeito, com mil e um penduricalhos, não dará a melhor das impressões a quem está vendo, sobre sua pessoa. Ao contrário, a pessoas vai pensar que se você é desleixado (a) com seus pertences, provavelmente deve ser assim também com seu trabalho.


     Manter a organização do local em que se trabalha não é determinante para o sucesso e também não é uma questão estética, mas é, sobretudo, um ponto importante para obter melhores resultados, poupar tempo com as atividades menores, sobrando assim mais tempo para atividades de maior importância, que merecem um foco maior seu. Sem falar que fica muito mais fácil encontrar qualquer coisa, quando a mesma está no seu devido lugar!

     Algumas dicas que são excelentes para nos ajudar a organizar melhor nosso ambiente de trabalho são:

- Não deixar muitos objetos sobre a mesa ou próximo a ela, como papéis, canetas, lápis, borrachas, enfeites, dentre outros. Isso ajuda a usar objetos e coisa que sejam realmente úteis, e que serão usadas durante o trabalho;

- Procure estabeleça um planejamento de horário específico em um dia da semana para organizar sua mesa, gaveta etc. Isso ajuda a manter tudo em ordem;

- Para que sua mesa se mantenha sempre organizada é preciso que determine o local de cada coisa: livros, apostilas e papéis. Use como critérios de prioridade de uso, como data, assunto e importância os papéis que usará no dia a dia;

- Descarte os objetos sem uso ou danificados, assim como papéis excedentes;

- Para manter a limpeza e organização, tenha sempre um kit básico de limpeza como flanela e álcool em gel;

- Sempre anote ideias, compromissos e informações importantes, em sua agenda de trabalho, de preferência na virtual e na de papel mesmo, pois nunca se sabe quando uma o outra pode se perder, ou esquecer em algum lugar, e com ela as informações contidas nas mesmas;

- Evite deixar os fios do computador muito próximos um dos outros, pois podem confundir-se entre si;

- Quando usar algum objeto coloque-os de volta no devido lugar de onde o tirou;

- Deixe seus lembretes sempre num lugar apropriado como um mural, e afixe nele os mesmos com adesivos;

- Para organizar melhor, use produtos organizadores como separadores de arquivo, caixas e pastas plásticas, porta objetos etc. Deixe a mão apenas o que usa. Tenha somente objetos essenciais para a rotina diária.

- Mantenha o básico do material de papelaria: lápis, caneta, borracha, grampeador, clips. E guarde-os no primeiro gaveteiro, assim ficará mais fácil quando precisar usá-los;

- Deixe sempre a vista, seu celular (desligado, ou no silencioso), um bloco de anotações para rascunho canetas;

- Pratique como hábito não espalhar papéis sobre a mesa.

- E separe sempre 10 minutos antes de sair, olhe para sua mesa e faça uma rápida organização, quando chegar no dia seguinte, tudo estará no lugar.

Nossa dica é: Você verá que poupará muito tempo com a organização de sua mesa de trabalho. Criando assim mais tempo para sua criatividade, inspirações, ideias, sempre com um ambiente cheio de paz, harmonia e maior produtividade.

Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.




quarta-feira, 23 de março de 2016

COMO EXERCER O COMPROMISSO E COMPROMETIMENTO NA SUA POSTURA PROFISSIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO.



5- Compromisso/comprometimento:


  Vemos cada vez mais, a palavra compromisso e comprometimento, sendo valorizadas pelos palestrantes, gestores, empresários e colaboradores. Quer seja em palestras motivacionais, institucionais ou por headhunters numa contratação. Porém alguns ainda não têm o entendimento da importância e significado da mesma.


   Será que entendemos exatamente o que significa se comprometer com nosso trabalho?Ou, simplesmente achamos que basta não faltar ao trabalho por qualquer motivo, chegar cedo, ser organizado, completar suas tarefas, ter um bom desempenho, buscar o resultado desejado pelo empregador?Mas importante que todas essas atitudes, é buscar fazer além disso. É preciso se comprometer com a empresa como um todo, inspirar seus colegas com suas atitudes, e a atingirem os objetivos ou metas, comprometendo-se com seus deveres, ideais e acima de tudo com os valores pessoais e profissionais. 


      Na verdade o comprometimento está ligado à responsabilidade. A ter consciência de que você é responsável por tudo o que realiza dentro da empresa em que trabalha. Dessa forma, poderá agregar valor ao seu trabalho, ao ponto de ter reconhecimento de seus gestores, e adquirir direito a negociar um aumento de salário, por exemplo. 


     Nos dias de hoje, um funcionário comprometido, não é aquele chega mais cedo dos que os outros colegas, ou que sai mais tarde que todos da empresa. Mas sim, aquele que entrega algo mais do que apenas o que lhe é pedido pela função que exerce.


     Algumas das características de um colaborador comprometido é que, possui alta produtividade, busca a resolução de problemas e tem iniciativa, mantém um clima organizacional com foco, objetividade e compromisso, ainda gerando lucros financeiros diretos, que garantem a continuidade e lucratividade, e tem energia e entrega essa energia à organização para quem trabalha.


    Infelizmente o que muito se vê dentro das empresas, são funcionários que não se envolvem muito com o seu papel nas mesmas. Seu pensamento se resume a concluírem suas tarefas, irem embora mais cedo e receberem o seu pagamento no fim do mês e pronto! Estão na filosofia pobre do pensamento: “não tô nem aí”, e acabam não acrescentando em nada ao crescimento e desenvolvimento dessas empresas. Quer sejam empresas públicas ou provadas.


   Quando estamos comprometidos com o nosso trabalho além do que diz respeito a responsabilidade, demonstramos que somos um profissional sério. Que além de  ser comprometido, e correr atrás de suas metas, as cumpre e valoriza seu papel como funcionário. Pois busca melhorar, se aperfeiçoar e se atualizar para ser um profissional de sucesso, realizando um trabalho com qualidade.


   Quando nos comprometemos com o resultado de um trabalho ou projeto, estamos visando todas as etapas dele, desde adotar uma postura profissional, em entregar o melhor resultado, em facilitar os processos, contagiando com sua positividade e colaborando com toda a equipe, mas também buscando a parceria de todos na solução dos problemas. E por fim, esse profissional, desenvolve uma visão holística de todo o processo organizacional da empresa.         


      Ser uma pessoa comprometida traz satisfação pessoal e profissional. Quando se gosta e se compromete com o que se faz, tudo fica mais fácil e flui com maior facilidade, a inspiração cria inovações, e junto com esforço e dedicação, se colhe os frutos do sucesso profissional.
           

      Um ambiente com um bom clima organizacional faz toda a diferença, e torna-se fundamental, para garantir o comprometimento de todos os colaboradores. Essa tarefa é de responsabilidade da empresa, através de seus gestores. Eles precisam reconhecer as atitudes de comprometimento com o trabalho por parte dos mesmos. Valorizar as lideranças, os esforços das equipes, implantar o feedback ouvindo as ideias, de elogiar em público, por exemplo. A manutenção da prática dessas ferramentas de valorização e avaliação dos funcionários deve estar como prioridade dos gestores. 


      Alertamos também, que o salário não pode ser o fator que mais pese no seu comprometimento dentro da empresa em que trabalha. Eu mesma já cometi esse erro. E no fim, me restou pouco para buscar meu desenvolvimento pessoal e profissional em algumas empresas em que trabalhei. É claro que o salário é sim um grande motivador, mas não deve ser a prioridade em nossa escolha ao candidatarmos a uma vaga de trabalho. Outras questões como status, responsabilidade em projetos, liderar pessoas, são fatores motivacionais, que devem ser mais considerados. E o seu trabalho, precisa lhe dá satisfação e não ser um fardo.



Nossa dica é: comprometa-se com seu trabalho!Busque motivação para si, seus colegas, parceiros e subordinados. Assim, você estará se comprometendo também com você mesmo, com seu desenvolvimento e satisfação pessoal e profissional. Se perceber que isso não é possível no ambiente de trabalho da empresa em que está, não deixe que simplesmente o receio do desemprego temporário, de desânimo o contamine. Pense em outras alternativas como por exemplo: uma mudança de área ou setor, e até mesmo de empresa. O importante, é encontrar um lugar em um empresa que saiba valorizar suas competências e talentos, e reconheça o seu potencial como pessoa e profissional. E que você possa sentir-se comprometido com seu trabalho. Com isso, a empresa ficará satisfeita e você se sentirá feliz e uma pessoa realizada profissionalmente! 

Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real  Consultoria e Serviços.

           

segunda-feira, 21 de março de 2016

RESPEITO NO AMBIENTE DE TRABALHO.

CONTINUAÇÃO DA SEGUNDA PARTE - "SÉRIE DE POSTAGENS SOBRE O QUE FAZER NA SUA POSTURA PROFISSIONAL NO AMBIENTE DE TRABALHO".


TEMA: 4- Respeito.

 Ouvimos desde crianças e crescemos convivendo com “regras de convivência”. São nossos pais que nos ensinam que devemos respeitar o próximo pois isso é o correto a se fazer ao outro. Que não devemos julgar a ninguém, e sermos tolerantes as diferenças.

   O Respeito é a base para a construção de um mundo melhor em todos os aspectos. E no ambiente de trabalho, infelizmente, ainda é comum percebermos que o conceito de respeito é confundido com a ideia de subserviência. É um vício de pensamento e comportamento herdado por nós da sociedade moderna, já praticado desde os primórdios da humanidade, e ainda é visto nas relações no ambiente de trabalho.

        Nos dias de hoje, nas empresas ditas antenadas, é possível encontrar um respeito recíproco, onde sua força tem como aliados a produtividade e ao bom relacionamento entre os colegas de trabalho. Trazendo tanto para o ambiente interno como o externo do mesmo.

        Precisamos entender que todos merecemos o devido respeito, desde o porteiro até a diretoria da empresa. Esse conceito visa a parceria e reunir as pessoas com natureza, formação e cultura tão distintas com a finalidade de atingir um objetivo comum, a convivência harmoniosa entre todos.

    É importante também, não confundir respeito com parceria, de respeito baseado na camaradagem. Em uma empresa, ninguém está fazendo favor nenhum a ninguém, cada um possui metas e tarefas a serem cumpridas, e estão sendo remunerados para tal. Até porque, um clima baseado apenas na camaradagem, corre o risco de criar certas situações de abusos, brincadeiras e constrangimentos que no ambiente de trabalho, podem ser altamente perniciosas. Por isso, orientamos que os gestores deixem bem claro o que é respeito do que seja amizade.

     As empresas precisam perceber que seus funcionários são seres humanos que merecem respeito ao jeito de ser em razão da natureza, da formação ou da cultura de cada indivíduo. Assim  como os funcionários, também respeitem seus empregadores, na sua função de gestores, atendendo às ordens hierárquicas etc.

      Devemos difundir o conceito de respeito no ambiente de trabalho, em conjunto com os valores necessários à construção de uma valorização tanto do empregado bem como da empresa. Pautando esse conceito também na educação, dignidade, atenção, e zelo para com o nosso próximo.

    É preciso ainda ressaltar que um ambiente impregnado pela arrogância, prepotência, humilhação, descaso e, principalmente desrespeito, causam a todos no mesmo, um clima de revolta e desmotivação por parte do funcionário, trazendo junto consigo, a improdutividade, o desperdício, comprometendo as atividades e atribuições das tarefas, além do baixo desempenho e o descumprimento das normais legais da empresa.

      Em contraponto, quando se têm no ambiente de trabalho, onde existe a valorização da pessoa humana, respeito, resulta no funcionário naturalmente engajado em suas tarefas, envolvendo-se, comprometendo-se com os resultados, em prol da maior produtividade e sucesso da empresa. Esse é com certeza o resultado de uma gestão inteligente.

     Infelizmente o que temos visto de um modo geral na maioria das empresas é o crescente aumento de comportamentos altamente nocivos ao bom clima organizacional, quer sejam pelo assédio moral e sexual, falta de caráter, de comprometimento, de respeito, a arrogância, a prepotência, fofoca, falta de lealdade, de educação e também a indiferença como já abordamos aqui neste Blog anteriormente. Tudo isso, causa as equipes de trabalho e seus profissionais um sentimento de insatisfação, estresse e uma sensação de impotência e desesperança no seu futuro profissional. Afetando ainda a sua autoestima como pessoa.

      Independentemente do lugar em que estamos sempre estaremos vivendo e convivendo com outras pessoas, quer seja em nossa casa, no trabalho e mesmo quando estivermos no transporte público na rua. Precisamos lembrar que somos seres humanos e como tais, aprender a boa convivência em sociedade e fundamental para construirmos um mundo melhor. E cultivar as boas relações interpessoais baseadas no respeito deve fazer parte do nosso dia a dia.


     No ambiente de trabalho não é diferente. Quando usamos de respeito em nosso relacionamento com nossos colegas de trabalho, todos correspondem melhor no desempenho das suas funções, contribuindo para o sucesso de todos. Só não podemos esquecer que, não existe nem um relacionamento perfeito, como tampouco um trabalho perfeito. E superestimar essas coisas, só trará frustrações. Mas se racionalizarmos nossos sentimentos em relação aos outros e aos nossos sonhos e objetivos pessoais e profissionais, provavelmente, conseguiremos conquistar uma melhor perspectiva para o nosso futuro. Independente de qualquer coisa, somos todos humanos e por o sermos, devemos nos tratar com dignidade, ética, educação e claro respeito. Objetivando no final criar um mundo com uma qualidade de vida melhor para todos nós!

Nossa dica é: Que pequenas atitudes gentis, podem evitar as más condutas. Respeitar os mais humildes socialmente, cumprimentar com carinho e educação as pessoas, não fazer parte de grupos de fofocas, procurar ser um apaziguador ao invés de incentivador de rebeliões, e amável ao invés de ríspido, e valorizar a cada um de seus colegas, por suas qualidades, faz toda a diferença no dia a dia do ambiente de trabalho. Melhorando significativamente o clima organizacional no mesmo.

Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.