Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

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"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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quarta-feira, 22 de março de 2017

COMO ENTENDER E CONHECER O CAPITAL INTELECTUAL DO EXECUTIVO E DO EMPREENDEDOR




Estamos vivendo em um mundo dinâmico e que se transforma de maneira cada vez mais rápida, muito em função da evolução tecnológica e, portanto, se faz necessário para qualquer profissional buscar atualização constante.
O Capital Intelectual do empreendedor ou executivo, está contido em seu portfólio, aquilo que ele traz consigo, somando seus aprendizados teóricos e práticos durante a carreira e a própria vida.
Na verdade, como empreendedor, muitos dizem que a parte mais difícil não é ter uma ideia espetacular e sim ser capaz de implementá-la com rapidez e competência, e isto demanda ter o conhecimento técnico, ter o entendimento do mercado e as habilidades necessárias para planejar, executar, avaliar e fazer os ajustes necessários para um negócio ser bem-sucedido. Toda esta competência, que poder estar presente em diferentes pessoas envolvidas com o projeto, e as habilidades necessárias, fazem parte do que estou chamando de Capital Intelectual.

Durante minhas entrevistas com profissionais contratados como funcionários que fizeram a transição para o empreendedorismo, ficou muito clara a importância do Capital Intelectual. Muitos dos entrevistados apontaram a importância de conhecimento do segmento de atuação, além do destaque ao conhecimento relacionado à tecnologia, pois foi antecipando uma mudança tecnológica, que permitiu a alguns deles identificarem uma oportunidade de negócio para investir.
Também foi mencionado durante o processo de entrevistas, a capacitação de mão de obra e a seleção de profissionais com as competências para construção de valor no empreendimento. Não só no momento inicial, mas durante todos o desenvolvimento e nas alterações do negócio.
 
 
Durante um processo de mentoria profissional no ano passado eu perguntei ao mentorado, que atua na área de gestão em vendas, quando ele tinha feito o seu último curso ou treinamento formal. Após pensar bastante, mencionou que tinha feito vários cursos nas empresas multinacionais em que tinha trabalhado, mas por conta própria, o último treinamento tinha sido feito há uns 20 anos.
Eu então perguntei como ele achava que isto seria visto por um recrutador que a iniciativa própria para se atualizar, ou mesmo que já sabia tudo o que precisava. Ele mesmo trouxe a conclusão que suas chances seriam muito reduzidas com uma percepção destas. E se procurasse para uma posição executiva e ele me respondeu que isto poderia dar impressão de acomodado ou sem interesse.
A grande maioria dos estudantes busca o diploma, mais que o conhecimento ou estão muito iludidos com as consequências na carreira após a conclusão do curso. Eles acreditam que irão ser promovidos, ou conseguiram mudar de carreira, ou terão aumento de salário, somente por terem concluído o curso universitário, de qualquer que fosse a graduação. Sabemos por experiência prática que isto tem pouca chance de acontecer, sem algo mais. Diploma não é capital intelectual. É preciso ter absorvido o conhecimento e ser capaz de aplicá-lo e se tiver várias experiências de aplicação, melhor ainda.

Recentemente em uma palestra com um amigo, falávamos sobre o capital intelectual e a sua importância para as empresas, quando ele me indicou a leitura do Livro: “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes” – autor:  Stephen Covey. Ele mencionou que esse livro soa como: “continuar afiando a faca ou o instrumento de corte do seu trabalho”. Que significa, continuamente desenvolver o seu capital intelectual, suas capacidades, seu conhecimento e competências para antecipar demandas profissionais e oportunidades, para agir e conquistar resultados diferenciados, podendo ser como executivo no mundo corporativo ou inovando como empreendedor.
Podemos colocar na lista do capital intelectual a capacidade de se comunicar em diferentes línguas, barreira para muitas pessoas que até gostariam de trabalhar em uma multinacional, mas não dominam outro idioma. Portanto, não são apenas cursos formais e longos que geram mais capital intelectual. É possível aprender também em atividades curtas, como uma palestra ou fazendo um curso de poucas horas na internet.


O que considero mais importante é ter atitude de continuar aprendendo sempre, e poder agregar capacidades à sua “caixa de ferramentas” profissional, de maneira contínua e coerente. Isto pede um pouco de reflexão sobre em que áreas você é bom, de quais assuntos gosta, o que pode ser demandado no mercado, e como você pode aprender e experimentar coisas novas nesta intersecção de respostas, desde que tenha foco em aplicar e como usar suas competências e a partir daí elas serão diferenciadas, valorizadas e requisitadas.
Você tem um plano para aumentar seu capital intelectual? Não?!pois então eu te recomendo correr para busca-lo! Lembre-se: “Quem tem conhecimento tem o poder! ”

Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Coach Executiva e de Negócios - Real Consultoria e Serviços.





segunda-feira, 20 de março de 2017

Você sabe o que significa RAPPORT?



O que é Rapport:


        Rapport é um conceito do ramo da psicologia que significa uma técnica usada para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa.
Esta palavra tem origem no termo em francês rapporter que significa "trazer de volta". O rapport ocorre quando existe uma sensação de sincronização entre duas ou mais pessoas, porque elas se relacionam de forma agradável. No contexto teórico, o rapport inclui três componentes comportamentais: atenção mútua, positividade mútua e coordenação.
Importante no estudo e identificação de várias manifestações comportamentais, o rapport pode ser usado no contexto de relacionamentos pessoais ou profissionais. Esta técnica é muito útil, porque cria laços de compreensão entre dois ou mais indivíduos.
        Usar o rapport não significa aceitar todas as opiniões da outra pessoa, e sim ouvi-la e fazer com que ela veja que o seu ponto de vista ou valores são compreendidos e respeitados. É bastante comum pessoas tentarem "forçar" o rapport, com o objetivo de manipular o outro. No entanto, quando a intenção não é ter uma ligação genuína com essa pessoa, ela pode desconfiar e reagir negativamente à tentativa.

     O rapport tem grande relevância no mundo empresarial, sendo muitas vezes usado estrategicamente em processos de negociação e vendas. No rapport, uma pessoa mostra interesse na opinião e nos pensamentos do outro, uma atitude que funciona como facilitadora de qualquer negociação.
       Para muitas pessoas, o rapport é algo natural, sendo que elas conseguem criar uma ligação de respeito e confiança com outras pessoas sem terem que fazer um esforço consciente.
Em muitas ocasiões, o rapport está relacionado com a sedução, sendo uma ferramenta usada no contexto de relacionamentos, para melhorar a relação entre duas pessoas ou para conquistar uma pessoa interessante.
     O rapport é frequentemente descrito como um dos fundamentos da PNL (Programação Neurolinguística), uma ciência que tem a mente humana como objeto de estudo e que pode ser usada para reprogramar condutas indesejadas.

Técnicas de rapport
       A técnica de rapport mais famosa é conhecida como espelhamento. Nesta técnica, uma pessoa imita alguns elementos da linguagem corporal da outra (como a postura, gestos, expressões faciais, respiração, etc). No entanto, é preciso ter cuidado, porque o espelhamento deve ser gradual, ou seja, a imitação deve ser feita de um elemento de cada vez, para que a outra pessoa não pense que está sendo alvo de deboche.
        A reciprocidade, outra técnica de rapport, consiste em dar presentes ou fazer favores, sem pedir nada em troca. Outra forma de criar conexões com outras pessoas é encontrar interesses em comum, para estabelecer um sentido de camaradagem e confiança


Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial , Coach Executiva e de Negócios - Real Consultoria e Serviços.

segunda-feira, 13 de março de 2017

A IMPORTÂNCIA DO PROCESSO DE RECRUTAMENTO E SELEÇÃO PARA AS ORGANIZAÇÕES.



O processo de recrutamento é, de maneira geral, a porta de entrada dos novos funcionários em uma empresa. Por esse motivo deve ser feito com qualidade em busca de talentos que irão somar para conquistar os resultados do grupo como um todo, é um processo importante para as corporações.
Porém, esse processo de Recrutar e Selecionar é muitas vezes desvalorizado pelos empresários e microempreendedores. Isto porque apesar de ser um processo considerado fácil, não enxergam a sua importância e suas possíveis consequências.
Fazer um recrutamento sem o respaldo profissional pode limitar a procura do profissional indicado para o cargo e, com isso ter um custo com candidatos que não atendem o perfil.
Em geral esse processo se dá em cinco etapas, sendo elas: Descrição do cargo > Definição dos requisitos técnicos, pessoais e emocionais > Elaboração do Roteiro da Entrevista > Entrevista > Escolha do Candidato que será o novo Colaborador da empresa.
Quando não se realiza, uma seleção com técnicas específicas, além da perda de tempo e dinheiro com processos de pouco valor, corre-se o risco de que candidatos inaptos sejam selecionados e tragam consequências ainda mais sérias para a produtividade e os setores da empresa em geral.
            Portanto, se estamos com uma crise oficialmente instalada no nosso país, no qual os desligamentos estão cada vez mais comuns, e quando é necessário contratar não há recursos para erros, todo cuidado em executar esse processo deve ser feito, para que não haja maiores prejuízos futuros.


            Todo esse processo leva algum tempo e necessita de uma equipe qualificada. Normalmente os recrutamentos são desgastantes pois os entrevistadores precisam repetir algumas vezes o roteiro de apresentação da empresa, descrição do cargo e as perguntas. Para melhorar esse processo cansativo em uma seleção produtiva para a sua empresa, deve-se contratar uma empresa de consultoria que realmente entenda como criar e desenvolver esse processo, de maneira rápida, porém eficiente, com qualidade, porém sem perder o foco do objetivo a ser alcançado.
As entrevistas, por exemplo, precisam de uma solução inovadora que permita avaliar e filtrar os candidatos de maneira mais assertiva e proporcionar economia para todos os setores envolvidos. Através de um planejamento em que o entrevistador faça a apresentação da empresa, a descrição do cargo e cadastre as perguntas que deverão ser respondidas e posteriormente, com uma ferramenta que possa avaliar cada uma das entrevistas, sem a necessidade de entrevistar pessoalmente todos os candidatos interessados.
Desta forma as entrevistas pessoais serão realizadas com os candidatos que têm mais chance de contratação e todo o processo se torna mais eficiente e dinâmico para todos envolvidos.
Você já pensou em modernizar o processo de seleção da sua empresa? Temos outras dicas para encontrar e contratar o funcionário certo para sua necessidade. Compartilhe sua opinião com a gente e continue acompanhando nosso blog para novos conteúdos!

Contatos:
Telefones: 55 (21) 3335-8166 / 99831-1809
Horário de atendimento:
De terça a quinta – das 09:00 às 12:00 / das 14:00 às 17:00.
Sexta-feira – das 09:00 às 12:00/ das 14:00 às 16:00.
(Postado por – Valéria Albuquerque – Pedagoga e Consultora Empresarial – Coach Executiva e de Negócios – Real Consultoria e Serviços).
           







segunda-feira, 13 de fevereiro de 2017

Você sabe o que é, e qual o papel de uma empresa aceleradora?

 Aceleradoras são empresas cujo objetivo principal é apoiar e investir no desenvolvimento e rápido crescimento de startups, ajudando-as a obter novas rodadas de investimento ou a atingir seu ponto de equilíbrio (break even), fase em que elas conseguem pagar suas próprias contas com as receitas do negócio. Além dos serviços de apoio e benefícios oferecidos, a aceleradora investe também um pequeno valor financeiro, o chamado survival money e, em contrapartida, torna-se sócia da startup até o desinvestimento, que é quando sua participação é vendida para investidores ou empresas.

   Dentro de uma aceleradora, as jovens empresas recebem mentoria, apoio financeiro, um local para trabalhar e acesso a redes de contato a que dificilmente teriam acesso, como investidores e grandes empresas. Cada aceleradora coloca seus atributos mais fortes no processo de aceleração.

   É importante distinguir aceleradoras de incubadoras, uma confusão bastante comum no meio. Estas últimas são instituições geralmente ligadas a universidades com o objetivo de apoiar o desenvolvimento de novos negócios, mas com tempo maior de permanência das startups, em geral de um a três anos (lembrando que nas aceleradoras esse tempo varia de três meses a um ano).

  O inglês Paul Graham é considerado por muitos o inventor por ter fundado Y Combinator, em 2005. Programador, escritor e investidor, Graham é certamente o responsável pela disseminação da ideia em larga escala. Criou, em 1995, ao lado de Robert Morris, o Viaweb, primeiro software a funcionar como uma empresa de serviços.

    As aceleradoras foram criadas nos Estados Unidos, no final da década de 90, mas ganharam força a partir de 2005, quando grandes nomes começaram a operar. Ele cita, ao lado da Y Combinator, a Techstars. Ambas já possuem centenas de empresas em seus portfólios. Como é um modelo novo, o desafio das aceleradoras é continuar mostrando seu valor no mundo inteiro.

   No Brasil, as primeiras aceleradoras de renome começaram a surgir por volta de 2011 mas ganharam mais força no final de 2012. Foi quando surgiu o Startup Brasil, que é um programa federal de apoio ao desenvolvimento de aceleradoras e startups. Já nos últimos anos, vêm surgindo as primeiras aceleradoras corporativas no Brasil, ligadas a empresas como a InovaBra, do Bradesco, e a Abril Plug&Play do grupo Abril.

 

 (Postado por Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços).