MARKETING DIRETO UMA FERRAMENTA INDISPENSÁVEL PARA O SUCESSO EM VENDAS.
Quem é dono
do próprio negócio sabe que nem sempre é fácil manter um público fiel e
garantir as vendas. No entanto, ser empreendedor é saber que existem técnicas
para que se possa manter a empresa perto de seus clientes. E foi
pensando em como a empresa pode conservar seus consumidores que o marketing foi
criado.
Conhecendo o marketing
Antes
de você pensar que o marketing é uma criação recente para que os empresários
possam consolidar sua marca junto a seus consumidores, lembre-se que desde
sempre existem negócios e, portanto, o marketing é bastante antigo. Porém, ele
recebeu esse nome no século passado, quando passou a ser utilizado de maneira
pensada, ou seja, uma pessoa começou a pensar em como atingir melhor seus
objetivos – seja a melhoria nas vendas ou de imagem.
Para muitos
o marketing é um processo em que se faz com que o consumidor possa se
interessar pelo serviço ou produto ofertado. Desta maneira, o marketing ajuda a
criar uma satisfação e um valor que será agregado ao produto/serviço. E como o
cliente está feliz ao consumir, a empresa – o dono – fica feliz com o retorno
financeiro.
Como usar o marketing a seu
favor
E
se o marketing é bom, por que não utilizá-lo a seu favor e de seu negócio? Para
fazer uso dessa estratégia é importante que se crie uma meta estratégica com
muitas atividades. A primeira atividade é fazer um estudo do mercado, logo após
se pode começar a traçar um planejamento, com: publicidade, vendas e
atendimento pós-venda.
E o
mais importante é que para utilizar bem o marketing e necessário conhecer as
diversas formas existentes. Veja abaixo uma lista dos tipos de marketing mais conhecidos e utilizados no mercado:
- Marketing direto, assunto desse post;
- Marketing de relacionamento;
- Marketing pessoal;
- Marketing de rede;
- Marketing de guerrilha;
- Marketing de serviços;
- Marketing digital;
Vamos
conhecer um pouco mais sobre o Marketing Direto – um dos mais utilizados e
conhecidos pelos empresários.
Entendendo melhor
o Marketing Direto
Você
já ouviu falar nesse termo “Marketing
Direto”? O que vem a mente das pessoas é aquela conhecida “mala direta” ou então tipo de
vendas feitas pelos correios. Mas para Drayton
Bird existem dois tipos de marketing direto: o primeiro e mais antigo é esse
que relatamos acima, o que era feito por mala
direta, por correspondência, telefone e até aquelas vendas pela televisão. E o segundo – e o que nos interessa – é o novo marketing direto, onde
a empresa trabalha com as informações
de seus clientes (físicos e jurídicos). Esse banco de dados
permite que seja feita uma customização
na hora de se comunicar com o cliente.
E então, o que é
o novo marketing direto?
Enfim
chegamos ao conceito atual de marketing direto. Ele diz que o marketing direto
concentra o interesse no público que tem foco em determinado serviço ou produto
e ainda reforça o relacionamento direto entre clientes e empresa. Portanto,
podemos dizer que o marketing direto é a técnica utilizada para atingir o público-alvo
sem passar por intermediários ou atingir pessoas que não se interessem pelo
produto ou serviço.
Como fazer para
utilizar bem o marketing direto
E
já que o marketing direto é o novo queridinho entre as empresas, veja a seguir
algumas dicas para utilizar bem a estratégia e assim aumentar as vendas e consequentemente
o alcance de seu target:
Faça
um banco de dados
Para
ser bem sucedido, já dissemos que é importante conhecer bem seu público-alvo. E, para que isso ocorra
você deve fazer uma coleta de informações
sobre seus atuais e novos clientes. É
isso que chamamos de banco de dados.
Para que sua campanha tenha êxito é importante conhecer a fundo quem você quer
atingir. Para conseguir esses dados as empresas usam diversas técnicas, mas as
mais conhecidas são aqueles formulários que preenchemos em sites de
relacionamento ou até mesmo os de compra coletiva.
As informações mais utilizadas são:
- Idade;
- Gênero;
- Renda familiar e individual;
- Contatos e;
- Estilo de vida e outros que
sejam relevantes para a marca.
Estabelecendo
contato
Agora
que você já tem uma ideia de com quem está tratando, chegou a hora de
estabelecer contato. Mas antes de sair enchendo a caixa de e-mails é importante
analisar qual a melhor maneira de atingir seu público-alvo. Uma ótima opção é
oferecer amostras grátis de seu produto, quem conhece e gosta, compra!
Associado a essa amostra, você pode anexar folhetos, panfletos e até convites
para a festa de lançamento de novos produtos.
Caso
o cliente já conheça o produto ou serviço, procure estabelecer o contato pós
venda, para saber se ele ficou satisfeito com ele. Uma dica: quanto mais
elaborado seu contato, mais você irá saber sobre o cliente e a sua satisfação.
Crie
a campanha
E,
por último, a criação da campanha de marketing direto. Deve-se pensar e
elaborar com cuidado a estratégia para que ela seja ao mesmo tempo atraente,
clara e objetiva. Lembre-se que o cliente deve se sentir atraído pela sua
campanha entre todas as outras que chegarão até ele. Uma das maneiras mais
fáceis, criativas e rentáveis é utilizar o Facebook Custom Audiences.
O
Facebook Custom Audiences
Esta
ferramenta do facebook ajuda a criar públicos específicos para cada produto ou
serviço que sua empresa tiver além de enviar somente o que você desejar para
aquele grupo escolhido. A ferramenta é ótima para facilitar a vida de quem
precisa entrar em contato com o público, sem
atingir pessoas que não se interessem.
O E-mail marketing
É
a utilização do e-mail como ferramenta de marketing direto,
respeitando normas e procedimentos pré-definidos, analisando o retorno gerado
através de relatórios e análises gráficas gerando campanhas cada vez mais
otimizadas.
E-mail Marketing e o SPAM
Diferentemente
do spam (mensagens indesejadas), é essencial ao e-mail marketing o
consentimento do cliente (também chamado opt-in), que pode ser
explícito, quando ele mesmo opta por receber, ou implícito, caracterizado por
uma relação evidente entre as partes.
O
email marketing também se diferencia do spam por permitir ao
destinatário a opção de se descadastrar a qualquer momento da lista de envio
pela qual recebeu o email. Isso se chama "opt-out" e de acordo com o
Código de Autorregulamentação para a Prática de Email Marketing, o remetente
deverá disponibilizar ao Destinatário a sua política de Opt-out e informar o
prazo de remoção do seu endereço eletrônico da base de destinatários, que não
poderá ser superior a 2 (dois) dias úteis, quando solicitado diretamente pelo
link de descadastramento do E-mail Marketing e 5 (cinco) dias úteis quando solicitado
por outros meios, prazos estes contados a partir da data da solicitação
comprovada.
No
entanto muitas empresas contratam agencias que utilizam listas de email de
terceiros, ao se cadastrar em um site o usuário termina por receber infinitos
emails dos mais variados assuntos sem jamais ter requisitado. Também de acordo
com Comitê Gestor da Internet no Brasil: Uma das mais frequentes, e
piores, desculpas usadas pelos spammers é alegar que se o usuário não tem
interesse no e-mail não solicitado, basta "removê-lo". Essa é uma
característica de e-mail de spam.
Benefícios do E-mail Marketing.
De
acordo com um estudo realizado pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil,
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística e Instituto
Brasileiro de Opinião Pública e Estatística, o principal motivo de acesso à
Internet no Brasil é o e-mail.
Dessa
forma, o e-mail marketing fornece uma forma simples de se conectar e ser
lembrado. Esta ferramenta, a princípio inexpressiva, não apenas permite enviar
mensagens direcionadas regularmente, mas também que receber respostas rápidas e
alcançar resultados imediatos.
Nesse
sentido, as empresas que adotam o e-mail marketing têm uma série de benefícios:
- pro atividade: em vez de esperar o interesse do cliente, a
empresa pode encontrá-lo;
- interatividade: o cliente interage imediatamente com a
mensagem;
- segmentação: é possível direcionar a mensagem por sexo,
faixa etária e cidade, por exemplo;
- personalização: a
mensagem pode ser facilmente personalizada com informações do cliente;
- mensuração: o retorno da ação realizada é acompanhada em
tempo real e custo-benefício.
Tipos de E-mail Marketing
Para
muitas pessoas, o termo “e-mail marketing” gera automaticamente a imagem de um
e-mail com apenas um propósito: vender. Na verdade, há muitos tipos de
comunicações feitas através de e-mail que podem ser oferecidas ao seu cliente.
Algumas não são diretamente relacionadas à vendas, mas podem contribuir
significativamente para o objetivo final do cliente utilizando outros
caminhos.
1. Comerciais
Esse
tipo de e-mail geralmente é voltado ao comércio eletrônico ou clubes de
compras. São mensagens visuais e objetivas, de forma que, ao bater os olhos no
email, os usuários identifiquem rapidamente as ofertas. É uma forma rápida de
fazer com que suas promoções cheguem ao conhecimento do público. Nestes casos,
muitas vezes é interessante fazer um layout em que o usuário seja impactado com
uma ou mais promoções em destaque, para que em seguida perceba as demais se
alternando. Com isso, além de prender a atenção pelo estímulo visual, é
possível apresentar uma quantidade maior de produtos, aumentando as chances de
atingir o interesse do consumidor em potencial.
2. Newsletters
Os
newsletters são e-mails informativos cujo foco é aproximar os usuários de uma
marca, criando um relacionamento entre empresas e clientes. Por isso, estas
mensagens devem oferecer informações relevantes ao público alvo. Elas precisam
trazer conteúdos de qualidade, que gerem interesse, fazendo com que cliquem na
peça e sejam levados ao seu site ou rede social. Em muitos casos esses
conteúdos não estão diretamente relacionados a produtos, mas de alguma forma
interligados.
3. Email de serviço ou transacional
Diferente
do e-mail marketing comercial, que é projetado para atingir diversos usuários
com um mesmo perfil de uma única vez, o e-mail transacional não é
concebido de maneira massificada. É uma peça de comunicação exclusiva, criada
especialmente para cada um dos contatos existentes no mailing de uma empresa.
Um email marketing de serviço geralmente é enviado automaticamente e tem como
objetivo agilizar os processos das empresas e o atendimento ao cliente. Muito
utilizado em sites de e-commerce, este tipo de email confirma as ações que os
usuários fizeram diretamente no site e transmite seriedade e segurança para os
destinatários.
Os
emails transacionais são enviados a partir do momento em que o usuário faz o
cadastro no site, finaliza uma compra pela internet, ou até mesmo quando há um
abandono de carrinho. Por meio de um sistema de monitoramento, capturam-se os
dados de navegação do usuário, aproveitando suas últimas visualizações, para
encaminhar ofertas exclusivas. Esta é uma excelente estratégia para o comércio
eletrônico: aproveitar informações geradas pelo público para criar emails com
ofertas personalizadas, ou com descontos especiais, por exemplo.
O melhor do
marketing direto
Enfatizamos
que o melhor do marketing direto é a rentabilidade, pois ao focar em
determinado público você não tem a perda de verba com quem não se interessa
pelo seu produto, além de atingir quem realmente se interessa sem precisar
gastar muito em publicidade.
O
marketing direto é uma estratégia que as empresas usam para que seus produtos e
serviços cheguem mais facilmente ao público-alvo. A escolha da estratégia certa
é responsável por todo o sucesso de uma campanha e consequentemente de uma
empresa. Por isso, tenha foco e se organize para usar bem o marketing direto.
Desejamos
ter trazido aos amigos e seguidores, uma melhor explicação sobre esse assunto e
aguardamos novas sugestões de temas para serem postados aqui em nosso Blog!Um
forte abraço e muito sucesso!
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Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.