Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.

Nossa Diretora: Valéria Albuquerque - Pedagoga Empresarial.
"REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS - SUA GARANTIA EM QUALIDADE, EFICIÊNCIA, ÉTICA E PROFISSIONALISMO!"

"MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REAL CONSULTORIA & SERVIÇOS"

* MISSÃO:



- Realizar Serviços de Consultoria e Assessoria Empresarial, utilizando métodos modernos;



- Conduzir os Processos de Treinamento e Desenvolvimento, através de um trabalho, com
Tecnologias

Integradoras
, por uma Equipe Capacitada;

- Ajudar os Clientes a Planejarem, Redesenharem, Construírem e a Operarem suas empresas, em Sincronia com as Novas Tecnologias, Estratégias Eficazes, Novas Capacidades e Direções Estratégicas Inovadoras de Mercado.

* VISÃO:

- Conduzir Serviços de Consultoria e Assessoria de Qualidade, com Segurança, Discrição, Bom Gosto e Inovação na Gestão de Pessoas;

- Atuar no Mercado visando o crescimento Técnico, Profissional, baseado na Ética e Valores Morais, procurando fazer bem tudo aquilo a que se propuser;

- Atingir a Excelência no Treinamento e Desenvolvimento Pessoal e Profissional, servindo de referência em Consultoria no Brasil.

*VALORES:

- Comprometimento Ético;

- Igualdade de tratamento a todos;

- Justiça e Paz Social;

- Transparência nas Ações;

- Compromisso com o Serviço Profissional;

- Envolvimento com a Missão da Instituição;

- Valorização dos Integrantes da Instituição;

- Discrição e Responsabilidade.



Fale com a Real Consultoria e Serviços:

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REAL - Pensando, refletindo, criando, crescendo, voando mais alto...

"Determinar é - marcar tempo, fixar, definir, prescrever, ordenar, estabelecer, decretar, e decidir. É tomar posse da Bênção!"

(Missionário R.R. Soares)


"Quando você está inspirado por algum grande propósito, por algum projeto extraordinário, todos os seus pensamentos rompem seus vínculos: sua mente transcende as limitações, sua consciência se expande em todas as direções, e você se descobre em um mundo novo, grande e maravilhoso.
Forças, faculdades e talentos dormentes tornam-se vivos, e você percebe que é uma pessoa melhor, de jamais sonhou ser!"

(Patanjali)

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quinta-feira, 15 de abril de 2010

“O COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL DE HOJE NAS ORGANIZAÇÕES.”

"O COMPORTAMENTO DO PROFISSIONAL DE HOJE NAS ORGANIZAÇÕES."

               Nas últimas décadas, em especial nesta, tenho percebido a diferença dos comportamentos dos profissionais, dentro das organizações em que trabalham. E isso ocorre não só no Brasil, como também em outros países.
              Aqui no Brasil estamos vendo o quanto aumentaram as exigências, por um nível de conhecimento ainda maior para esses profissionais. Que antes, tinham como exigência para seus currículos, sua capacidade profissional mensurada por seu conhecimento educacional e/ou acadêmico. Mas hoje, além desse, que se tornou básico, lhe é exigido também, certa “cultura”,com profundidade intelectual em diversas áreas. Com uma visão holística sobre as notícias que os cercam, como novas tecnologias, instrumentos de avaliação comportamental, dentre outros.
             O profissional de ontem (e isso até bem pouco tempo), necessitava ter pelo menos o Segundo Grau (o novo Ensino Médio), saber um pouco (básico) de informática. Ma s agora, deve ter no mínimo o Terceiro Grau (O Ensino Superior – hoje). E precisa “saber” ao menos falar/escrever e ler; outro idioma, além é claro, de possuir um “grande” conhecimento em informática (incluindo todos os pacotes de serviços, planilhas e internet avançada).
            Exige-se também, que esse profissional, tenha um vasto conhecimento não só técnico na área profissional e função que irá exercer dentro da empresa, mas como também, entender relações humanas, interpessoais e organizacionais.
            Com toda essa transformação, surgiram novas profissões e novos tipos de profissionais, a fim de serem supridas essas exigências e necessidades do Novo Mercado de Trabalho.
            Uma dessas novas profissões; foi a do Pedagogo Empresarial, que antes era um Especialista em Educação e agora, também se Especializa nas Relações de Trabalho dentro das Organizações, desenvolvendo Competências, como a de Gestão de Pessoas.
            Eu por exemplo, sou uma Pedagoga Empresarial, com Graduação em Pedagogia; sendo Licenciatura Plena e Habilitação em Supervisão Escolar. Hoje, por conta de uma mudança nesse Mercado de Trabalho, me tornei uma Empresária, com uma Empresa de Consultoria & Serviços, que presta Serviços na Área Empresarial, como Palestras, Treinamentos, Seleção e Recrutamento, Treinamento e Desenvolvimento, Além de Reciclagem e Gestão de Projetos para essas Organizações.
           Com minha experiência como Consultora e Palestrante, dentro das organizações, tenho observado as transformações pelas quais as empresas têm passado como também os seus funcionários. Percebo as mudanças no perfil exigido por elas, para contratarem esses profissionais. Eles passam por uma enorme bateria de avaliações, que começam ainda na fase de seleção/recrutamento, passando pelo treinamento/desenvolvimento, capacitação técnica, reciclagem e uma série de entrevistas e dinâmicas, para chegarem até serem efetivamente contratados. Eu mesma já participei como candidata, tempos atrás em uma dessas situações, antes de me tornar Consultora. E ainda hoje apesar de possuir capacidade técnica para prestar esses serviços, também passo pelo “clivo” direto desses empresários pelos quais sou contratada.
          E mesmo quando esse profissional já é contratado, ele se vê obrigado a seguir um planejamento de reciclagem e avaliação, que lhe é imposto, para conseguir-se manter ao mesmo tempo, atualizado, útil e empregado, na função que exerce dentro da organização. O que por outro lado, não é algo ruim, muito pelo contrário, isso agrega valor ao currículo e soma-se ao seu próprio “Capital Intelectual”.
         Todo esse esforço em procurar inovar, renovar e incrementar os conhecimentos do profissional de hoje, nos traz, por conseguinte, uma nova fase de profissionalismo no Brasil, onde cada vez mais, é preciso saber mais e melhor dos que os outros!”

Por Valéria Albuquerque da Silva

08/04/2010 – Rio de Janeiro/RJ

quarta-feira, 7 de abril de 2010

O Comportamento Ético Nas Empresas

Publicado em: 07/04/2010
Por Sonia Jordão

"O Comportamento Ético Nas Empresas"

"Ética é a teoria ou ciência do comportamento moral dos homens em sociedade". (Adolfo Vasquez)

                Agir corretamente hoje não é só uma questão de consciência. É um dos quesitos fundamentais para quem quer ter uma carreira longa e respeitada. Em escolhas aparentemente simples, muitas carreiras brilhantes podem ser jogadas fora. Atualmente, mais do que nunca, a atitude dos profissionais em relação às questões éticas pode ser a diferença entre o seu sucesso e o seu fracasso. Basta um deslize, uma escorregadela, e pronto. A imagem do profissional ganha no mercado a mancha vermelha da desconfiança.
              Ser ético é uma característica fundamental. Cada vez mais as organizações estão adotando o hábito de checar o passado dos candidatos a alguma vaga. Quem tem a ficha limpa sempre terá as portas abertas nas melhores empresas do mercado. Mas afinal, como é esse profissional?
             Ser ético nada mais é do que agir direito, proceder bem, sem prejudicar os outros. É ser altruísta, é estar tranqüilo com a consciência pessoal. É também agir de acordo com os valores morais de uma determinada sociedade.
            Qualquer decisão ética tem por trás um conjunto de valores fundamentais. Entre eles: ser honesto em qualquer situação, ter coragem para assumir decisões, ser tolerante e flexível, ser íntegro, educado, fiel, humilde e prudente.
            Empresas não são apenas entidades jurídicas, elas são formadas por pessoas e só existem por causa delas. Por trás de qualquer decisão, de qualquer erro ou imprudência, estão seres de carne e osso. E são eles que vão viver as glórias ou os fracassos da organização. Quanto mais uma organização se destaca no mercado, mais se deve preocupar com as relações éticas. Errar é humano, mas falhas éticas destroem carreiras e organizações.
            Para saber se uma empresa é ou não ética é preciso verificar a maneira como ela se planeja e cria soluções para evitar deslizes e problemas. Prevenção é a palavra de ordem em qualquer organização que valorize a ética nos seus negócios e no ambiente de trabalho.
            Ética gera questões extremamente delicadas e, na maioria das vezes, de foro íntimo. Não existe uma receita universal, pronta e completamente eficaz para resolver essas questões. A decisão sempre varia de pessoa para pessoa, de consciência para consciência. Cada um tem seus limites, impostos por suas crenças e pelas leis, e deve seguí-los.
           O que fazer para andar com um pouco mais de segurança nesse terreno nebuloso? Eis algumas estratégias:

•Não faça nada que não possa assumir em público.

•Avalie detalhadamente os valores da sua empresa. Certifique-se de eles combinam com os seus.

•Trabalhe sempre com base em fatos. Não julgue baseando-se em suposições.

•Avalie os riscos de cada decisão que tomar. Meça, cuidadosamente, as conseqüências do seu ato em relação a todos os envolvidos.

•Uma empresa ética exige não apenas produtos e serviços de qualidade, mas também de conteúdo ético: recolher impostos, remunerar dignamente, preservar a ecologia, o meio ambiente, interagir com lealdade e participar da comunidade.

•Saiba ouvir. É aconselhável ouvir mais do que falar, especialmente em se tratando de reclamações e consultas de clientes.

•Trabalhe bem com os temas polêmicos: todas as promessas ao cliente com relação a atendimento e prazos, inclusive as mais informais, devem ser rigorosamente cumpridas.

•Evite rivalidades. É necessário cultivar boas relações dentro e fora das equipes.

•Nunca se esqueça que ninguém negocia com empresas, mas com as pessoas das empresas. O caráter da empresa é o caráter que seus empregados têm.

•Evite clientelismos, privilégios e deixar vazar informações. Também é ético assegurar-se de que as informações foram claras, completas, transparentes e bem recebidas pelo outro.

•Não fume onde esta prática é proibida e apresente-se sóbrio ao trabalho.

•Planeje suas ausências no ambiente de trabalho, sempre que possível, de modo a permitir fluxo normal das responsabilidades.

•Demonstre interesse pelo próprio desenvolvimento, participando de reuniões, encontros e eventos de formação, treinamento e desenvolvimento.

•Seja pontual em termos do horário de trabalho. Observe políticas, normas e procedimentos.

•Zele pelo bom nome da empresa. Comunique-se, relacione-se, aja de forma irrepreensível, dentro e fora da organização.

•Aja de modo participativo, compartilhado, de modo que um problema em qualquer ponto da organização seja responsabilidade de todos e de cada um.

•Tenha moral elevado e contribua para manutenção do clima de trabalho em alto nível.

•Zele pelo bom nome dos colegas. Varra de sua vida a fofoca.

•Não se omita. Assuma seus erros. Quando perceber alguma coisa errada, procure ajudar a consertar.

•Informações confidenciais não devem sair da empresa em hipótese alguma.

              Ser e manter-se um profissional ético não é fácil de administrar, principalmente para nós brasileiros que fomos criados sob a ética da lei de Gerson, do jeitinho, da vantagem acima de tudo. Socialmente aprendemos que é preciso fazer o correto, mas na informalidade impera a idéia de que não há nada de errado em levar vantagem. Há corruptos em outros lugares do mundo, mas no Brasil pequenos delitos são apoiados e até elogiados por amigos e pela família.
             Agir eticamente sempre foi e será uma decisão pessoal. Nunca se esqueça, porém, de que esse costuma ser um caminho sem volta. Para o bem ou para o mal.

(Postado por Valéria Albuquerque - Consultora)

quarta-feira, 17 de março de 2010

"A Força Do Setor De Serviços No Brasil"

"ARTIGONAL - DIRETÓRIO DE ARTIGOS GRATUITOS"
Publicado em: 03/11/2008 | Comentário: 0 | Acessos: 3,087

                       A CEBRASSE – Central Brasileira do Setor de Serviços – organização na qual tive a satisfação de ter sido o primeiro Diretor Executivo – lançou, em dezembro de 2007, o Anuário Brasileiro do Setor de Serviços, o mais completo indicador econômico do Setor de Serviços, que congrega no país mais de 60 mil empresas e cerca de 70 atividades responsáveis pela geração de, aproximadamente, 8 milhões de empregos formais.
                      A CEBRASSE, primeira CENTRAL SINDICAL DOS EMPRESÁRIOS brasileiros, foi criada para defender e representar institucionalmente os interesses de mais de 80 entidades empresariais em todo o território nacional, entre federações, sindicatos, associações, institutos e conselhos de diversos segmentos dos setores produtivos, em especial o Setor de Serviços.
                     O Anuário Brasileiro do Setor de Serviços reúne dados estatísticos sobre os mais diversos serviços terceirizados prestados à sociedade nos segmentos de Serviços Gerais, Saúde, Vigilância, Transporte e Logística, Telecomunicações, Asseio e Conservação e Educação, entre outros.
                     Segundo o Anuário, dados da Organização Mundial do Comércio – OMC – revelam que a exportação de serviços brasileiros na América Latina cresceu 4% em apenas dez anos, chegando a 15,7% do total. No mundo, o Brasil ocupa a 35ª posição no ranking dos principais exportadores (market share) com 0,6% da participação. O primeiro lugar é dos Estados Unidos com 17,4%, seguido pelo Reino Unido com 7,8% e pela Alemanha com 6,3%.
                     Atualmente, o setor de serviços compreende um terço do comércio mundial, sendo a área de maior crescimento econômico. Devido ao alcance da definição do que é serviço, adicionada à grande probabilidade lucrativa que as companhias registram com sua contratação. Ele gera, aproximadamente, 11 milhões de empregos, correspondendo a 16% do total dos trabalhadores do setor privado: um a cada três empregos gerados na última década foi em empresas de terceirização de serviços.
                    Outra pesquisa do IBGE, mencionada no Anuário, intitulada “Pesquisa Anual de Serviços – Produtos e Serviços 2004 – 2005” revela que, em 2005, as telecomunicações geraram 67,1% da receita dos serviços de informação e o conjunto das atividades de informática, 19,9%. A televisão aberta liderava o segmento de Serviços audiovisuais, gerando 47,3% da sua receita. Além disso, 85,3% da receita dos Serviços de campanhas publicitárias vieram de clientes no setor privado.
                    O Anuário Brasileiro do Setor de Serviços traz também a 4ª Pesquisa Nacional sobre a Terceirização nas Empresas, realizada em 2006 pelo Cenam – Centro Nacional de Modernização Empresarial, que revelou a popularidade do setor de Serviços e algumas de suas peculiaridades. De acordo com o relatório, as respostas indicam pleno conhecimento das empresas sobre as aplicações da terceirização. Outro dado revela que a maioria das empresas já utiliza algum tipo de serviço terceirizado, sendo algumas por iniciativa própria; e outras por meio de consultorias para orientar a implementação.
                    Os cinco serviços mais contratados pelas empresas pesquisadas foram: Limpeza e Conservação – com 78% das contratações; Vigilância e Segurança com 69%; Manutenção Predial 56%; Paisagismo com 52% e Desenvolvimento de Software com 47%. Grande parte das empresas que implementaram serviços terceirizados deu preferência à prestadora de serviços mais experiente no mercado. A minoria contratou empresas criadas por ex-funcionários.
                   Os números do setor de serviços falam por si só. É um setor que está sempre pronto a dar apoio, colaboração e participação nas decisões que farão, com certeza, que o Brasil seja um País melhor.

(Artigonal SC #356510).

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

"O Grande Desafio do Líder, enquanto Gestor de Pessoas, nas Organizações hoje!"

      A Gestão de pessoas nas Organizações representa um dos maiores desafios e, uma das maiores dificuldades nas tarefas diárias que qualquer executivo têm no seu papel de Liderança. Mesmo porque, não se ensinam nos cursos de graduação, a diversidade de situações, em que os comportamentos humanos e suas peculiaridades emocionais e, de como saber administrar, negociar e liderar os mesmos.
     Na verdade tudo isso, só se aprende na prática do dia-a-dia.
Para conduzir as pessoas, é fundamental ter bom senso, sensibilidade e intuição nesse processo das relações interpessoais.
        O Líder ou Gestor, nada mais é do que alguém, que deve influenciar as pessoas a desejarem segui-lo, ele serve como "ponte" entre elas e o conhecimento, para se enganjarem no trabalho que devem executar, para não só alcançarem suas metas e ajudá-las a se desenvolverem e crescerem profissionalmente em suas carreiras."

por Valéria Albuquerque da Silva.

sábado, 13 de fevereiro de 2010

"CAMPANHA DE SERVIÇOS - PALESTRAS GRÁTIS!"









CAMPANHA DE SERVIÇOS - Palestras GRÁTIS


       A Direção de Recursos Humanos e o Setor de Marketing da Real Consultoria & Serviços,estará Promovendo uma Campanha de Serviços,oferecendo inteiramente Grátis, uma Demonstração de Nossas Palestras,com foco Na área Empresarial e Gestão de Pessoas .
         Essa Campanha tem como objetivo,ajudar as Empresas a renovarem as suas práticas,através da ministração dessas palestras e de Treinamentos e Desenvolvimento aos seus funcionarios.
         Estaremos oferecendo Três opções de Temas.Assim,o Cliente podera dentre elas,escolher uma que melhor se adequa a sua empresa.
               


- Escolha entre esses três Temas:



 Administração de Conflitos e Negociação .


 Liderança Eficaz .


 Motivação : Uma Ferramenta de Trabalho Poderosa .

- Observação:
                  "As Palestras deverão serem agendadas com pelo menos trinta dias de antecedência , e ficarão sujeitas à aprovação da disponibilidade do nosso Setor de Recursos Humanos e Marketing !
    
- Nossos Telefones de contato:


(55) - (21) - 8461-2907/9931-3346


- E-mail (s):

realconsultoriaeservicos@hotmail.com
valeriaconsultoriaeservicos@hotmail.com

terça-feira, 3 de novembro de 2009

"JB-Columbia University Conference - por Marcos Troyjo"

Jornal do Brasil, edição de 01/11/2009.
"Universidade de Columbia aponta oportunidades e desafios para o Brasil."
NOVA IORK - John Coatsworth, Reitor da Escola de Assuntos Internacionais da Universidade de Columbia, em Nova Iork, é homem com erudição globalizada.
Conhece, por exemplo, os inúmeros chavões sobre o Brasil. Na quinta-feira passada, Coatsworth procurou jogar uma pá de cal definitiva numa das mais irritantes e batidas máximas sobre o país.
- Sempre se disse que o Brasil é o país do futuro, e sempre será. Mas o dito popular ficou ultrapassado. O futuro chegou para os brasileiros. Seu potencial está revelado no presente - afirmou na abertura da Conferência Brazil and the Future (O Brasil e o Futuro), realizada em parceria entre a University Columbia e o Jornal do Brasil e a Casa Brasil.
Para atestar a afirmação do professor Coatsworth, um grupo de dez figuras notáveis do pensamento político, econômico e social, procurou delinear o que será, então, o futuro desta potência emergente, que é a nação brasileira.
- Esta conferência deseja estimular diálogos sobre o Brasil, paralelamente, também incentiva o melhor entendimento sobre o país, pelos americanos - disse Thomas Trebat, diretor-executivo do Instituto de Estudos da América Latina e do Centro de Estudos Brasileiros da Universidade Columbia.
Para dar conta da tarefa, foi elaborada uma agenda ambiciosa apontando desafios e procurando soluções em diversas áreas. Falou-se sobre a melhoria da infraestrutura logísitca e energética por meio de novos investimentos, da racionalização de carga tributária e burocrática, além do desenvolvimento de uma sociedade do conhecimento que seja acessível a todas as classes sociais brasileiras. Em oito palestras, seguidas de duas sessões de debates e perguntas, foi traçado um amplo panorama do país.
Na abertura da sessão, o diretor do Conselho Editorial do JB, Marcos Troyjo, salientou que a conferência em Columbia se soma a uma séie de iniciativas voltadas para a atualização da percepção que se tem do Brasil em alguns dos mais importantes centros de formadores de opinião do mundo.
- Nos últimos 12 meses, realizamos conferências em associação com o Instituto de Tecnologia de Massachussetts (MIT) e o Instituto de Empresa (IE) da Espanha. Em 2010, faremos eventos sobre os desafios e oportunidades do Brasil na Inglaterra, França e Suécia. Esta é a hora de debater e promover nosso país internacionalmente - acrescentou Troyjo.
O banqueiro alemão Dieter Kemp aplaudiu a iniciativa:
- Há tempos, estamos querendo fazer negócios com o Brasil, um ilustre desconhecido. Junto com a China, será o motos da economia do mundo emergente nos próximos 25 anos.
Claudio Frischtak, ex-economista sênior do Banco Mundial, e Aloísio Araújo, professor visitante da Universidade de Columbia, estabeleceram os precedentes da crise econômica globalizada e reforçam a idéia de superação das dificuldades nos países emergentes - principalmente China, Índia e o Brasil.
Mas alertam que as boas notícias vindas destas economias têm prazo de validade.
No caso brasileiro, especificamente, Frischtak sugeriu uma guinada estratégica no modelo econômico. A chave para o sucesso no futuro estaria no melhor aproveitamento de seus recursos naturais e num novo esforço para incrementar o setor manufatureiro, principalmente aquele que lida com tecnologia verde. Frischtak, acredita que a dependência das exportaçõesapenas de commodities - aumentada no momento atual - acarretará sérios problemas a longo prazo.
Para Aloísio Araújo, isso implica desenvolvimento de novas tecnologias e ampliação do conhecimento no país. Até pela presença no apinel de figuras notáveis, como a do professor Arnaldo Niskier, presidente do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE-RJ) e ex-presidente da Academia Brasileira de Letras, a educação foi considerada peça fundamental na ascensão do Brasil à condição de potência do século 21.
- O Brasil produz 100 milhões de livros pedagógicos por ano - anunciou Niskier. - Mas um em cada dez brasileiros, acima de 15 anos, é analfabeto. Hoje, temos 60 milhões de crianças em escolas, o que corresponde a 33% da população. É preciso melhorar cada vez mais estas números. Niskier discorreu também sobre a história do preconceito contra profissionais técnicos no país e manifestou repúdio a esta idéia.
Getúlio Vargas, num documento que tornava oficial o incentivo às profissões técnicas, escreveu claramente que o setor estava destinado às classes menos privilegiadas. Este conceito não mudou muito desde então. O governo do presidente Lula, é preciso dizer, criou cem novos centros de treinamento técnico. É preciso fazer mais. Recentemente, ouvi de um empresário do setor energético que, casop falte mão de obra qualificada para a exploração das novas reservas de petróleo, devemos importar técnicos da Turquia, Índia e China. Isso, claro, é um absurdo. No Brasil se privilegiam demasiadamente as profissões de engenheiro, dentista, advogado e médico. São os doutores. Mas um país não depende apenas desses profissionais - concluiu Niskier. Para Janice Ellis, da ONG Alliance for International Education, "A questão educacional no Brasil é um gargalo maior do que a insuficiente estrutura logística."
Gilberto Freyre Neto, presidente da Fundação Gilberto Freyre, do Recife, lembrou que o mundo acadêmico brasileiro deve muito à Universidade de Columbia, onde seu avô Gilberto Freyre teria, a partir da tese de mestrado , construído as linhas gerias da obra-prima da sociologia brasileira, Casa Grande & Senzala. Freyre Neto contou um caso que ilustra bem o fascínio brasileiro com o doutorado.
- Meu avô, de volta ao Brasil, mostrou a uma pessoa o seu diploma. Dizia que ele havia se formado em liberal arts. A pessoa olhou e sapecou: O que é isso? Então você foi para fora apenas para gastar o dinheiro de seu pai - contou Gilberto, num exemplo daquilo que disse Niskier. Ficou evidente, porém, que os doutores brasileiros estão na linha de frente do potencial brasileiro. Afinal, entre os palestrantes estava ninguém menos do que Ivo Pitanguy, o mais renomado cirurgião plástico do mundo. A platéia recebeu-o, compreensivamente, com grande entusiasmo. Muitos dos presentes, em manifestação aberta, defenderam a indicação de Pitanguy para o Prêmio Nobel de Medicina. O auditório inteirop aplaudiu a sugestão durante alguns minutos.
Mas Pitanguy tinha ali um objetivo mais específico: delinear a estrutua dos serviços médicos que ele ajudou a intalar, a formação de profissionais de mais de duas dúzias de países, e defender sua conviccção na continuidade da prestação de serviços sociais de sua especialidade, da qual ele prórprio é um pioneiro. Pintou ainda um quadro futurístico daquilo que a humanidade pode esperar da cirurgia plástica nos próximos anos, e que envolve desde as pesquisas no campo da genética até a criação de neo-ógãos, além de narizes, seios e orelhas, por exemplo, através da manipulação de células-troco. Emma Williams, da Pfizer, acredita que o modelo criado por Pitanguy "pode representar, para a medicina, aquilo que a Embraer realizou, no setor aeronáutico.
NOVA IORK - A conferência Brazil and the Future (O Brasil e o Futuro), realizada em parceria entre a Universidade de Columbia, O Jornal do Brasil e a Csa Brasil, também teve como destaque os temas infraestrutura, energia e reulamentos no Brasil. Nelson Narciso, diretor da Agência Nacional de Petróleo, ralacionou todo o potencial fabuloso de recursos energéticos do país, desde os biocombustíveis até as recentes descobertas de reservas petrolíferas do pré-sal. Esclareceu dúvidas e mal-entendidos sobre os processos regulatórios do setor.
------------------------------------------------------------------------------------------FIM.
("Caros leitores, estas foram algumas das inúmeras informações e assuntos, que foram discutidos nesta conferência. Estaremos postando as demais informações nas próximas postagnes. Agradecemos seu interesse pelo blog. Até a próxima! - Valéria Albuquerque da Silva - Real Consultoria e Serviços. Ela me foi enviado pelo BlackBerry de Marcos Troyjo.)

segunda-feira, 26 de outubro de 2009

"CONFERÊNCIA: O BRASIL E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO"












































"CONFERÊNCIA: O BRASIL E O DESAFIO DA EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO"
Estive no último dia 22 de outubro de 2009, assistindo à Conferência realizada no Auditório da Associação Comercial do Rio de Janeiro, onde vi uma verdadeira maravilha de argumentos e falas, sobre o Grande desafio que a Educação Brasileira, vêm enfrentando em suas Instituições de Ensino, acerca de como difundir, propagar e desenvolver aos milhares de alunos, das diversas fases escolares, em nosso país, para o "Espírito de Empreendedor".
Sabemos das inúmeras dificuldades que nossas instituições escolares, estão enfrentando. E também da falta de capacitação de uma parcela de seus educadores. Eu como Pedagoga inclusive, entendo que nossa Cultura, não propicia ao povo, um incentivo, para que a pessoa - cidadão, se lance em ações empreendedoras, embora sejamos conhecidos por diversos países, como um povo bastante empreendedor, haja visto o modo como conseguimos, apesar das adversidades, "sobreviver" diante das nossas disparidades sociais.
Senti um alívio em poder perceber, que existem ainda, pessoas com interesse real em mudar a situação intelectual, acadêmica e cultural de nossos estudantes brasileiros.
Foi muito discutido pelos palestrantes presentes, como as intituições de nível superior, estão muitas vezes, despreparadas, para desenvolverem seus graduandos nas reais necessidades do mercado de trabalho atual, com suas inúmeras exigências e competitividade. Onde não basta somente possuir as habilidades, é preciso sobretudo ter excelência em suas competências também.
Fiz questão de anotar algumas das falas dos participantes da conferência:
* Professor Arnaldo Niskier Membro há 25 anos da Academia Brasileira de Letras e da Academia das Ciências de Lisboa/Portugal - "Dentre suas sábias observações, ele citou a JK, que com certeza foi um grande referencial de empreendedorismo. Que no tangente ao Espírito de Empreendedor, ele JK, foi um dos maiores empreendedores que o país já teve oportunidade de ter como cidadão deste país. Além de citar a Dostoyevsky também.
Falou ainda sobre a palavra "Empregabilidade" e o seu significado no dicionário e de sua coluna : "na ponta da língua" - no Jornal do Brasil.
* Dr. Paulo Nathanael Pereira de Souza - Presidente Emérito do CIEE Nacional - " Falou sobre a Educação e o Empreendedorismo. Em que o Empreendedor - conceito: Alguém que inova na ação que produz eficiências. Descobre novos "nixos de mercado". Impulsiona as ações em torno de si e para os que estão ao seu redor. Falou ainda sobre seu livro: "Pioneiros e o Empreendedores - O sucesso depende da instituição". Citou como exemplo a China, como berço de Empreendedores. E que o Empreendedorismo, pode existir até mesmo em pessoas com pouca ou quase nenhuma escolaridade. Observando-se é claro, a extrema necessidade de alguma escolaridade, haja visto, que estamos vivendo na "Era da Informação!". Falou mais sobre a Pertinência da Educação. Ou seja, do que é Pertinente - no ensino moderno de qualidade abrangente. Observado pela UNESCO. Onde a Educaçã Pertinente de toda a sua população. Do Direito "Pétrio"de todos, da tabela IDH - Índice de Desenvolvimento Humano, essa é a ferramenta, que mede a prosperidade de uma nação.
Citou por diversas vezes o Teórico Max Weber. Ressaltou que o Curso Superior de Administração, têm em seu conteúdo, cerca de 90% de matérias teóricas e apenas 10 % de prática. E que seus estágios, não promovem um envolvimento e comprometimento com o futuro profissional desse aluno - indivíduo. Pois está muito distante, da realidade que o mesmo vai enfrentar, no mercado de trabalho.
* José Augusto Minarelli - Sócio da Lens & Minarelli, especialista em Outplacement e Empreeendedorismo do Brasil - "Cujo tema foi: Educação para o Empreendedorismo ao longo da vida profissional". Além de citar sua experiência pessoal sobre as dificuldades de recolocação profissional no mercado de trabalho, e do belo trabalho que sua consultoria faz, ajudando os profissionais que estão com algum tipo de defasagem profissional em seu currículo e de como se capacitar novamente para as exigências do Mercado de Trabalho atual, ele falou sobre o que é:
- Outplacement - Colocar para fora das Organizações, de modo correto e justo, os profissionais que nada acrescetam às mesmas."
Ele continuou nos falando, sobre como fundou em 1982, a Lens & Minarelli. De como cuida da demissão desses profissionais e de sua recolocação no mercado de trabalho. Ele foi um dos criadores da palavra: "Empregabilidade", de como ela está intimamente ligada à convicção, atitude, fé, reserva financeira e saúde. E que "O homem sem emprego, está transitoramente sem clientes, ou seja, sem receita!" - Essa citação, foi feita por um de seus clientes, que ele incluiu em seu último livro.
Ressaltou ainda, a impotância do "Marketing Pessoal", que a vida se caracteriza por atividades! Sobre a importância de ensinar e também aprender. Da conscientização de que o trabalho, nada mais é do que uma "Prestação de Seviços". De que as empresas, são organizações e, não nossa família. E de que é preciso mudar a forma de enxergar essa relação empregador e empregado."
* Marcos Troyjo - Diretor do Conselho Editorial do JB, Professor do Centro de Diplomacia Empresarial e Pesquisador-Visitante da Columbia University - "Dentre suas observações, ele falou a respeito de como se têm desenvolvido o Empreendedorismo no Brasil e no Mundo. E de que é preciso criar um programa de Educação para o Empreendedorismo Internacional. Da necessidade de se conhecer mais sobre como se dão as ações empresariais no exterior. De como funcionam os órgãos governamentais, dos tramites para se criar uma empresa no exterior. Das políticas Internacionas.
E foi brilhante ao reafirmar que a capacitação do Profissinal de hoje, com relação ao aprendizado e o conhecimento de idiomas, principalmente o da Língua Inglesa. Além é claro, de conhecer o Direito Internacional Privado, Marketing Internacional, da venda simples - presencial, mesmo com o advento das inúmeras ferramentas de comunicação, como a internet: como e-mails, mobiles etc. E finalizou, citando o exemplo da Empresária Angela da Empresa Alpargatas - das "Sandálias Havaianas", de sua visão de Negócio e Inovação - atitude de Empreendedorismo no lançamento da marca no exterior. "
Finalizando essa nota, eu queria dizer que houve outras falas dos demais palestrantes, que não caberiam aqui neste espaço e , que posteriormete, estarei postando. Mas não possso deixar de ressaltar que após as palavras dos palestrantes, houve um momento para perguntas e argumentações, que foi muito ricamente utilizados pelos convidados presentes, o que só abrilhantou a mesma. Foi uma experiência fascinante para mim, em particular. Além do meu conhecimento que foi elevado a um nível maior de compreensão, tive oportunidade de cultivar bons contatos para negócios da nossa Consultoria. E quero divulgar que em breve haverá uma nova oportunidade de participar noutro evento promovido pelo Jornal do Brasil. E estarei informando e nosso Blog.
Agradeço a todos pela oportunidade!"

terça-feira, 13 de outubro de 2009

"Motivação - Vencendo os desafios!"

MOTIVAÇÃO
                 Em Psicologia, motivação é a força propulsora (desejo) por trás de todas as ações de um organismo. A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifca os objetivos de um indivíduo. Dessa forma, quando dizemos de forma particular erramos em dizermos que a motivação é algo interior, ou seja, que está dentro de cada pessoa, de forma particular erramos em dizer que alguém nos motiva ou desmotiva, pois ninguém é capaz de fazê-lo.
             Motivação é quando se têm um motivo para agir. Ter motivação significa ter um desejo por trás de suas ações. Ela é responsável pela persistência de uma pessoa para atingir uma meta.
            A motivação é um elemento essencial para uma aprendizagem eficiente. Um aluno motivado sempre aprende melhor - mesmo quando o material didático ou as aulas forem mal-estruturados.
           
Como Adquirimos motivação?
            Essa é com certeza uma boa pergunta. E uma forma excelente, é através de visualização. Visualizar seu objetivo e sentir as sensações do sucesso - como se já tivesse acontecido - faz com que você se torne mas confiante. Por exemplo, se o seu objetivo é passar no vestibular, imagine-se sendo aprovado, depois de tanto esforço e dedicação. Sinta a emoção como se se você estivesse acabado de ver o seu nome na lista de aprovados. Se for um novo emprego, se imagine já ouvindo o seu entrevistador lhe dizer, "- parabéns o emprego é seu! ".
            Outra maneira de obter motivação, é mantendo contato com as pessoas com os mesmos sonhos e ideais que o seu. Criar grupos de estudo, com pessoas otimistas e animadas - um incetivando e ajudando o outro - faz com que todos se mantenham estudando de forma eficiente.
          Independente de qualquer tipo de maneira que você use para se manter motivado, é preciso antes de tudo, que você acredite nos seus sonhos. Nunca desista de crer que você irá alcançá-los! Mesmo que aparentemente tudo diga ao contrário, lembre-se:
           "Acreditar em si mesmo, em sua capacidade, competências e habilidades, fazem de você, um futuro campeão! - só se chega ao sucesso, quando não se desiste de tentar alcançá-lo!"
           E acredite no que lhe digo, sei por experiência própria, como é difícil - mas não é impossível, quando se deseja com todas as forças e segue-se em frente!
           Boa sorte à todos!
por - Valéria Albuquerque da Silva (Consultora Empresarial).

segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Descobrindo o que significa:

O que é E-learning?



E-learning é um conjunto de práticas de ensino-aprendizagem mediadas eletronicamente.

A Educação à Distância é uma modalidade de Educação, que pode ser realizada, por meios como: correspondência postal ou eletronica, rádio, televisão, telefone, fax, computador, internet entre outros. Ela baseia-se tanto na noção de distância fisica entre o professor e o aluno, como na flexibilidade do tempo e na localização do aluno em qualquer espaço.

O E-learning é uma modalidade de Educação à Distância, utilizada para definir aprendizagem por meio de mídia eletrônica.

Está inteiramente assosicado à utilização da internet, apesar de poder envolver também, a utilização de tecnologias móveis no processo.


O que é Universidade Corporativa?


Universidade Corporativa é um conceito inovador para a Gestão do Conhecimento, pois está sintonizada diretamente aos interesses, objetivos e estratégias da empresa, que deseja promover a formação dos seus funcionários. A partir de um processo de aprendizagem ativa e contínua, a Universidade Corporativa oferece uma vantagem competitiva e sustentável, que é o que chamamos de Capital Intelectual.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

MEI - MICROEMPRENDEDOR INDIVIDUAL O QUE É, E PARA QUEM SERVE?

O que é?
Conforme a Lei Complemntar nº 128, de 19/12/2008, o Empreendedor Indivdual é a nova figura jurídca ,aracterizada pelo trabalhador autônomo, que possui renda bruta de, no máximo, R$ 36.000,00, por ano, que não tem participação em outra empresa como sócio, titular ou administraor e tem até um empregado contratado, recebendo salário mínimo ou piso da categoria, bem como esteja legalizado como microempresário.

A lei, que passou a vigorar em 1 de julho de 2009, criou condições para que os trabahdores inforais se tornassem legalizados, e, assim, passassem a fazer parte do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídicas (CNPJ), proporcionando facilidades nahora d abrir uma conta bancária, pedir empréstimos, emitir notas fiscais e prticpar de lictaçõe públicas.