Já
ouviu o ditado que diz “ Para quem não sabe aonde quer chegar, qualquer caminho
serve”? Pois bem, é exatamente isso que acontecerá com quem não estabelecer
objetivos no Planejamento Empresarial
para este ano.
Também
é fundamental determinar aonde você quer chegar. A partir disso, é possível
encontrar formas de alcançar o que é desejado e acompanhar o trabalho
desenvolvido.
Estabeleça
metas a curto, médio e longo prazo para a
empresa e a sua equipe. Para isso, você pode utilizar a matriz SWOT que foi criada anteriormente e estabelecer
planejar, por exemplo:
- Aumento
do número de vendas;
- Redução
de despesas;
- Formação
de novas parcerias;
- Contratação
de funcionários;
- Diminuição
da taxa de churn.
Entenda mais sobre o assunto:
O
que é taxa de churn? Explico: Há quem traduza a expressão como taxa
de rotatividade de clientes ou evasão de clientes. O churn rate é uma métrica fundamental para alguns
segmentos de negócio, em especial para empresas de Tecnologia e SaaS (Software as a Service) acompanharem o percentual
de clientes que cancelaram o serviço.
Já as metas são:
- Metas
de curto prazo - são
as que serão executadas entre 3 e 6 meses, em que os planos de ação e de
estratégias são elaborados para que tudo seja cumprido rapidamente.
- Metas
de médio prazo - são
de 1 a 3 anos aproximadamente. O objetivo principal é analisar cada setor
da empresa e delegar tarefas e objetivos de cada um.
- Metas
de longo prazo - são
aquelas que definem onde sua empresa estará em cerca de 5 anos de
projeção. Para defini-las, é necessário pensar desde o posicionamento do
mercado e até mesmo no número de funcionários. Nesse cenário, é importante
trabalhar em conjunto com a missão, a visão e o valor do empreendimento.
Lembre-se: É importante que nenhuma meta deve ser engessada,
todas devem sempre ser analisadas e remodeladas se necessário. Como imprevistos
acontecem, você não precisa esperar o ano acabar para mudar a sua postura ou a
sua estratégia de vendas. Além disso, a participação dos responsáveis por setor
é fundamental. Pequenos, médios e grandes negócios devem escutar toda a equipe,
a fim de ter opiniões e visões diferentes do empreendimento.
Outra
atitude importante é: Estudar o calendário.
Estudar
o calendário anual te possibilita definir todas as datas importantes ao longo
do ano, e facilita o processo de sincronização da comunicação e de tomada de
decisões.
Neste
ano, por exemplo, terá 7 feriados nacionais e 254 dias úteis. Para um
empreendedor se planejar com antecedência, é fundamental para otimizar essas
datas e aproveitar melhor as datas importantes para seu negócio e empresa, para
estabelecer as estratégias e o plano de ação — principalmente quando o assunto
é o marketing sazonal.
Os feriados que teremos em 2019:
- 01/01 - Confraternização
Universal (terça-feira);
- 05/03 - Carnaval
(terça-feira)
- 19/04 - Paixão de Cristo
(sexta-feira);
- 01/05 - Dia do Trabalhador
(quarta-feira);
- 20/06 - Corpus Christi
(quinta-feira)
- 15/11 - Proclamação da
República (sexta-feira)
- 25/12 - Natal (quarta-feira)
Ao
realizar o planejamento empresarial, atente-se aos feriados estaduais,
municipais e possíveis emendas com dias úteis também, e então programe
assertivamente as ações e campanhas da sua empresa.
Ao
programar e organizar o seu calendário, você pode utilizar plataformas como o Google Calendar ou uma planilha do Excel,
que são bem eficientes para esse fim.
Outra estratégia fundamental no
Planejamento Empresarial e Planejamento Estratégico de de seu negócio e empresa
é a Contratação de bons funcionários.
Já
o caminho do empreendedor, em muitos casos, é tortuoso e solitário. A tomada de
decisões sob pressão e a análise de indicadores
financeiros são apenas algumas de suas obrigações.
Por
mais que você seja alguém muito experiente e tenha uma boa rede de contatos, você deve formar uma equipe de confiança, que saiba lidar
com situações adversas sem a sua ajuda. O acúmulo de funções é algo que
você deve evitar, pois aumenta a burocracia
dos processos.
O
investimento de contratação e retenção de
colaboradores é revertido no aumento de qualidade
de seus produtos e serviços, garantindo
a satisfação do cliente e o bom desempenho do planejamento empresarial para
esse ano. Desse modo, faça de tudo para encontrar talentos e ofereça boas
condições de trabalho.
Uma
dica muito importante é que se você está começando a empreender no
mercado e ainda não tem capital para contratar muitos funcionários, não se
preocupe: é possível fazer parcerias e desenvolver produtos e serviços de
qualidade. Um produtor digital, por exemplo, pode se tornar um coprodutor de um curso online e ganhar notoriedade.
Uma outra estratégia importantíssima
e investir em aprendizado, para isso, a Participação
em eventos como em webinars, palestras e eventos é essencial para
planejar melhor o seu ano de trabalho. Esses eventos reúnem especialista
e outros empreendedores que também desejam alcançar resultados melhores em
suas carreiras, negócios e empresas.
A
partir disso, você aprende com os erros
e os acertos de outros profissionais
de destaque no mercado. Em algumas
situações, é possível até ver os erros que já foram cometidos e saber como
evitá-los. Eu sempre recomendo profissionais de grande nome no mercado como:
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Atenciosamente,
Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.