O que é e como funciona um e-mail marketing, ou e-newsletters?
Por Valéria Albuquerque
O e-mail
marketing, ou mais conhecido como e-newsletter, nada mais é, do que um tipo de
propaganda enviada ao cliente, um boletim informativo da empresa que é enviado por
e-mail. Em geral se cria uma espécie de folheto, divulgando o produto
(lançamento) ou serviço (inovação), que está disponibilizando para melhor
atendê-lo.
O primeiro
objetivo ao se criar e utilizar o e-mail marketing, ou mais conhecido como
newsletter, é de aumentar o número de clientes em potencial a serem atingidos
pela propaganda que você deseja comunicar ao mesmo.
Dentre as
muitas formas de comunicação feita por uma empresa para divulgar um produto ou
serviço novo oferecido por ela, existe a newsletter, que é na verdade, uma arma
poderosa, ser for bem utilizada. Para isso é preciso criar em conjunto uma
estratégia. Porque simplesmente criar o e-mail, a newsletter e enviar para os
clientes não faz efeito algum, se não houver toda uma infraestrutura para dar o
feedback ao retorno desses clientes, após receberem o mesmo.
Uma dica
importante é que a linguagem seja clara e objetiva, e a mensagem curta e de
fácil leitura. Coloque sempre todas as informações necessárias para que seu
cliente possa contatar você facilmente.
Outra dica
muito importante é desenvolver um conteúdo que seja interessante e objetivo ao
mesmo tempo, sem estender o assunto, mas procurando destacar as vantagens que
estão sendo oferecidas ou mesmo o assunto que se informa. O mesmo deve ser
relevante, e outro grande cuidado que se deve ter, é a quem se dirige o mesmo.
Quanto ao
assunto, como já dissemos, procure elaborar algo dinâmico, interessante e
criativo. Que comunique o que você deseja, mas que seja importante para o seu
cliente e a empresa dele.
A questão
que acho mais importante falar nesse momento é quanto a “personalização” do
envio para o cliente, ou seja, procure enviar a newsletter de forma
personalizada para àqueles clientes ou empresas que você sabe ser necessário
uma maior formalidade. E outro fator importante para o sucesso e a
receptividade do newsletter pelo seu cliente, é você procurar tratá-lo como
único e especial, afinal, quem não gosta de um “mimo” de vez em quando? Bem
dito isto, me despeço de vocês, desejando-lhes boa sorte e sucesso em suas
carreiras e negócios!!!!!
(Valéria Albuquerque – Pedagoga e Consultora Empresarial –
Real Consultoria e Serviços).
Para contatos profissionais:
E-mail: realconsultoriaeservicos@hotmail.com
Facebook: @RealConsultoria e @ValPedagoga
ou pelo telefone:
(21) 9931-3346 (horário comercial)