Por Valéria Albuquerque
Quais são os Cargos mais procurados, para uma empresa: Setor:
Administrativo/Escritório?
Os
cargos desta área estão apresentados em ordem alfabética. Não são considerados
os cargos dos anúncios veiculados pelas empresas, apenas os das
pesquisas no Banco de Currículos. Os nomes correspondem ao cargo exato, mesmo
existindo cargos relacionados no sistema (por exemplo: Gerente de Call Center e Gerente
de Telemarketing são cargos relacionados à mesma área/função, mas são
considerados como cargos diferentes).
Área/Setor: Administrativo/Escritório
= Administrador de Empresas: por
ser o profissional responsável por organizar, planejar e orientar o uso dos
recursos financeiros, físicos, tecnológicos e humanos das empresas, buscando soluções para todo
tipo de problema administrativo se relaciona com todas as áreas dentro de uma empresa.
Cria métodos,
planejando atividades para o funcionamento dos vários setores da empresa,
calculando despesas garantindo a perfeita circulação de informações e
orientações Está sob suas responsabilidades
planejar, organizar e controlar as atividades de empresas públicas e privadas,
além de traçar estratégias e métodos de trabalho nas mais variadas áreas -
rural, hospitalar, agroindustrial, escolar, financeira e muitas outras, atuando
e auxiliando sua empresa em situações de crise, pois cabe a ele definir onde
investir o dinheiro e como equilibrar a saúde financeira e produtiva da
empresa.
= Administrador de Escritório: é
o profissional responsável por fazer as tarefas cotidianas de um escritório.
Se encarrega de toda a parte burocrática da empresa para qual trabalha,
documentando, arquivando e organizando todos os papéis referentes ao escritório. Faz o intermédio de
clientes e pessoas físicas com seu chefe por telefone, analisando sua agenda e
seus compromissos, manter todos os documentos em ordem, para que todas as
outras pessoas possam se organizar de acordo com o que prepara, prestar
assistência e assessoramento aos diretores e gerentes, coletar informações para
consecução de objetivos e metas de empresas, fazer taquigrafia de ditados,
discursos, organizar conferências, palestras de explanações, fazer registros e
distribuições de expediente e outras tarefas correlatas.
= Almoxarife e/ou estoquista: Recepcionam,
conferem e armazenam produtos e materiais em almoxarifados, armazéns, silos e
depósitos. Fazem os lançamentos da movimentação de entradas e saídas e
controlam os estoques. Distribuem produtos e materiais a serem expedidos.
Organizam o almoxarifado para
facilitar a movimentação dos itens armazenados e a armazenar. Também são nomes
dessa mesma função: Auxiliar de
Almoxarifado e Auxiliar de Estoque. Suas atribuições principais se resumem
em:
- Receber, verificar a quantidade e qualidade das
mercadorias recebidas e registrar dados manualmente ou usando computadores.
- Empacotar e desempacotar itens a serem
armazenados nas prateleiras do almoxarifado ou em pátios de armazenagem.
- Verificar inventários comparando as contagens
físicas com os números existentes no sistema de controle do almoxarifado.
Verificar as divergências ou ajustar os erros.
- Armazenar itens de uma maneira ordenada e
acessível em almoxarifados, depósitos de ferramentas, depósitos de suprimentos
ou outros tipos de estoque.
- Marcar os itens usando etiquetas ou selos de
identificação, ferramentas de marcação elétricas ou outros equipamentos de
identificação.
- Limpar e manter suprimentos, ferramentas,
equipamentos e áreas de armazenamento de acordo com as regras de segurança.
- Determinar métodos adequados de armazenagem e de
identificação baseados na rotatividade dos materiais, meio ambiente e
disponibilidade de recursos físicos.
- Registrar o uso e as perdas de estoque ou de
equipamentos de manuseio.
- Examinar, inspecionar e reportar aos supervisores
os defeitos dos materiais.
- Ajudar outros colegas nos trabalhos do
almoxarifado quando necessários.
- Expedir as mercadorias corretamente.
- Empacotar mercadorias.
- Enviar mercadorias para serem consertadas.
- Manter registros atualizados e corretos dos
estoques.
- Solicitar mais mercadorias quando necessário.
- Verificar
as faturas das mercadorias.
- Responder consultas escritas e por telefone além
de reclamações.
- Relacionar-se com transportadoras e clientes.
- Pode ter que dirigir empilhadeiras ou pequenos
carrinhos de transporte.
- Manter o almoxarifado limpo e organizado.
- Responsável pela segurança do almoxarifado.
= Analista Administrativo: é o profissional
que planeja, organiza, controla e assessora as organizações nas áreas de
recursos humanos, patrimônio, materiais, informações, financeira, tecnológica,
entre outras, ele programa programas e projetos, elabora planejamento
organizacional, promove estudos de racionalização e controla o desempenho
organizacional. Realiza atividades da área administrativa da empresa,
coordenando os trabalhos, analisando os sistemas de controles e métodos
administrativos em geral, participando do planejamento da organização e
controle de fluxos de trabalhos, sendo objetivo em racionalizar e aperfeiçoar
as atividades funcionais. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Analista
Administrativo além da graduação é desejável que possua habilidades como
capacidade de análise e decisão, para ser capaz de diagnosticar a melhor
decisão a ser tomado em situações de risco, ser dinâmico e proativo, para que
não precise esperar ordens superiores na tomada de decisões estratégicas,
possuir facilidade em se comunicar, tanto na oratória, quanto na escrita e
possuir capacidade de lidar com pessoas e trabalhar em equipe e se destacar em
obter conhecimentos sobre gestão estratégica, relações empresariais, recursos
humanos e macroeconomia. E se relaciona com as áreas de Recursos humanos, Patrimônio, Materiais, Informações, Financeira e
Tecnológica.
= Analista de Logística: é o profissional
responsável por diversas atividades, desde realizar negociações com
fornecedores a efetuar análises referentes à compra de produtos,
matérias-primas, máquinas e materiais da empresa. Trata da armazenagem,
transporte e distribuição dos produtos de uma determinada empresa. Atua com
controle de estoque de materiais, reposição de estoque, manuseio de peças
automobilística internacional, acompanhamento do atendimento de pedidos,
desenvolvendo bom relacionamento interpessoal com diversas áreas e negociação
com fornecedores, desenvolver, estruturar e programar projetos voltados à
logística de transporte nacional e internacional, armazenagem e embalagens, com
foco no desenvolvimento da empresa, objetivando melhorias nos processos e
redução de custos logísticos, criar relatórios com base nos dados do fluxo dos
procedimentos da área na empresa, no intuito de controlar e manter os
superiores informados, e também para mensurar futuramente com novos dados,
podendo ter em mente qualquer mudança alarmante e assim possa tomar as medidas
necessárias, aperfeiçoa os processos relativos ao armazenamento, transporte e
distribuição dos produtos, analisa as redes de distribuição, negocia com os
outros intermediários, conhecer bem o estoque, cuidar do embalamento e
transporte adequados dos objetos, zelar pela manutenção da qualidade dos
produtos, em especial, dos produtos alimentares. Para que o profissional tenha
um bom desempenho como Analista de Logística deverá ser dinâmico, ter
bons conhecimentos contabilísticos e de gestão e estar atento ao mercado. Se
relaciona com as áreas de armazenagem e logística de uma empresa.
= Analista de Planejamento: Para
tornar-se um analista de planejamento é preciso ter ensino superior completo em
Engenharia, Informática ou Ciências Contábeis. Espera-se que o profissional
tenha conhecimento avançado em pacote Office, em controle de software de
planejamento e acompanhamento. O analista de planejamento também precisa ter
experiência na implantação do sistema SAP como key-user. Este profissional pode
trabalhar em empresas dos mais variados ramos. O salário é bastante atrativo,
podendo chegar aos R$ 8.000,00
mensais. E dentre
as funções que são desempenhadas pelo analista de planejamento estão:
-
Atua na análise, interpretação e consolidação de informações referentes aos
brokers;
-
Desenvolve Querys e realiza o acompanhamento e atualização de KPIs;
-
Conduz projetos estratégicos no desenvolvimento de seguros corporate;
-
Presta assessoria no cumprimento do planejamento, orientando quanto à
interpretação do projeto;
-
Executa a coleta de dados necessária à elaboração do planejamento, programação
e controle;
-
Auxilia na elaboração da revisão do orçamento anual de curto, médio e longo
prazo;
-
Promove inclusões ou alterações no programa de orçamento;
-
Presta assistência no gerenciamento dos custos;
-
Realiza auditorias internas atendendo às solicitações de órgãos fiscalizadores;
-
Elabora dados estatísticos sobre os serviços (cronogramas e fluxogramas);
-
Acompanha os indicadores da empresa e efetua apresentações gerenciais;
-
Desenvolve simulações de resultados visando melhorias do setor de planejamento.
= Assistente
Administrativo: é
o profissional que presta assistência na área administrativa de uma empresa,
auxiliando o administrador em suas atividades rotineiras e no controle de
gestão financeira, administração, organização de arquivos, gerência de
informações, revisão de documentos entre outras atividades. Além de dar suporte
administrativo e técnico nas áreas de recursos humanos, administração, finanças
e logística; atender usuários, fornecendo e recebendo informações; tratar de
documentos variados, cumprindo todo o procedimento necessário referente aos
mesmos; preparar relatórios e planilhas; executar serviços áreas de escritório.
= Assistente de Departamento Pessoal: é o profissional
responsável por atuar na área de departamento pessoal com foco em benefícios,
cuidar de documentação de admissão e demissão e rescisão. Presta auxilio na
administração de pessoal com admissão, folha de pagamento, rescisão, folha de
ponto, benefícios, desde controle, cálculos e apontamentos. Fecha a folha de
pagamento, atuar com imposto de renda, RAIS, GEFIF, atendimento aos clientes,
organização de arquivos, preparar e calcular a folha de pagamento, rescisões,
férias, recolhimento de contribuições e outras atividades ligadas a registros e
controles de pessoal, manter atualizado o cadastro de funcionários, cuidar do
subsistema de benefícios em atividades como: vale-transporte, auxílio
alimentação, assistência odontológica e saúde, planos de incentivo, refeitório
e atividades sociais, se responsabilizar pelo controle do registro de ponto
(eletrônico) dos funcionários, fazer o fechamento e imputar para a folha de
pagamento e para o sistema de banco de horas, realizar a apuração de banco de
horas e informar o saldo via relatório para os gestores, executar homologação
de rescisão de contrato, atender ao público interno, realizar processo de
admissão, ser responsável pela solicitação de benefícios (Vale transporte,
assistência médica, cesta básica e seguro de vida), apoiando toda a área de
administração de pessoal. Para que o profissional tenha um bom desempenho como Assistente
de Departamento Pessoal além da graduação é essencial que tenha noções de
homologação e folha de pagamento. Seu foco está em benefícios, cuida de
documentação de admissão e demissão e rescisão se relaciona com as áreas de
Departamento Pessoal.
=
Auxiliar administrativo: Por ser um dos empregos mais comuns na atualidade,
algumas pessoas menosprezam essa profissão, mas por pura ignorância, pois não
compreendem a importância desse profissional dentro de uma empresa. Entretanto,
a descrição do cargo de Auxiliar Administrativo não pode ser feita de qualquer
forma, pois precisamos entender que esse profissional desempenha um papel
fundamental dentro do âmbito organizacional. A descrição correta do cargo de
Auxiliar Administrativo deve ser feita sob um ponto de vista totalmente
profissional, não levando em conta a forma como essa profissão é vista pelas
pessoas. Esse profissional é responsável por desempenhar atividades
fundamentais dentro das organizações, sejam elas públicas ou privadas. Confira
algumas atividades que esse profissional deve desenvolver de acordo com a
necessidade de cada empresa:
- Controlar entrada e saída de
correspondências, documentações;
- Atender chamadas telefônicas;
- Atender ao público;
- Responder e-mails;
- Manter arquivos organizados;
- Manter a agenda telefônica atualizada;
- Auxiliar em questões financeiras e
diversas outras funcionalidades.
Esse
profissional deve ter em mente que ser Auxiliar Administrativo não é apenas
auxiliar no que foi pedido, mas ser, acima de tudo, uma pessoa proativa, isto
é, que faz além e melhor do que foi solicitado. Algumas características pessoas
que esse profissional deve ter:
- Gentileza;
-
Sigilo profissional;
- Boa comunicação;
- Espírito de equipe;
- Organização;
- Capacidade de lidar com
situações de stress;
- Paciência;
- Boa autoestima e
diversas outras características.
= Auxiliar de Escritório: Faz as tarefas cotidianas
de um escritório. Se encarrega de toda a parte burocrática da empresa para qual
trabalha, documentando, arquivando e organizando todos os papéis referentes ao
escritório. É o intermédio de clientes e pessoas físicas com seu chefe por
telefone, analisando sua agenda e seus compromissos, manter todos os documentos
em ordem, para que todas as outras pessoas possam se organizar de acordo com o
que prepara, prestar assistência e assessoramento aos diretores e gerentes,
coletar informações para consecução de objetivos e metas de empresas, fazer
taquigrafia de ditados, discursos, organizar conferências, palestras de
explanações, fazer registros e distribuições de expediente e outras tarefas
correlatas. É essencial ser paciente para lidar com os assuntos do escritório e
ter um espírito extremamente confiante.
= Auxiliar de Serviços Gerais/ Auxiliar de Limpeza: Auxilia na realização
de serviços em geral como recebimento, separação e distribuição de
correspondência e materiais, atividades de limpeza, copa e conservação de
instalações. R$ 1.001,28.
Média salarial no Brasil. é o profissional responsável por auxiliar na limpeza
e conservação do local e ambiente. É responsável pela manutenção do local com
foco em mantê-lo limpo. Limpar e arrumar todo o local em seus mínimos detalhes:
janelas, vidraças, banheiros, cozinhas, área de serviço, garagens e pátios,
assoalhos e móveis, carpetes e tapetes, atuar com limpeza de área externa e
interna, lavagem de vidros, abastecer os ambientes com materiais, retirar lixo,
limpeza no escritório, banheiros, vestiários, persianas, varrer a fábrica, ou
empresa, realizar a reposição de material de higiene, bebedouro, manter rotinas
de higiene e limpeza, ou seja, em geral o Auxiliar de Limpeza irá trabalhar em
prol da organização e higienização dos ambientes da instituição. Para que o
profissional tenha um bom desempenho Auxiliar de limpeza é essencial que
possua boa disposição física, capacidade de cumprir ordens e determinações,
capacidade de organização, saber ouvir sugestões e críticas, possuir gosto por
servir, ter iniciativa e paciência. Por auxiliar na limpeza e conservação do
local e ambiente, se relaciona com o Supervisor e Coordenador de Limpeza.
= Chefe ou Supervisor Administrativo de Contratos: Supervisiona contratos de produtos
e serviços e acompanha vigência e cumprimento junto aos fornecedores,
garantindo o escopo de acordo com os termos e as condições estabelecidas. R$
2.922,47. É a média salarial no Brasil.
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Atenciosamente,
Valéria Albuquerque - Pedagoga e Consultora Empresarial - Real Consultoria e Serviços.